Posts Populares:

Postado por: Ryu quarta-feira, 27 de maio de 2015


Sim, é o jogo do Shadow, eu me forcei a revisitar ele e rejogar ele todo, fazendo todos os finais e terminando a Last Story, tudo isso só pra me redimir da merda que eu fiz antes e dessa vez escrever uma review que não dê vontade de me enforcar com o fio do meu teclado aqui. A parte mais difícil, fora jogar Shadow the Hedgehog pra início de conversa, foi tentar fazer com que meu PS2 colaborasse comigo pra rodar esse jogo. Caso você não saiba, meu PS2 tem sido extremamente imprevisível sobre querer ou não querer rodar jogos, há uns dois anos pra ser mais exato, algumas vezes funciona normalmente e outras simplesmente não lê nada e me deixa na mão, assim que eu receber meu salário no fim do mês eu vou levar essa merda pra consertar, fiz esse juramento exatamente agora. E acredite, eu realmente não queria jogar Shadow the Hedgehog, porém como eu fiz aquela review esquisita lá em 2011, eu PRECISO me redimir aqui.

Como diabos um jogo do Shadow com armas veio a existir afinal de contas? Como alguém olhou pra isso e pensou que fosse uma coisa ok pra se fazer? Bem, acontece que após Sonic Heroes, a Sega já não sabia mais o que fazer com a sua franquia, se continuava no estilo do jogo anterior ou se voltava pro tom "dark and edgy" dos Adventure. Então a Sega fez uma votação no seu site oficial perguntando qual personagem de Sonic os fãs gostariam que tivesse um jogo próprio, e entre opções óbvias como Tails e Knuckles e outras não tão óbvias como Espio e Amy, o vencedor acabou sendo ninguém menos do que o próprio Shadow the Hedgehog, porque nessa época ele era popular, então é claro que ele ia ganhar.

Então foram fazer um jogo do Shadow, e a primeira imagem que o pessoal da Sega liberou foi essa, o Shadow segurando uma arma! Ohhhh meu deus, o que diabos esses caras estão fazendo??? Ninguém soube, porém o povo já ficou com um pé atrás aí, até saírem os trailers que faziam o jogo parecer bom e deixaram o pessoal mais animadinho... E então quando Shadow the Hedgehog saiu, ninguém gostou... Digo, ninguém exceto aqueles fãs de Sonic de 12 anos de idade que postam fanchars no DeviantArt, mas nós fingimos que esses fãs não existem.

Mas pois é, Shadow the Hedgehog não foi bem recebido nem pela crítica e nem pelo público do Sonic, e assim começando oficialmente a famosa "era sombria" do Sonic onde o coitado perdeu boa parte da sua popularidade e quase morreu nas mãos da sua própria criadora. Será que Shadow the Hedgehog é um jogo tão ruim quanto foi pintado em 2005? Você provavelmente já sabe a resposta, mas ok.

O ápice da comédia não-intencional


Como até agora ninguém chegou pro Shadow e contou a ele o que aconteceu lá em Sonic Adventure 2... Ele continua se perguntando quem ele é, por que ele não consegue se lembrar de nada e quem é essa garota chamada Maria que sempre aparece nas lembranças vagas dele. Sabe... Isso só faz o Sonic e os outros parecerem cuzões, porque eles sabem que o Shadow tá sem memória, sabem que  isso perturba ele há tempos ao ponto do cara não saber nem quem ele mesmo é, e mesmo assim ninguém abre a boca pra resolver esse problema. E de novo, não existe nenhum motivo pra eles não contarem, eles só não contam e aí por isso temos essa desculpa idiota pra ter um jogo do Shadow sobre essa amnésia dele.

Então tá... O Shadow tá lá com essa crise existencial, e então de repente Aliens invadem a Terra e começam a destruir tudo. Convenientemente, aparece então o líder desses malucos, um alienígena chamado Black Doom, que aparentemente sabe o nome do Shadow e diz pra ele pegar as sete Chaos Emeralds e trazê-las pra ele "como prometido", então depois cai fora... E o Shadow literalmente diz "Ele diz que sabe da verdade sobre quem eu sou, eu tenho que acreditar e trazer as esmeraldas pra ele." sendo que o Black Doom em momento algum disse que sabe disso, só mandou ele pegar as esmeraldas e pronto... E eu não sei vocês, mas eu certamente desconfiaria.

Mas pois é... E isso é basicamente o pretexto pra história desse jogo, a partir daí ela progride dependendo das decisões que você toma, mas eu quero falar sobre essa história porque ela é... Inacreditavelmente ruim, sério, é uma das piores histórias que já existiram nessa franquia, ela tenta tampar os buracos que tinham em Sonic Adventure 2 e esclarecer dúvidas sobre o passado do Shadow, mas a única coisa que ela faz é adicionar mais buracos ainda e tornar tudo uma bagunça. Vou ter que spoilear ela pra dizer boa parte do porquê dela ser ruim, mas acho que ninguém liga mesmo, ou pelo menos ninguém que eu sei que lê isso aqui.

Algum tempo depois, é revelado que na verdade o comandante da G.U.N é um cara que odeia o Shadow... Mas peraí, se o comandante da G.U.N claramente tem uma vendeta pessoal contra o Shadow, então por que caralhos a G.U.N prendeu o Sonic confundindo ele com o Shadow lá em Sonic Adventure 2? Esse cara tava liderando a G.U.N ou ao menos era alguém influente no exército, afinal de contas ninguém vira comandante de uma organização militar da noite pro dia, ele com certeza deveria saber que o Sonic não é o Shadow e dizer que tão pegando o cara errado.

O que me faz odiar esse cara mais ainda é que ele odeia o Shadow na verdade porque também vivia na ARK e presenciou a criação do Shadow, porém culpa ele pela morte da Maria e por toda a matança que a G.U.N fez e tudo mais... E ainda assim olha aí esse cara se tornando o líder da G.U.N, a organização que entrou na ARK e matou todo mundo, inclusive a Maria que o próprio dizia ser como uma irmã pra ele. Que hipócrita escroto do caralho, eu nem ao menos... Urgh...

Sabe o que mais é incompreensível? O Black Doom e o exército alienígena dele, os Black Arms... Não me pergunto de onde esses caras vieram porque eu posso engolir que o universo é enorme e que com certeza aliens podem invadir a Terra um dia, então imagino que ele seja meramente o líder da sua raça em sua jornada espacial atrás de poder ou coisa do tipo. Mas agora na backstory do Shadow, Black Doom tá no meio disso e ajudou o Gerald Robotnik a criar o Shadow em troca de receber as sete Chaos Emeralds do cientista depois... Como diabos o Black Doom sabe da existência das Chaos Emeralds? Por que ele precisou fazer um acordo com um cientista de uma colônia espacial pra poder pegá-las ao invés de simplesmente ir com seu cometa até a Terra e procurar as esmeraldas por lá naquela época mesmo? Ninguém sabe, provavelmente nem o próprio Takashi Iizuka que escreveu a história desse negócio saberia explicar isso.

Então isso basicamente foi prejudicial ao Black Doom, porque ele não só ficou 50 anos sem receber as Chaos Emeralds como também ajudou o Gerald a criar o Shadow e as intenções totalmente não boas dele fizeram com que o Gerald criasse o Eclipse Cannon pra atirar no Black Comet quando ele for passar pela Terra. E isso me leva a fazer outra pergunta: Por que o Gerald não falou pra G.U.N que um monte de alienígenas queriam invadir a Terra atrás das Chaos Emeralds? A G.U.N não fez toda aquela merda lá porque estavam suspeitando que o Gerald estava criando armas perigosas na colônia? Ele poderia ter evitado isso tudo simplesmente chegando pro comandante lá e dizendo "Ei, tô criando essas merdas perigosas pra combater aliens." e tentar explicar de modo que faça sentido.

Viu só o que eu disse sobre essa história só adicionar mais buracos ainda à essa coisa toda da ARK e do passado do Shadow? Todos os personagens dessa história parecem retardados, ninguém toma uma única decisão inteligente, nem mesmo o próprio Shadow que em uma cutscene desobedece o Black Doom, mas de repente na cutscene da próxima fase ele tá lá do lado do Black Doom como se nada de errado tivesse acontecido. Essa história é uma bagunça inconsistente, mesmo quando você pega o caminho neutro que tem a história mais tragável por ser sobre aquele lance do Shadow ser talvez um androide que o jogo anterior começou, ainda parece feita de qualquer jeito. O comandante da G.U.N aparece dizendo que odeia o Shadow, o presidente também, o Black Doom também aparece... Mas depois isso tudo é esquecido porque o antagonista da história passa a ser o Eggman e o Shadow quer que ele conte se ele é um androide ou não... Porque novamente, parece que perguntar isso pra Rouge ou pro Sonic tá fora de cogitação, vamos perguntar pro vilão da história que obviamente vai querer mexer com a sua cabeça sobre isso.

Eu ainda gosto da ideia desse Shadow ser um androide criado pelo Eggman com base no original, o jogo podia simplesmente ser sobre isso afinal de contas: O Shadow aí tá perdido, sem saber o que diabos ele é porque não lembra de nada, então ele resolve ir atrás de respostas do Eggman ou de seja lá qual fosse o vilão novo, então aos poucos ele poderia descobrir toda a história por trás do Shadow original e no fim das contas... Sei lá, querer continuar o legado dele ou tomar uma direção diferente, talvez ele poderia até se revoltar por ter tido esse segredo escondido dele e aí virar um antagonista... Seria um motivo válido, afinal de contas o Sephiroth se tornou um vilão de uma forma parecida.

Viu só? Não era nem um pouco necessário mexer com a backstory do Shadow e enfiar aliens e mais personagens idiotas que não adicionam nada no meio dela, você poderia contá-la de várias formas diferentes sem fazer retcons retardados. As possibilidades do conceito do androide são muito maiores e mais interessantes do que o que esse jogo fez... Por acaso o Iizuka tava tentando criar a pior história que poderia sair da cabeça dele? Só pode ser, não consigo pensar em outra explicação pra história desse jogo ser essa atrocidade sem pé e nem cabeça que ela é, existem fanfics de Sonic que são mais coerentes e bem escritas do que isso.


Sabe qual é a melhor parte da história no entanto? O modo como ela se leva quase totalmente a sério, porém a narrativa e os diálogos tentam tanto ser hardcore que acaba ficando engraçado, vira aquela coisa já conhecida atualmente de ser "tão ruim que é bom"... Sabe aquele garoto Jorge que queria ser Hardcore porém a sua mãe não deixou? Então, Shadow the Hedgehog é literalmente isso, da cabeça aos pés, é o Jorge Hardcore dos video games.

Eu sei que o próprio Shadow sempre foi o personagem mais edgy da série, mas isso não era tão exagerado nos jogos anteriores... Sonic Adventure 2 mostrava ele como um rival do Sonic, um antagonista misterioso, extremamente convencido e até meio manipulativo considerando que ele tava fazendo com que o Eggman colocasse as esmeraldas no Eclipse Cannon crendo que vai fazer uma coisa diferente do que o próprio Shadow quer, e Sonic Heroes... Bem, Sonic Heroes retratava ele como um cara silencioso, que vai direto ao ponto e só falava/interagia com os outros quando necessário, compreensível talvez.

Shadow the Hedgehog já o retrata de uma forma simplesmente hilária por todos os motivos errados, o aspecto edgy dele que antes era algo mais dosado aqui é elevado até ultrapassar os limites da galáxia. Olha pra essa imagem aí em cima, o Shadow literalmente fala isso mesmo em uma das cutscenes do jogo, não tem nenhuma edição de imagem e nem nada do tipo... "Isso é como roubar doce de criança, o que por mim é ok." é uma frase que o Takashi Iizuka acha que um protagonista badass de video games falaria... Deixe isso afundar na sua cabeça por um momento.

Não é nem só essa frase, tem o fato de que o Shadow fala "DAMN!" pra quase tudo o que acontece, solta umas frases sem sentido como "This blue sky... Staring at it from afar... Have I seen it before?" que claramente era pra ser uma referência aos momentos onde ele observava a Terra junto com a Maria, só que do modo como ele diz, parece que ele tá se perguntando se já viu o céu antes... E é claro que viu, porra! É o céu! Não tem como você nunca ter visto o céu antes a menos que tu seja cego ou algo assim... O certo seria mudar "Have I seen it before " pra "Have I done it before?" se referindo ao ato de observar o céu da Terra de longe.

Em defesa do Shadow... Outros personagens desse jogo soltam frases imbecis e/ou sem sentido também, o próprio Sonic age que nem uma criança hiperativa que esqueceu de tomar o Gardenal dela e ninguém realmente faz nada de útil aqui. Talvez o Team Chaotix indo atrás dos dados da ARK seja algo relevante pra história já que depois são eles que mostram o vídeo do Gerald e tal... Mas o resto? Não, ninguém faz nada, eles só aparecem pra encher linguiça e pra acompanharem o Shadow nas missões lá do próprio jogo.

Enfim... Essa história é estúpida, não quero mais falar dela.

Quase um jogo do Dreamcast, e nem ao menos um bonito


A primeira coisa que você vê quando inicia Shadow the Hedgehog é uma cena em CG que mostra a intro já descrita aqui... E eu vou ser honesto, essa cena é bem bonita apesar de tudo... Diabos, até mesmo a abertura do jogo antes da tela de título com a I Am All of Me tocando, toda aquela ação e explosões e o caralho a quatro é incrível de olhar, os personagens e os cenários são muito mais detalhados do que os de qualquer outro jogo do Sonic que saiu antes e as animações são bem impressionantes.

... E então você começa o jogo e percebe que os visuais in-game são literalmente o oposto... Veja essa imagem aí em cima mesmo, tenha em mente que Shadow the Hedgehog é um jogo que saiu em 2005... Praticamente no fim da 6ª geração, agora reflita.

Sim, os gráficos in-game desse jogo são totalmente horrendos, e o problema vai desde os detalhes pobres e as texturas ridiculamente simples até os modelos dos personagens que são reciclados de Sonic Heroes, porém parecem totalmente fora de lugar dessa vez. Geralmente quando você cria os cenários de um jogo, você cria os modelos dos personagens de modo que se encaixem com aquele cenário, Sonic Heroes tinha esses modelos cartunescos com gloss excessivo, mas pelo menos eles pertenciam aos cenários coloridos vibrantes lá... Shadow the Hedgehog tem cenários realistas e sombrios com exatamente os mesmos modelos, e é tão ridículo quanto parece... De fato, se você olhar o modelo do Shadow e olhar o modelo do Black Doom separadamente sozinhos, vai pensar que os dois pertencem a jogos completamente diferentes.

Não que apenas os modelos dos personagens furries seja ruim e fora de lugar, os personagens humanos são horríveis também e parecem aberrações criadas por algum cientista maluco que tentava desenvolver um novo Frankstein, a própria Maria tem talvez o pior modelo dos personagens humanos principais aqui, ela parece literalmente um alien de peruca. E falando em aliens... Eu não vou nem comentar sobre eles, vou só deixar essa imagem aqui e você já vai entender o que tem de errado com os modelos deles.


A direção artística aqui é basicamente Sonic Adventure 2, porém tentando ser mais sombrio, porque afinal de contas isso aqui é o jogo do Shadow. Então nada de cenários cartunescos, nada de cores, nada de nada que tinha originalmente em jogos do Sonic, a maioria dos cenários são cidades, bases militares ou áreas florestais destruídas pelos Black Arms, e quase sempre as tropas da G.U.N estão lá enfrentando eles... Talvez esses cenários até seriam mais interessantes se os gráficos do jogo não fossem tão ruins, mas do jeito que são, eles não só são genéricos como também são desprovidos de impacto visual.

Se eu tenho algum elogio a fazer sobre os visuais desse jogo é que apesar da maioria das fases serem feias e sem vida... Existem aquelas exceções, aqueles cenários que são bons mesmo com a qualidade gráfica ruim. A Mad Matrix e algumas outras fases onde o Shadow basicamente invade a internet e passa por uns cenários digitalizados realmente coloridos e brilhantes é bem legal, é uma ambientação única e o próprio cenário nem pareceria tão fora de lugar assim se colocado em Sonic Heroes.

A Sky Troops apesar de não ser exatamente colorida ou cartunesca também é uma fase legal visualmente com aqueles templos dos Black Arms no céu, as naves do Eggman voando por aí e todo o set-up de você estar no meio de uma batalha aérea entre dois exércitos... E a última seção lá onde tudo começa a ficar mais escuro com tempestades e tudo mais foi um toque legal. Deixa eu ver... Ah é, as fases na ARK como a Space Gadget e a Cosmic Fall também são legais visualmente, e a Circus Park é meio que uma fase de cassino que também não estaria tão fora de lugar assim em Sonic Heroes... É, acho que são só essas fases que chamaram minha atenção positiva visualmente.

Herói ou vilão? Na verdade tanto faz


Se os modelos dos personagens são reciclados de Sonic Heroes, é apenas natural esperar que a engine também seja reciclada de lá afinal de contas. E quer saber? Eu não vejo problema nessa atitude em si, reusar engines é uma coisa normal em praticamente qualquer franquia de jogos que exista, raramente alguma desenvolvedora fica reinventando os jogos da sua franquia a menos que saiba o que está fazendo... E a Sonic Team não sabe, mas mesmo assim o faz até hoje.

No entanto, Shadow the Hedgehog não é uma "reinvenção" de Sonic, a engine é a mesma do jogo anterior e isso fica bem óbvio assim que você começa a jogar... O problema é que ao contrário dos jogos bons que reusam engines, Shadow the Hedgehog não melhora em praticamente nada o que tinha de errado com o jogo anterior. A diferença entre esse jogo e Sonic Heroes em termos de gameplay é que a mecânica de equipe não existe mais, você só joga com o Shadow sozinho durante todo o jogo e algumas vezes o Sonic ou qualquer outro personagem principal te acompanha nas missões do lado Hero, porém eles não fazem nada.

Os controles desajeitados e escorregadios continuam aqui, a câmera de alguma forma consegue ser até pior e aleatoriamente se colocar em ângulos que me fazem morrer porque eu estava em plena queda livre sem saber onde diabos eu deveria cair até ser tarde demais, o Shadow agora tem uns ataques físicos com alcance horrível que causam pouco dano, portanto são inúteis e é mais fácil usar o Homing Attack... E esse jogo tem o Spin Dash. Pode parecer uma coisa positiva, mas não se anime muito porque ele é uma bosta e raramente vai servir pra alguma coisa, você só pode usar se estiver totalmente parado, caso contrário o Shadow vai dar uma rasteira, e o momentum do Spin Dash morre literalmente dois segundos depois de você soltar o botão. Qual foi o ponto de colocarem o Spin Dash nesse jogo se ele é implementado de uma forma tão porca? Eu não faço ideia, até a rasteira que eu já mencionei é mais útil e ironicamente tem um momentum com mais duração.

A única coisa que eu consigo ver que foi melhorada é que esse jogo é bem menos bugado do que Sonic Heroes, agora dá pra pular de uma rail pra outra sem medo de cair aleatoriamente pra longe da rail e morrer e eu não me lembro de ter morrido por causa de alguma rampa ou mola que não funcionou direito. Eu sei que isso não é grande coisa e que ser pelo menos um pouco mais polido não é nada mais que obrigação, mas eu realmente tô procurando por alguma coisa pra citar como melhora aqui... E talvez mesmo assim, o jogo ainda continua relativamente mal acabado, porque em uma das missões onde eu tinha que destruir um determinado número de inimigos na ARK, um deles não aparecia nem a pau e só depois eu fui descobrir que na verdade ele bugou na parede do jogo e ficou visível através da textura, mas inatingível... E aí eu tive que reiniciar a fase depois de quase 20 minutos jogando nela, e logo em seguida eu dei rage quit e decidi continuar a jogar depois. Aconteceu esse bug só uma vez comigo, a propósito, mas você não faz ideia da frustração que eu senti com essa merda na única vez em que aconteceu.

Mas todo mundo já sabe na verdade qual foi a maior novidade que Shadow the Hedgehog trouxe ao gameplay dessa bagaça: As armas. Muita gente odeia esse jogo pela mera presença das armas, e eu consigo entender isso, a ideia em si é bem idiota, mas caras... Querendo ou não, as armas desse jogo ao menos são úteis. Elas adicionam um pouco mais ao combate e são relativamente variadas, indo desde armas de fogo típicas como metralhadoras, revolveres, RPGs, lança-granadas e bazucas até armas de laser alienígenas com funcionalidades diferentes, armas de robôs do Eggman e até algumas armas de golpes físicos como espadas, facas ou até mesmo postes.

As armas... Bem, elas funcionam, são ok na maior parte do tempo apesar de eu achar extremamente imbecil o fato de que espadas têm munição. Como a maioria dos inimigos têm barras de vida, é conveniente carregar uma arma pra atirar neles e acabar rápido com isso, a mira automática na maioria das vezes funciona, mas nem todas as armas têm essa mira automática, as bazucas não têm mira alguma na verdade, você tem que ficar virando o Shadow desajeitadamente e vendo onde o cursor da mira vai parar, mas sem nenhum controle sobre a mira em si... É uma bosta, especialmente nas fases que vêm mais tarde no jogo que são cheias dessas bazucas. Meh, pelo menos as outras armas são decentes, eu até gosto de usar a maioria delas, as RPGs mesmo têm um método de atirar similar à dos tiros do Gamma/Tails/Eggman nos Adventure, porém com controles levemente melhores e de alguma forma sendo um pouco mais satisfatório atirar os mísseis nos inimigos por algum motivo estranho que eu não sei explicar exatamente.

Existem até umas armas mais incomuns, as que você destrava completando as fases finais, a mais legal pra mim é aquela arma com forma de galinha que suga a maioria dos inimigos/objetos e explode após sugar 20 deles se eu não me engano, e também pode ser usado pra puxar plataformas em algumas fases. Pelo menos isso meio que mostra que Shadow the Hedgehog não se leva tãããão a sério assim, ao menos eu prefiro acreditar que o pessoal da Sonic Team não viu absolutamente nada sério em um ouriço preto sugando militares e alienígenas com um aspirador de pó galináceo.

Pois é, apesar do conceito idiota, eu não vejo problema em admitir que as armas de fato são em maioria funcionais e úteis dentro do jogo. Mas não para por aí, Shadow também pode entrar em veículos... Por algum motivo. Não, sério, eu até hoje me pergunto por que caralhos o Shadow entraria em um carro ou em uma moto sendo que ele pode correr na velocidade do som e por que alguém na Sega achou que isso seria uma coisa legal ao ponto de fazer não só nesse jogo como também repetir essa merda de veículos em Sonic '06... Pelo menos aqui, os veículos são opcionais com a exceção da Central City que tem umas seções com ácido por onde você tem que passar com um carro, mas assim que você entra em uma moto ou um carro, você tem que lidar com talvez os controles de veículos mais travados e imprecisos que existem em um jogo de PS2.

É praticamente impossível virar uma curva com um carro/moto nesse jogo sem frear completamente e aí perder todo o impulso que você tinha, sem falar que até mesmo no próprio jogo esses veículos são mais lentos do que o Shadow, então de novo... Qual caralhos é o ponto deles estarem aqui? A Central City é literalmente a única fase em que eles são meio que úteis, e ela coincidentemente é uma das piores fases do jogo também. Mas então tá, não vou gastar mais texto reclamando dos veículos porque eles são opcionais em 98% do jogo, só são extremamente estúpidos mesmo.


Outra grande novidade é que Shadow the Hedgehog tem um sistema de progressão diferente de qualquer outro jogo da franquia até então, assim como foi dito nos trailers, você escolhe qual caminho o Shadow toma no decorrer do jogo e isso muda o modo como a história se desenrola, podendo resultar em 10 finais diferentes. Ao todo, você passa por 17 fases, porém a ordem em que elas acontecem varia dependendo das suas ações, por exemplo, na primeira fase, Westopolis, você começa bem no meio da invasão dos Black Arms e tem a opção de se aliar ao Sonic e a G.U.N na missão Hero e lutar contra os Black Arms, ou se aliar ao Black Doom na missão Dark e lutar contra o exército da G.U.N, ou então simplesmente dizer "Foda-se vocês dois" e só pegar a Chaos Emerald que tá em um local da fase na missão neutra.

Dependendo do que você fizer aí, você pode parar em até três possíveis segundas fases pra sua aventura: Digital Circuit no caminho Dark, Glyphic Canyon no caminho neutro e Lethal Highway no caminho Hero. E basicamente em todas as fases do jogo você faz isso, sempre existem as três possibilidades de passar (ou duas em algumas fases) que te levam pra fases diferentes percorrendo seu caminho na história até chegar em um dos finais. Na teoria, isso realmente parece incrível, né? O fator replay do jogo deveria aumentar dramaticamente com isso, até hoje eu continuo achando essa ideia boa aliás, é um dos aspectos mais únicos que Shadow the Hedgehog tem.

O problema é que a Sonic Team faz um uso tão inacreditavelmente fodido desse sistema que ele acaba virando um dos pontos negativos do jogo indiretamente, por incrível que pareça. Lembra de quando eu reclamei que Sonic Heroes tinha aquelas missões retardadas dos Chaotix de ficar derrotando quantidades obscenas de inimigos e achar quantidades igualmente obscenas de coisas pelas fases? Shadow the Hedgehog chega a ser bem similar a essas missões em vários pontos... Talvez não necessariamente tão ruim quanto, mas a estrutura é quase a mesma.

A Westopolis tem sim as três maneiras diferentes de se finalizar a fase, porém dessas três maneiras, uma se consiste em chegar no Goal Ring com a Chaos Emerald lá, essa sendo a neutra. Na missão Dark você tem que matar todos os soldados/robôs da G.U.N presentes na fase, já na missão Hero você tem que fazer a mesma coisa com os Black Arms... 35 militares e 45 Black Arms pra ser mais preciso. Cada checkpoint nessa e nas outras fases é um ponto onde você pode transportar o Shadow instantaneamente de um pro outro sem ficar fazendo backtrack excessivo, e é exatamente por causa dessas missões que ele existe. É extremamente fácil deixar alguns inimigos passarem enquanto você percorre a fase e aí depois chegando no fim voltar até o primeiro Checkpoint pra ter que ficar procurando por aquele último soldado da G.U.N ou aquele último alien que pode estar literalmente em qualquer lugar, e não é como se as fases fossem pequenas também.

Então o que você tem que fazer quando pega uma dessas missões pra fazer? Ir devagar, prestando atenção nos inimigos que aparecem e atirando/dando Homing Attack nos necessários...  Você faz ideia do quão monótono é fazer isso em um jogo de Sonic? Pois é, ficar quebrando constantemente o seu ritmo pra ficar matando inimigos nunca foi uma boa ideia... E não é só na Westopolis também, em várias fases desse jogo sempre tem pelo menos uma missão Hero ou Dark onde você tem que matar todos os inimigos, raramente dá pra escapar dessa merda a menos que você passe pelo caminho totalmente neutro do jogo, que pra mim é o melhor justamente porque você só tem que ir do começo ao fim das fases e pronto.

"Mas Raul, você pode ignorar as fases com missões chatas fazendo a outra missão e depois voltando pro caminho que você queria nas seguintes."

Nem sempre, meua migo, nem sempre... No começo mesmo, caso eu queira pegar o caminho Hero, mas não esteja a fim de ficar matando aliens e por isso fazer a missão neutra da Westopolis, eu vou pra Glyphic Canyon. Ok, então é só eu fazer a missão Hero dela e aí vou pro caminho Hero, certo? Bem, boa sorte, porque a missão Hero da Glyphic Canyon é a mesma merda: Matar todos os aliens, só que dessa vez são mais ainda: 60 fodendo aliens! Querendo ou não, você vai ter que fazer essas missões em várias ocasiões caso queira pegar/continuar o caminho que você quer... Por que? Quem diabos pensou que uma merda dessas seria uma coisa aceitável? Talvez em uma ou duas fases daria pra engolir sim, mas o modo como esse tipo de missão se repete consistentemente por boa parte do jogo é irritante, não é desafiador e nem nada, só é tedioso. Por Chaos, Sonic Team, sejam sensatos ao menos uma vez nas suas vidas!

As piores fases desse jogo de longe são as mais abertas como aquelas que se passam dentro da ARK durante o passado do Shadow, a Mad Matrix, a Black Comet ou a Central City... Porque elas geralmente têm esse tipo de missão E são simplesmente enormes sem nenhum senso de direção decente, todas as áreas parecem exatamente a mesma coisa uma da outra, é muito fácil ficar perdido porque não existe nenhum mapa ou radar que indica que você tá próximo do seu objetivo, é uma tortura que parece que nunca tem fim, você fica quase 20 minutos agonizando em fases como a Lost Impact procurando pelos inimigos restantes pra matar só pra acabar com esse sofrimento logo e ir pra próxima fase.

A maior ofensa é a Central City, porque ela tem todas essas falhas aí, na missão Dark tem 5 bombas grandes que você tem que achar e detonar e na missão Hero são 20 bombas pequenas que você tem que detonar por aí... Tudo isso com um limite de tempo de 8 minutos, e se por acaso você ficar perdido, o que é extremamente fácil, e o tempo acabar... Você tem que repetir a fase toda de novo! Argh, que bosta de fase! Eu realmente espero que alguém tenha sido demitido da Sega por isso, porque é completamente absurdo o design dessa coisa, vai contra qualquer tipo de raciocínio lógico de game design existente... Menos mal seria se tivesse ao menos um mapa pra você se orientar.

Uma outra coisa errada com esse jogo, apesar de não tão agravante quanto as missões repetitivas e alguns level designs, é a IA dos seus aliados/inimigos... Ela simplesmente não faz sentido, você não vê os seus aliados e inimigos lutando entre si nas fases em momento algum e nenhum dos seus próprios aliados te ajudam na verdade. Por exemplo, você pode ter se aliado ao Black Doom, mas assim que os aliens te virem, eles vão te atacar independente de você estar do lado deles ou não, assim como algumas vezes você tem que matar aliens pra poder progredir pela fase porque eles mantém algum portão fechado ou coisa do tipo. Chega a ser até engraçado o Black Doom dizendo que você tem que matar os soldados dele que selaram o portão "por medo" ou sei lá, daí quando você mata, ele começa a te xingar falando "Do not attack our soldiers!" ou "What are you doing, you traitor?" mesmo assim... Esse jogo simplesmente não foi bem pensado... E nem me faça começar a falar da caralhada de vezes em várias dessas fases onde eu tava correndo e um dos meus aliados/inimigos simplesmente cai na minha cara e me faz perder anéis, eu só não reclamo mais disso porque pelo menos aqui você só perde 10 anéis com uma porrada e não todos como nos outros jogos.

Existe também um sistema pra encher duas barras no HUD do jogo, a barra azul vai enchendo na medida que você faz coisas boas (AKA derrotar inimigos do lado do mal) e a vermelha enche na medida que você faz coisas ruins (AKA derrotar inimigos do lado do bem). Quando a vermelha enche, o Shadow fica todo vermelho e ela vai diminuindo aos poucos, e com isso você pode usar o Chaos Blast pra explodir um monte de coisas a longo alcance, e quando a azul enche, o Shadow fica azul e pode usar o Chaos Control pra passar voando por parte da fase. É legal, mas... O Chaos Control só é realmente útil se você estiver tentando só chegar no fim da fase, em um jogo onde boa parte das missões não-neutras consistem em procurar/matar coisas, você não vai querer usar ele, e o Chaos Blast é mais útil contra bosses, porque o período das barras cheias lá te deixam invencível e com munição infinita, te permitindo correr por aí atirando pra todo lado que nem um maníaco... Eu acho isso bem mais útil, honestamente.

Mas ok, agora que eu passei boa parte do texto reclamando do design... Eu devo dizer que nem todas as fases de Shadow the Hedgehog são absolutamente horríveis ou monótonas, existem algumas que são legitimamente boas até e se você souber forjar seu caminho de modo que consiga ignorar o máximo possível de missões maçantes, até dá pra se divertir com esse jogo, os caminhos neutros são os que eu considero os melhores justamente por isso e eu até sei como ignorar as fases do passado.

A Digital Circuit é uma boa fase tanto na missão Hero quanto na missão Dark porque ambas são simplesmente ir de ponto A a ponto B, a diferença é que na Hero você chega até onde a Chaos Emerald tá com a ajuda da Rouge e pronto, na Dark você vai um pouco adiante e chega até o fim de verdade onde tem o núcleo da base digital [?] da G.U.N que o Black Doom te manda destruir. Eu gosto dessa fase por causa da ambientação única, das seções de platforming que são bem desafiadoras até, daquelas partes onde o Shadow vai rolando em trilhos brilhantes e você tem que ir mudando a direção pra evitar obstáculos, e da gimmick do holofote lá que te transporta pra lugares diferentes. Também tem a Lethal Highway que na missão Hero você tem que ficar perseguindo a nave dos Black Arms e atirando nela nas oportunidades dadas até ser destruída, ou na missão Dark você simplesmente percorre a fase até o fim.

Pra falar a verdade, até algumas das missões que não são só ir até o fim da fase são bem feitas nesse jogo. A Sky Troops tem a missão neutra de ir até o fim, porém tem a missão Hero onde você ajuda o Eggman a destruir as naves do Black Doom atirando nos núcleos delas, e a missão Dark onde você usa as armas do Black Doom pra destruir as naves do Eggman no céu. A quantidade dos dois objetos a serem destruídos é bem razoável e você não tem que ficar quebrando seu ritmo toda hora pra procurar o núcleo/nave, você só vai correndo/atirando pela fase e aí acaba encontrando no seu caminho e destruindo, simples assim e muito mais agradável. O mesmo vale pra Cryptic Castle que na missão Dark te bota pra acender 5 tochas pra ativar o sistema de defesa no castelo do Eggman, só pra achar uma das tochas você tem que explorar um pouco porque tem que acender uma mini-tocha [?] que tá um pouco escondida em um dos locais da fase, mas ainda assim fácil de achar, outra fase que eu gosto.

Essas e basicamente todas as fases do caminho totalmente neutro me agradam, elas são bem projetadas e a Prison Island até tem um uso divertidinho daqueles discos dos Black Arms que você usa pra sair surfando em tobogãs de ácido... Só certifique-se de que o Charmy não esteja na tela, porque ele é o Charmy e ele é irritante, mas a missão Hero com ele até que é tranquila também porque os disquetes coletáveis lá estão em lugares fáceis de achar. E pra finalizar... Eu também gosto das fases que se passam na ARK: The ARK, Space Gadget e Cosmic Fall. Elas lembram as fases da ARK de Sonic Adventure 2, talvez seja por isso. A The ARK tem umas seções bem legais com aquele alien voador lá onde você dá lock-on e atira nos inimigos no céu e na missão Dark tem que destruir os mecanismos de defesa da ARK, ou então simplesmente chegar no fim através da missão neutra. A Space Gadget é tipo a Final Rush, mas com umas gimmicks de gravidade legais e ambas as missões Hero e neutra se consistem em chegar ao fim, a diferença é que no caso da missão Hero você tá apostando uma corrida com o Sonic até a Chaos Emerald. E por último, a Cosmic Fall é literalmente a ARK sendo destruída e você tendo que sobreviver, tem um monte de platforming com pedaços da ARK caindo no espaço e é bem maluco o negócio todo, a sensação de perigo é bem grande e você realmente pode morrer com facilidade nessa fase.

Então sim, fases boas em Shadow the Hedgehog existem... É uma pena que você literalmente tenha que passar por uma caralhada de fases ruins/medíocres pra poder aproveitar essas toda vez que for rejogar isso. O que me leva a outra reclamação, dessa vez sobre a maneira ridícula que esse jogo tem de ficar estendendo o seu tempo de duração, você sempre tem que recomeçar o jogo todo desde a Westopolis caso queira pegar um novo final... O que significa que você vai jogar a Westopolis garantidamente ao menos umas 10 vezes caso pretenda zerar Shadow the Hedgehog por inteiro, e nas últimas fases, a única coisa que muda no final é que você fazer uma missão Hero ou Dark te leva pra um final boss diferente com um final diferente.

Por que eu não posso simplesmente dar um load na história do jogo e escolher qual das fases que eu já liberei durante a minha campanha eu quero pegar pra continuar a história a partir dela? Se por acaso eu quiser começar desde a Westopolis, era só eu selecionar ela nessa tela de seleção hipotética de onde eu quero começar/continuar minha história... Na boa, rejogar e percorrer um caminho inteiro de novo só pra fazer uma missão diferente na última fase e ter outro final é cansativo e me deu desânimo várias vezes. E o pior é que os finais nem são tão bons assim... Alguns até parecem promissores, mas tudo o que eles são é o Shadow pegando as esmeraldas e dizendo "I'm Shadow the Hedgehog, bla bla bla bla, THIS IS WHO I AM!" e aí se for num dos finais "vilanescos" ele dá uma risada maligna depois da frase... E aí corta pros créditos, isso é tããããão sem graça... Eu esperava ao menos um final satisfatório como recompensa pelo meu esforço... Que tal mostrar o Shadow fazendo o que ele diz que vai fazer ou algo do tipo? Sério que vocês são tão preguiçosos assim, caras?


Enfim, eu gostei dos seguintes finais: O final em que o Shadow é um androide e resolve liderar os Shadow Androids do Eggman em algum tipo de rebelião de androides por revolta contra essa "realidade" dele. E o final em que o Shadow resolve se tornar o guardião da ARK porque não quer que ninguém mais a use de formas sujas, em memória da Maria, do Gerald e todo mundo que morreu lá.

Mas alguns finais como o da missão Dark na última fase do caminho Hero onde o Shadow pega as esmeraldas pra ser o "Ultimate Hedgehog" são simplesmente estúpidos...Pior ainda é o da missão Hero do Black Comet onde o Eggman surge do nada e a conclusão do Shadow é que "Eu sou o Shadow, ninguém me diz o que fazer, ESSE SOU EU!", sem brincadeira, veja você mesmo se duvida que isso existe... A reação do Eggman foi literalmente a mesma que a minha quando vi isso.

Sabe por que eu tô dizendo isso? Porque mesmo você tendo gostado de um ou mais finais e querer que a sua versão do Shadow aí seja a verdadeira... O jogo mostra o dedo do meio pra você e bota uma Last Story com um final canônico. Sabe o que isso significa? Que todas as suas escolhas no decorrer de toda essa merda de jogo valem menos do que merda de mosquito... Derrotando completamente todo o propósito e marketing do jogo de você, o jogador, escolher o que o Shadow é. O final é tão sem graça quanto você pode imaginar: O Shadow continua no lado do bem e derrota o Black Doom numa batalha final onde ele vira Super Shadow e tal.

E se eu tiver gostado do Shadow sendo um vilão servindo ao Black Doom? E se eu tiver gostado do bagulho lá do androide? E se eu tiver gostado do Shadow que serviu o Black Doom por um tempo e depois trai ele no final pra benefício próprio? E se eu tiver gostado do Shadow guardião da ARK? Eu que vou ter que ir lá tomar no meu cu pelo visto.

Essa Last Story basicamente destruiu a imagem de anti-herói que o Shadow tinha... Não, sério, você conseguiria se referir ao Shadow como anti-herói? Porque desde então ele simplesmente ficou do lado do bem, enfrentava o vilão principal e lutava ao lado do Sonic, isso não é anti-herói, anti-herói é um personagem que simplesmente faz o que for mais beneficial pra ele independente de ser heroico ou vilanesco. O Shadow depois disso virou um herói genérico, se ele já não tinha motivos pra estar vivo após Sonic Adventure 2, ele tem menos motivos ainda pra participar das histórias que vêm após esse jogo aqui, ironicamente o jogo do Shadow efetivamente arruinou o Shadow de vez... Bem quando poderia tê-lo salvo.

Mas eh... Já que eu mencionei a Last Story e o final boss, é mais fácil eu finalizar isso aqui falando dos bosses desse jogo... E eles são ruins... Não só ruins, mas ruins pra caralho, mesmo pra padrões de bosses de Sonic, e isso é dizer muita coisa. Na maioria deles você só tem que achar a arma que tá por aí no cenário, ficar atirando no boss e em alguns casos derrotar os capangas dele pra ter mais munição, com munição o suficiente você pode ficar atirando no boss que ele morre em questão de segundos até, é ridículo, e quando eles não acabam rápido por causa disso, são só bosses chatos e repetitivos como o Egg Dealer, o Sonic e o Diablon ou o Black Doom... E todos, repito, TODOS esses bosses se repetem em todos os caminhos da história, sem nenhuma diferença na estratégia e nem nada do tipo.

Esse é o problema com Shadow the Hedgehog, eu estaria mentindo se dissesse que esse jogo não poderia ter sido bom... De fato, as fases boas dele basicamente mostram como seria se fosse um jogo bom, eu poderia tolerar os controles meio desajeitados, consegui me acostumar com eles depois de um tempo e não tive maiores problemas depois, nas fases boas eu geralmente sou bom e tiro até Rank A na maioria delas, se todas as fases fossem como as que eu disse ter gostado mais acima no texto, eu talvez daria a esse jogo uma nota na casa dos 7 até. Só que o jogo tem tantas decisões estúpidas, tantas execuções imbecis de ideias boas, tantos momentos agonizantes... Que simplesmente não vale a pena jogá-lo mesmo pelas fases boas, a menos que você realmente esteja disposto a se torturar por elas, eu certamente não tenho essa disposição.

Trilha sonora boa o suficiente, mas a dublagem...


É meio que uma regra já estabelecida há tempos que jogos de Sonic têm trilhas sonoras boas. Existem algumas exceções sim, mas até mesmo os piores jogos da série costumam ter músicas boas acompanhando seu sofrimento, e Shadow the Hedgehog... Bem, não tem uma trilha sonora tão boa quanto as dos jogos anteriores e posteriores, boa parte das músicas das fases/bosses são mais esquecíveis do que um álbum do Nickelback e eu nem sequer lembro dos nomes das fases onde elas tocam, porém ainda assim é uma trilha sonora boa o suficiente pra entrar no "padrão Sonic" de OST.

O estilo da trilha sonora é mais Heavy Metal do que o resto, o que combina com o Shadow no fim das contas, mas em compensação a trilha sonora é bem menos variada graças a isso... E quem não é muito fã do estilo provavelmente não vai aproveitar muita coisa aqui, porém eu posso dizer que gosto de uma boa quantidade das músicas daqui, os dois temas do Crush 40 são bons, as outras músicas vocais como All Hail Shadow, Waking Up e Chosen One também me agradam.

... Mas tem a música que toca nos créditos de um dos finais onde o Shadow vira vilão que... Bem... Escuta só... Caralho, isso é horrível! Não é nem só porque é um estilo musical que não combina com Sonic, mas essa música é ridiculamente repetitiva e a letra então nem se fala... Tipo, mesmo pra padrões de música cantada de Sonic, o refrão dessa porra é "Almost dead / Almost dead / Almost dead to the world!"... Os caras nem tentaram pelo menos criar alguma coisa significativa ou que ao menos tenha alguma rima, e esse refrão fica sendo repetido durante toda a segunda metade desse negócio. Puta que pariu, eu totalmente não me lembrava do quão ruim essa música era, só não é pior do que a Reach for the Stars ou qualquer outra música cantada do Cash Cash.

Não, eu não falo só das músicas vocais de qualquer maneira, eu gosto também das músicas da Westopolis, da Lethal Highway, da Sky Troops que inclusive é a minha música de fase favorita do jogo, da Prison Island, da Cosmic Fall, da Air Fleet, da Mad Matrix, da G.U.N e do remix daquela música dos G.U.N Mechs lá de Sonic Adventure 2. Eh, tem umas músicas que eu definitivamente não gosto também, como o remix da E.G.G.M.A.N lá, mas eu não gosto nem da original... O que o povo vê nessa música? Eu acho ela de longe uma das piores músicas tema do Eggman, sério, me dá vergonha até.

A dublagem, em contraste com a OST, é muito ruim... O elenco da 4Kids que até então tava dublando Sonic X acabou começando a dublar os jogos também, estreando justamente nesse, e com a exceção do Eggman, do Shadow e do Black Doom, os personagens soam irritantes e totalmente sem emoção. Por mais que eu goste do Jason Griffith e ache ele até hoje o melhor dublador do Sonic, o trabalho dele com o Sonic tanto aqui quanto em Sonic '06 é horrível, ele só começou a melhorar e me convencer aos poucos de que realmente é um dublador apropriado pro Sonic a partir de 2007... Bem, pelo menos o Mike Pollock sempre foi sensacional como Eggman, então tem isso.

Considerações finais

Shadow the Hedgehog é considerado por muita gente como o momento onde a Sonic Team foi full retard e saltou o tubarão de vez, começando assim a destruir aos poucos a reputação do Sonic. Claro, hoje em dia já se tem em mente de que mesmo os jogos 3D anteriores não envelheceram exatamente bem, mas lembre-se que até 2004, mesmo Sonic Heroes foi relativamente bem recebido pela crítica e ainda acreditávamos que Sonic Adventure 1 e 2 eram jogos excelentes... Mas em comparação com isso aqui, esses três jogos anteriores aí realmente são bons.

O ponto é: O Sonic ainda tinha uma boa cara com o povão, mas então em 2005 veio Shadow the Hedgehog e mudou isso talvez pra sempre. Não é difícil entender essa mudança de olhares do mundo pro Sonic quando você joga Shadow the Hedgehog, é um jogo com algumas boas ideias e uns raros momentos fortes, mas muito mal projetado pra fazer esses aspectos valerem a pena. Quase tudo nesse jogo cheira a preguiça, desde o gameplay reciclado de Sonic Heroes sem melhorar praticamente nada do que tinha de errado lá até a história mal escrita, os gráficos esquisitos e as missões repetitivas, eles nem sequer tentaram, apesar dessa oportunidade de criar um jogo do Shadow pra agradar aos fãs dele que votaram na enquete lá.

Você faz ideia da grande piada que esse jogo é na internet afora? Basicamente, o que deu pra aproveitar são as piadas que o povo faz com as cutscenes ridiculamente bregas que o jogo tem e, principalmente, a atitude "Linkin Park" do Shadow que simplesmente não existia nos jogos anteriores... Ou ao menos não era tão aparente assim, mas foi um dos pioneiros dessa onda de "Ow The Edge" que você vê por aí em vários cantos da internet. Talvez eu até recomendaria Shadow the Hedgehog pra você se por acaso estiver disposto a passar por uma caralhada de fases com missões mundanas só pra assistir aquelas cutscenes que são puro comedy gold acidental... Mas talvez seja uma ideia melhor só assisti-las no Youtube mesmo.

Mas não foi só esse jogo que fodeu com a reputação do Sonic sozinho... Oh não, você sabe muito bem o que a Sonic Team cometeu no ano seguinte desse que acabou de estragar essa franquia de vez, todo mundo sabe afinal de contas. E não, eu não vou jogar Sonic '06 pra fazer uma review nova aqui... Primeiro porque eu não tenho vontade alguma de jogar esse jogo, e segundo porque eu não tenho mais nada pra falar sobre ele, todo mundo já apontou todos os defeitos e todas as (poucas) coisas boas ali, se eu fosse falar qualquer coisa numa review, eu estaria simplesmente me repetindo, e eu odeio me repetir. Então... Sem Sonic '06, caso você queira alguma review que faça um trabalho melhor do que eu possivelmente faria em falar do jogo... Clique aqui, pegue algum lanche porque a review é bem longa e... Bem, seja feliz.

Prós:
+ Pelo menos as armas são variadas e até úteis no jogo.
+ Trilha sonora decente.
+ O modo de progressão é uma ideia no mínimo interessante.
+ Tem uma ou outra fase legal aí no meio dessa pilha de fases medíocres.

Contras:
- A história é um lixo monumental, só consegue ser "boa" acidentalmente em alguns momentos.
- Bosses ridículos mesmo pra padrões de Sonic, pior ainda que eles se repitam.
- A boa ideia da progressão é muito mal executada e as suas escolhas nem importam no fim.
- Missões repetitivas.
- Gráficos datados e feios.
- Dublagem irritante.
- ALMOST DEAD ALMOST DEAD ALMOST DEAD TO THE WORLD

Gráficos: 4/10
Enredo: 1/10
Gameplay: 4/10
Som: 7/10
Conteúdo extra: 5/10

Veredicto:

{ 43 comentários }

  1. vdd, eu gostava desse jogo quando era um fã de Sonic de 12 anos que fazia fanchars, pelo menos eu era feliz né

    ResponderExcluir
  2. Shadow the Edgehog27 de maio de 2015 23:39

    DAMN, NOT HERE

    ResponderExcluir
  3. Talvez o carinha aí virou comandante da GUN porque queria mudar as medidas violentas dela.

    Isso não justifica ele odiar o Shadow, mas é a motivação que eu consigo adivinhar pra ele ter entrado na GUN.

    ResponderExcluir
  4. Where's that damn fourth chaos emerald?

    ResponderExcluir
  5. A pior coisa da história desse jogo não é que ninguém contou pro Shadow sobre o passado dele, mas sim que o Shadow liga tanto assim pra esse passado. No SA2 tem uma cena dele com a Rouge onde ela descobre o Biolizard e chega a questionar o Shadow sobre ele ser a ultimate lifeform ou não, que talvez até as memórias dele não sejam reais.

    A resposta do Shadow é "Even if my memories are not real, it's still me, Shadow, and I'll keep my promise to Maria. That's the only thing that matters to me now." mostrando que ele tá pouco se lixando pra quem ele realmente é. No ShTH, transformaram ele em outro personagem, e ficou um lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm... Bem observado, eu nem tinha lembrado desse detalhe pra falar a verdade.

      Excluir
    2. Se um fã do Shadow diz isso, é porque a coisa tá complicada mesmo. xP

      Mas é interessante, eu também não lembrava dessa cena, ela contradiz o jogo do Shadow inteiro praticamente.

      Excluir
  6. Parabéns pela review, gostei bastante acho que já ta bom de fazer review de jogos do sonic se for um spin off ou um de portátil até que vai, mas como você disse esse assunto e sua opinião já estão bem saturados e claros pro pessoal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu originalmente ia demorar pra falar desse jogo, só que eu acabei terminando ele relativamente rápido (segui uma chart pra evitar as fases ruins, admito) e eu sempre tive mais facilidade pra falar mal de jogo ruim do que falar bem de jogo bom.

      No entanto, o próximo jogo do Sonic vai demorar pra aparecer aqui porque eu nem pretendo ser negativo sobre, até lá eu vou tentar encher isso aqui com outras coisas.

      Excluir
  7. Essa análise me fez lembrar o quão chato foi liberar o Last Story, e ainda revelou falhas que eu não percebi quando eu joguei. Estou em dúvidas qual jogo é mais sofrível liberar o verdadeiro final: o Heroes ou o Shadow.

    ResponderExcluir
  8. Ryu ,você sabia que em Sonic Unleashed a Sonic Team iria colocar Shadow e Knuckles no jogo,pois eles eram bem populares entre os fãs,mas a Sega decidiu de ultima hora tirar eles,pra ninguem reclamar que eles seriam inuteis no enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já ouvi falar disso, mas foi uma boa decisão... Uau, quem diria que a Sonic Team faria isso hoje em dia?

      Excluir
    2. acho que eu preferia o shadow ou o mano knux ao werelixo

      Excluir
  9. "Sabe aquele garoto Jorge que queria ser Hardcore porém a sua mãe não deixou? Então, Shadow the Hedgehog é literalmente isso, da cabeça aos pés, é o Jorge Hardcore dos video games."

    HEAUEHAIUEHAIUEHAIUEH CARALHO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de ler isso eu tava pensando que a nota do jogo ia ser "Jorge"

      Excluir
  10. Não precisa fazer outra review do sonic 06 apenas reposta o link das reviews originais(a verdaeira a sem bulying e o artigo dos motivos de ter dado errado) no seu facebook pras pessoas novas lerem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez, esses posts aí já deram o que tinham que dar, acho que só vou ignorar esse jogo e pular pro Unleashed mesmo.

      Excluir
  11. Qual vai ser o proximo jogo do sonic que voce ira analiser ,Ryu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unleashed, mas vai demorar um bocado.

      Excluir
    2. Qual a nota que você da pra esse jogo?

      Excluir
  12. "Essas histórias sérias e sombrias são ruins"

    Aí fazem histórias de comédia a partir do Sonic Colors

    "Essas histórias de comédia são ruins"

    Por isso ninguém gosta dos fãs do Sonic, só sabem reclamar, não se decidem e nunca estão satisfeitos com nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, com certeza não deve ser porque os roteiristas anteriores não sabiam fazer histórias sérias/profundas/sombrias que querem se levar a sério e ainda assim mostram falta de atenção nos detalhes e deixam uma porrada de buracos nos seus roteiros. As reclamações com as histórias de "comédia" do Ken Pontac e do outro cara lá que escrevem histórias de jogos do Sonic agora com certeza também não acontecem porque eles não sabem escrever histórias engraçadas e enfiam uma piada mais retardada e sem graça do que a outra lá sem se importar com nenhum tipo de narrativa.

      Ninguém é obrigado a ficar engolindo qualquer bosta que a Sega ou a Sonic Team fizer com o Sonic ou qualquer desenvolvedora fizer com qualquer uma franquia que exista no caso. Ninguém reclama das histórias por serem sérias ou não-sérias, o povo reclama porque elas são ruins, simples assim. Pra resolver esse problema, basta a Sega simplesmente contratar roteiristas de verdade que saibam escrever roteiros pro Sonic e pronto, se os caras forem bons, poucos fãs vão reclamar.

      E esse mimimi de "fan de sonic so sabe reclamar" não funciona aqui, comenta isso na página do Facebook da Planeta Sonic que lá você vai ganhar um monte de likes e vão ter outros fanboys que engolem tudo cegamente concordando contigo e dizendo que você é um "fã de verdade" do Sonic.

      Excluir
  13. Ryu, voce um dia pretende fazer reviews dos jogos portateis, tipo os Advance e os Rushes?

    O engraçado é que Sonic Rush saiu no mesmo ano e foi melhor recebido que ShTH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia sim, mas teria que tirar um tempo pra jogar eles.

      Excluir
  14. O mais engracado é que a sega usou Shadow em sonic 06 ,quando todo mundo queria jogar apenas com Sonic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso eu chamo o 06 de "Shadow 2 & Silver".

      Excluir
  15. Só existem duas coisas boas em relação à Shadow the Hedgehog: As cenas em CG e os outros usos que você pode dar ao CD do jogo: Frisbee, decoração para roda de bicicleta, cortina...e o que mais a imaginação mandar.

    Seriously, a história é tão tryhard que só faltou o Shadow encorporar o Coldsteel the Hedgeheg e dizer "Pshh. Nothing personal kid." naquela cutscene com o Eggman.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Shadow não incorporou o Coldsteel, mas foi ele que converteu o Coldsteel pras trevas de acordo com a história dele. lel

      Excluir
    2. Por isso mesmo, rapaz. A criatura superou o criador, rs.

      Excluir
  16. Eu nunca gostei do Shadow como personagem, esse jogo só deixou ele pior ainda.

    ResponderExcluir
  17. Eu pensei que o Shadow acreditou no alienzão lá porque ele aparentava conhecer ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, o Sonic também aparentava conhecer ele lá no Heroes, nem por isso o Shadow ao menos perguntou pro Sonic se ele sabe algo do passado dele e tal.

      Excluir
  18. Ryu,voce gosta de One Piece?

    ResponderExcluir
  19. Eu queria jogar Sonic, mas eu sou muito ruim até nos antigos, não consigo acompanhar o ritmo direito. uhauhuahauhauh ;-;

    ResponderExcluir
  20. O mimimi com esse jogo é só porque o Shadow usa armas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tivesse lido o texto, saberia que eu nem sequer citei as armas como ponto negativo.

      Muito pelo contrário, eu até fui moderadamente positivo sobre como elas funcionam dentro do jogo:

      "Muita gente odeia esse jogo pela mera presença das armas, e eu consigo entender isso, a ideia em si é bem idiota, mas caras... Querendo ou não, as armas desse jogo ao menos são úteis. Elas adicionam um pouco mais ao combate e são relativamente variadas, indo desde armas de fogo típicas como metralhadoras, revolveres, RPGs, lança-granadas e bazucas até armas de laser alienígenas com funcionalidades diferentes, armas de robôs do Eggman e até algumas armas de golpes físicos como espadas, facas ou até mesmo postes."

      Esse jogo é uma bosta independente de ter ou não ter armas.

      Excluir
  21. What do you like better video games, books or movies?
    Genesis

    ResponderExcluir
  22. Curioso que eu vejo fãs de Sonic defendendo esse jogo com uma frequência grandinha hoje em dia... eu não entendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma séria dificuldade em levar a pessoa a sério quando ela me diz que Shadow the Hedgehog é um bom jogo.

      Excluir
  23. Muito boa essa resenha, me mijei com a comparação entre esse jogo e o jorge hardcore. EAUHAUHEUAHEUAHEUAHEUAHEUHAEUH

    ResponderExcluir

- Copyright © Blog do Ryu - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -