Posts Populares:


Se você está nessa página, provavelmente é porque clicou no link dela que fica logo ali do lado... Então meus parabéns, você sabe usar o seu navegador da internet pra abrir páginas diferentes.

Como eu talvez não tenha sido claro o suficiente sobre como essa coisa toda de pedidos de posts, ou críticas/sugestões funcionam, decidi fazer esse FAQ justamente pra esclarecer umas coisas e talvez te tornar um comentador mais feliz neste recinto. Portanto, chega de enrolação e vamos ao que interessa.


Sobre pedidos...


Ryu, você joga todos os jogos que as pessoas pedem pra você jogar?

Bem que eu queria, mas infelizmente não.

Entenda que eu não tenho acesso a qualquer jogo que você poderia me pedir pra jogar, meu PC não é lá dos melhores e nem tenho todos os consoles existentes também. Eu posso tentar correr atrás, ver se acho jogo x por aí ou se jogo y roda no meu PC, e se tudo der certo eu não vejo por que não jogar como eu havia prometido e fazer um post sobre o dito jogo aqui. Mas se não der mesmo, não foi por falta de tentar, e sobre isso eu não posso fazer nada, me desculpe.


Por que você falou mal do jogo que eu falei pra você jogar? Seu cuzão!

A não ser que você tenha me indicado um jogo ruim de propósito só pra me ver falando mal dele, é possível que eu acabe não sendo tão positivo assim sobre um jogo que você me disse pra jogar e postar sobre aqui... E se isso te decepciona, a única coisa que eu posso fazer é lamentar, porque eu nunca disse que vou falar bem de qualquer jogo que me indicarem pra jogar aqui.

O que eu procuro fazer nesse blog acima de tudo é ser honesto no que eu digo, se eu disse algo sobre um jogo, é realmente isso que eu penso sobre tal jogo, sem nenhum tipo de tendência envolvida. Claro que eu também posso cometer erros, talvez eu julguei alguma coisa sobre um jogo erroneamente, tanto positiva quanto negativamente, talvez eu entendi errado e falei merda, ou talvez eu até me deixei levar pelo hype e acabei dando uma nota ridiculamente alta ou baixa pra um jogo fazendo uma review estranha sobre o mesmo no processo. Tudo isso são coisas que até mesmo eu tô sujeito a fazer porque... Acontece, eu não tenho problema com admitir meus erros e nem nada do tipo.

E isso me leva até...


Críticas e/ou sugestões

Ao contrário do que muitos pensam, eu não sou alérgico a críticas, até porque se eu posto algo na internet publicamente, eu estou me abrindo pra críticas. Não, se você vier aqui e falar alguma coisa negativa sobre um post meu, eu não vou dar nenhum piti, nem vou te xingar e nem nada do tipo... Se você acha que alguma coisa que eu disse não faz sentido, foi mal argumentada ou algum ponto não ficou claro ou eu simplesmente errei o ponto em si, não tem nenhum problema em apontar esse tal erro que eu cometi no meu post e dizer o porquê de você acreditar que eu errei ao dizer tal coisa.

Mas isso não significa que eu vou simplesmente aceitar e concordar com você, da mesma forma que você não só aceitaria e concordaria com algo que eu disse. Se eu achar que você não foi convincente no que disse, então eu respondo talvez esclarecendo melhor o ponto com o qual você teve problema, ou então talvez seja uma parte de um jogo da qual opiniões podem variar e aí é meio que inútil tentar discutir sobre isso.

No geral, eu tento olhar as coisas objetivamente... Se um jogo é mal feito em algum ponto, por exemplo tem câmera ruim, level design questionável, bugs de colisão ou algo do tipo, eu vou contar isso como um ponto negativo. Qual vai ser o peso desse ponto negativo vai depender do jogo, se esses problemas persistirem ao ponto de atrapalhar a experiência com o jogo, então eu vou ter que dizer que esse jogo não é bom por causa disso, independente de qual seja a sua tolerância com esse tipo de falha. Você consegue contornar esse tipo de coisa? Ok, bom pra você, mas não venha querer dizer que eu tô errado por não ter a mesma paciência pra lidar com falhas técnicas graves em um jogo... Eu nem deveria estar dizendo isso aqui porque é muito óbvio, mas tô dizendo.

Então, da mesma forma que eu procuro fazer meus posts com fundamento, mostrando o que eu realmente penso sobre tal jogo e tentando deixar claro como a água o porquê de eu pensar tal coisa... Se você discorda de alguma coisa, eu espero que você tenha um ponto que faça sentido e não seja só um monte de bobagem infundada ou interpretação errada de texto, o que definitivamente não é culpa minha. A menos que eu realmente tenha me expressado mal no texto e tornado tal parte confusa de entender, nesse caso eu não vejo problema em admitir que eu podia ter me expressado melhor sim.

Sugestões pra algum tipo de post novo, ou algum assunto que poucos tocam, ou até mudanças visuais que eu puder fazer no layout também são bem vindas. O que me parecer construtivo eu aceito, levo em consideração e tento melhorar com base nisso... Só não me venha com críticas idiotas porque nesse caso é bem difícil que eu te leve a sério.


Mas o que são críticas idiotas?

Críticas idiotas são aquelas que simplesmente não servem de nada pra mim, que não dizem nada ou que então reclamam de coisas que eu mesmo acho idiota reclamar porque ou é quase 100% irrelevante pro que eu quero dizer no próprio texto e a pessoa quer usar como motivo principal pra uma crítica, ou então é uma reclamação que sequer faz sentido. Só chegar aqui e falar coisas como "isso é uma merda", "você tá errado" e afins sem elaborar em nada não vai te levar a lugar algum.

Mas existem críticas específicas que eu queria destacar e dizer o porquê de eu achar elas idiotas e não levar em consideração quando alguém as faz. Então, lá vai:


Você usa linguagem vulgar, fala palavrão e xinga os seus leitores!

Falo mesmo... E daí?

Em primeiro lugar, eu não estou trabalhando em um site profissional de video games e nem nada do tipo pra ter que resguardar meu jeito de falar e apresentar um conteúdo mais formal, isso aqui é o meu blog, quem decide o modo como eu vou falar aqui sou eu. Se você é sensível com palavrões, não pode ler um "porra" ou "caralho" aqui e ali, então eu sugiro que você caia fora e vá procurar outro blog pra ler, porque eu não vou mudar meu modo de falar só por frescura sua. Minha intenção com isso aqui é usar uma linguagem mais coloquial justamente porque fora de um trabalho profissional é assim que eu falaria... Claro, com alguns traços exagerados, mas ainda é assim que eu falaria.

E qual é o problema com palavrões afinal de contas? Mamãe te disse que é feio, foi? Num pode falá palavrão porque isso é coisa de menino malvado? Palavrões não podem ser usados num texto que o excelentíssimo Senhor Comentador, vindo da nobreza da internet, parece pensar que foi digitado especificamente pra ele? Se toca, porra! Se eu falei palavrão ou não, foi porque eu quis, e isso não é relevante pro que eu estou falando sobre o jogo, que é o assunto principal do post. Portanto se você vier com "palavrão" e "linguagem vulgar" como motivo principal pra crítica... Eu só vou te mostrar que tem um botão de fechar aba ali em cima e que se você quiser clicar nele, fique à vontade porque eu não faço questão que você leia nada do que tá aqui.

Agora sobre eu "xingar" os meus leitores... Pff... É sério mesmo?

Meua migo, desde o começo disso aqui eu falo pras pessoas não levarem literalmente tudo o que eu digo a sério. Esses momentos do texto onde eu "xingo" os meus leitores ou faço alguma declaração "ofendendo" algum tipo de jogador ou fanbase de jogo são só por efeito de humor, eu raramente falo sério quando esse tipo de coisa acontece e nunca espero que alguém leve a sério ou se ofenda com algo que eu disse. Até porque isso raramente acontece por aqui e quem me conhece sabe que eu não tenho intenção de ofender ninguém de verdade.

Além do mais, eu "xingo" até a mim mesmo, em vários posts por aí você pode ver piadas auto-depreciativas, porque nem eu mesmo levo essas coisas a sério e não vejo problema em me juntar ao grupo que tá sendo "ofendido" uma vez ou outra, e sem falar que meus próprios leitores também brincam e me zoam da mesma forma, não existe nenhuma ofensa acontecendo aqui. Acredito que eu consigo separar bem quando eu falo alguma coisa séria e quando eu falo algo só pra fazer alguma piada ou dar uma descontraída, mas se por acaso você ainda ache que eu deva trabalhar melhor nisso, eu vejo o que posso fazer.


Isso tudo é só a sua opinião, você não é imparcial!


... Essa deve ser a crítica mais idiota que alguém poderia fazer não só aqui mas também em qualquer lugar, e eu estou usando o termo "crítica" de forma liberal, porque na verdade esse tipo de comentário é tão vazio que pra mim nem dá pra ver como crítica ou como qualquer coisa.

Pra começo de conversa, é óbvio que isso é a minha opinião. De quem mais seria? Você pode ver claramente ali que o autor do texto sou eu e que o blog é meu, logo o que é postado aqui é logicamente a minha opinião. Eu não sinto a necessidade de dizer "isso é a minha opinião" antes de tudo o que eu for falar porque isso pra mim é tratar o seu leitor como retardado, e eu não acho que vocês sejam retardados pra eu ter que ficar lembrando toda hora que isso é a minha opinião. Pois é, eu confio tanto na não-retardadice de vocês que eu nem me importo em falar uma primeira vez que isso é a minha opinião, porque qualquer pessoa que tenha um cérebro funcional já sabe disso e seria redundante falar. E isso nem é só coisa minha, experimenta colocar um "Na minha opinião" em uma redação dissertativa em qualquer instituição de ensino e veja o que acontece depois.

Mas uma coisa até engraçada com esse discurso de "Isso é só a sua opinião" é que muita gente a usa quando convém, e o que as pessoas realmente querem dizer quando as usam é "A sua opinião tá errada, a minha é que tá certa" e isso não passa de um monte de merda egocêntrica disfarçada de opinião. E antes que você me entenda mal... Eu não tô dizendo que é impossível uma opinião estar errada ou certa, eu quero dizer que existem opiniões bem articuladas, com pontos válidos e tudo mais... E existem opiniões que não fazem sentido, que são totalmente sem fundamento.

Eu não vou atacar a sua opinião se, apesar de discordar dela, eu achar que ela seja válida. Se eu em algum momento atacar a sua opinião, é porque ela realmente pareceu estúpida pra mim e eu tô tentando te fazer enxergar o porquê de ela ser estúpida ao meu ver... E mesmo assim o modo como eu vou ou não tratar a sua opinião vai depender de você, se você vier aqui com arzinho de superioridade pra tentar enfiar a sua opinião "correta" na goela dos outros, eu vou responder no mesmo nível.

E isso me leva pro assunto de "imparcialidade" que eu toquei em um post passado. Sem querer ser chato, mas já sendo... Exigir "crítica imparcial" de alguém pra mim é uma das coisas mais retardadas que alguém poderia exigir, porque uma crítica literalmente imparcial seria algo como isso aqui, que se você tirar o efeito satírico do post, é uma review extremamente vazia onde eu não falo nada que uma pessoa normal não saberia caso fosse pra página da Wikipédia sobre o jogo, o que torna a minha crítica/review sem sentido. Então eu não acredito que exista crítica/review imparcial, até porque o próprio conceito de uma review é o que o autor tem a dizer sobre certa obra, qual é o seu ponto de vista sobre isso e o que ele conclui, por que ele conclui.

Se a review é boa ou não, imparcialidade é uma coisa sem relevância alguma pra isso, o que importa pra mim é se o autor escreveu um texto coerente e apresentou bem os seus pontos no decorrer do mesmo, até mesmo se eu discordar de tais pontos. Ele fez isso? Ok, a review dele é perfeitamente válida pra mim, parabéns. Até porque a desculpa da "imparcialidade" é usada geralmente por pessoas que não aceitam que algum reviewer não goste do joguinho favorito delas e até demonstre o porquê, apontando até a mais óbvia das falhas desse tal jogo. Aí a review não é "imparcial" porque não disse o que você queria ler e não deu nota 9 ou 10 pro seu jogo favorito, não é mesmo? Review imparcial de verdade é aquela que fala que esse jogo é espetacular e dá uma nota alta no final exatamente como você queria que fizesse, entendo. A review e o seu ponto de vista são bem imparciais mesmo, parabéns.

E pra evitar erros de interpretação... Eu não tô dizendo que não se deve olhar um jogo objetivamente e que tudo é baseado em opinião. Sempre procuro sim olhar as coisas objetivamente, mas também procuro expressar o que eu mesmo penso de tal qualidade/defeito do jogo e por que essa qualidade ou defeito afeta o jogo do qual eu estou falando e em qual intensidade ela afeta. Ou talvez até mesmo uma coisa que não seja necessariamente falha de um ponto de vista técnico, mas que me incomoda no jogo porque parece fora de lugar ou alguma coisa assim, eu aponto isso e digo que me incomodou, e pode ter incomodado outras pessoas também, assim como pode não ter incomodado outras.

Existem muitos jogos que são tecnicamente bem feitos, sem muitas falhas técnicas e nem nada do tipo, mas que não impressionam também, seja por gameplay repetitivo apesar de polido, seja por ter um design genérico ou o que for. Pra mim a qualidade de um jogo não reflete só nos seus aspectos técnicos, então não me venha falar pra ser "imparcial" em uma review porque eu não tenho intenção alguma de ser e tenho certeza que você mesmo não é imparcial nos seus pontos de vista sobre os jogos que joga. Obrigado.


AINNNNNNNN POR QUE O MEU JOGUINHO FAVORITO NÃO TÁ NA SUA LISTA DE "MELHORES JOGOS" DE SEI LÁ O QUE?

... Porque talvez eu nunca joguei, ou então eu simplesmente não achei que ele fosse digno de ir pra essa lista por motivos que eu posso ou não dizer quais são se estiver afim.

Achou ruim? Ficou indignado com isso? Cria um blog e faz a sua lista de melhores jogos então... Ou posta a sua lista nos comentários ali, ninguém vai te julgar por isso já que listas assim são coisas completamente relativas e variam de pessoa pra pessoa.



No mais, este foi o seu guia de como ser um comentador feliz no AVGB, espero ter me dado por entendido e também que você tenha gostado do que leu aqui!

... E também se não gostou, ninguém tá te implorando pra ficar. Rala logo daqui e vai procurar seus bandos!

Bem... Claro, se você leu isso aqui e tem alguma crítica construtiva pra fazer mesmo nesse FAQ, é só falar que eu te escuto.

Tá bom, agora tchau!

{ 2 comentários }

  1. E aí, Ryu. Beleza?

    Só passando pra dizer que eu gosto muito do seu blog e também do seu canal no youtube. Seja sempre desse jeito que você é porque isso lhe trará muitos admiradores. As pessoas gostam de quem é verdadeiro consigo mesmo.

    ResponderExcluir

- Copyright © Blog do Ryu - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -