Posts Populares:

Postado por: Ryu terça-feira, 16 de dezembro de 2014


Qual é o consenso geral sobre jogos baseados em filmes/desenhos/seriados, meus queridos? Que eles costumam ser umas bostas, não é mesmo? E eu concordo com esse consenso?

... Mas é claro, porra! Jogos licenciados no geral normalmente são horríveis, são o exemplo perfeito de jogos preguiçosos que os desenvolvedores defecam sem qualquer esforço colocado neles com a intenção de conseguir dinheiro fácil em cima dos filmes nos quais são baseados. Não estou aqui pra provar que jogos baseados em filmes não são ruins, até porque isso é humanamente impossível a menos que as desenvolvedoras que fazem esses tipos de jogos tomem vergonha na cara e parem de fazer essas cagadas.

No entanto... Alguns jogos licenciados conseguem ser até melhores do que os filmes/desenhos/seriados nos quais eles se baseiam. Não estou nem falando sobre jogos licenciados precisamente bons e sim jogos licenciados que têm um material base tão ruim que eles ironicamente conseguem ser melhores do que tal coisa, mesmo sendo jogos ruins por si só... Ou então também posso estar me referindo a jogos bons baseados em filmes/desenhos/seriados ruins, ou então jogos bons baseados em filmes/desenhos/seriados bons, mas que conseguem me agradar mais do que o material base.

Muita coisa se enquadra nessa lista e eu até demorei um pouco pra pensar nela porque eu joguei muito jogo baseado em filme na minha vida... Infelizmente... Mas alguns poucos valeram a pena. A maior dificuldade em montar essa lista foi que eu precisava checar se o jogo era melhor do que o material base ou não, e isso me impediu de colocar jogos licenciados bons como Spider-Man 2, The Warriors, The Lord of the Rings: The Return of the King ou Matrix: Path of Neo... Se bem que Matrix Reloaded nem foi lá essas coisas, mas ainda assim eu meio que gosto desse filme. Talvez seja nostalgia por ter visto na época, mas foda-se.

Então vamos lá, porque essa lista não vai se digitar sozinha afinal de contas.

10ª posição: Batman & Robin

Acho que todos nós podemos concordar que Batman & Robin é uma bela bosta de filme, né? A única coisa que eu tenho a elogiar naquilo seria a performance do Arnold Schwarzenegger como Mr. Freeze que, apesar de ser completamente fora de caracterização do personagem em si, pelo menos tem uma boa atuação. De resto... Eu detesto absolutamente tudo sobre esse filme, desde a fantasia estúpida do Batman com mamilos (sério) até as dolorosas cenas de comédia das quais nem meu eu de 7 anos de idade riu quando viu esse filme pela primeira vez, os diálogos horríveis, as cenas de ação medíocres... E eu poderia continuar a falar do que diabos eu odeio nesse filme resumidamente, mas não vou perder muito tempo com isso, só que esse é um dos piores filmes de super-herói que eu já vi e sem dúvidas o pior do Batman.

Se você acha que a cena do "Big guy for you" em The Dark Knight Rises é a coisa mais hilariamente ruim que você já viu... Assista Batman & Robin e veja The Dark Knight Rises parecer Shakespeareano em comparação com essa merda. Mas ok, The Dark Knight Rises é outro lixo de qualquer forma, então o certo é não perder tempo com nenhum dos dois.

No entanto, foi lançado um jogo baseado em Batman & Robin pro PS1, jogo esse que eu fui infeliz o suficiente pra ter alugado aqui perto quando tinha uns 10 anos de idade. E por acaso pelo menos esse jogo é bom?

... Se eu disse que "fui infeliz o suficiente" pra ter alugado, deve significar alguma coisa, né? Pois significa, o jogo também é horrível. Batman & Robin foi uma tentativa fracassada de fazer um Sandbox com o Batman, porém a cidade era confusa, não tinha qualquer senso de direção durante a mesma porque, apesar de ter um mapa no canto da tela, nunca ficava claro o que picas você tinha que fazer ou pra onde você deveria ir. O que eu mais fiz nesse jogo foi ficar dirigindo o Batmóvel por toda a parte na esperança de que alguma coisa fosse acontecer... Mas não para por aí, porque o Batmóvel tem controles horríveis e é mais aconselhavel dirigir ele devagar porque se não você erra uma caralhada de curvas ou sai trombando com ele por aí como se o Batman tivesse enchido o cu de cachaça antes de dirigir... E o combate então nem se fala, é tão travado e sem qualquer tipo de impacto que dá até desânimo de lutar contra os inimigos por aí.

No entanto... Pro crédito desse jogo, eu devo dizer que pelo menos ele foi um pouco à frente do seu tempo com esse conceito de sandbox que poucos jogos se atreviam a fazer. Mal executado, com certeza, mas ainda assim... Passos de bebê, eu acho. E os gráficos não eram ruins pros padrões do PS1, só era tudo ridiculamente escuro e mesmo com o brilho do jogo aumentado até o máximo que podia, Batman & Robin ainda era tão escuro que não tem como você não se sentir jogando GTA se por acaso GTA fosse criado por um pré-adolescente fã de Linkin Park. De qualquer maneira... O fato de que eu tô dando qualquer tipo de crédito a esse jogo por tentar algo diferente já o torna melhor do que o filme.

9ª posição: Superman Returns

Antes de mais nada... Vou confessar que eu não sou um graaaaande fã do Superman. Eu nunca tive muito interesse nele, a fantasia em si não me chamava muita atenção, ele sempre me passou a impressão de ser overpowered demais e a história em si também nunca despertou muito interesse em mim. Claro, talvez eu só não tenha dado uma chance apropriada, mas até então... Eh, as únicas coisas relacionadas ao Superman que eu cheguei a acompanhar foram o desenho da Liga da Justiça... E alguns dos filmes dele. O primeiro é um filme clássico até, não me lembro de muita coisa sobre, mas parece que todas as pessoas que o assistiram na época gostam bastante até hoje, então imagino que ele seja bom, apesar que eu só me lembro de ter visto esse primeiro e não as sequências.

Porém, o filme do Superman em questão aqui é Superman Returns... Eu me lembro de ter visto uma vez quando tava medonhamente entediado e com humor pra ver algum filme baseado em um super herói pra me manter entretido por algum tempo. Pelo visto, as pessoas odeiam esse filme... E pra falar a verdade, eu não achei lá essas coisas também, apesar que eu me lembro ainda menos desse filme do que o primeiro, talvez porque a história em si não tem nada realmente memorável e a maioria dos personagens eram ridiculamente unidimensionais. O primeiro ao menos tinham cenas boas das quais eu me lembro claramente, como por exemplo aquele momento onde ele meio que faz o tempo voltar pra salvar a vida da Lois Lane.

Assim como quase todo filme de super-herói, Superman Returns teve um jogo, claro que teve. A propósito, mesmo eu não sendo muito fã do Superman, eu acho que ele tem um potencial do caralho pra jogos: O cara pode voar, tem super força, super velocidade, solta lasers pelos olhos e... Provavelmente tem mais coisa que não me vem na cabeça agora, mas o meu ponto é que um jogo do Superman pode ser a coisa mais épica que existe. Porém parece que ninguém nunca conseguiu realizar tal façanha ainda, o Superman teve uma porrada de jogos esquecíveis pra plataformas 8-bit e 16-bit, teve Superman 64 que é um dos piores jogos que já foram defecados até hoje... E Superman Returns que é ruim. Melhor do que Superman 64 sem dúvidas, mas ainda um jogo ruim.

Esse jogo tem uma coisa legal: Voar pela cidade. Enquanto dura, sair voando por aí em altas velocidades é empolgante pra diabo e faz com que você esqueça que tá jogando um jogo ruim do Superman. Mas então você lembra que tem que encarar uma porrada de lutas repetitivas de "mate 10 inimigos genéricos", os poderes do Superman são quase todos trivializados porque a maioria dos inimigos podem ser facilmente derrotados esmagando botões, os bosses são completamente sem inspiração, o jogo tem uma hitbox bizarra e bugs aleatórios como o Superman atravessar o chão sem mais e nem menos e ir parar embaixo da cidade sem volta simplesmente acontecem sem você nem tentar procurar. A história pelo que eu me lembro é uma versão resumida do filme que consegue ser ainda mais tediosa do que o próprio... Mas bem, voar pela cidade ainda é legal, então acho que se eu fosse escolher entre assistir o filme ou jogar o jogo por duas horas, eu escolheria a segunda opção porque posso voar pela cidade livremente.

Quem sabe um dia a Rocksteady faz aí um jogo bacana do Superman e assim essas barbaridades são finalmente esquecidas.

8ª posição: Street Fighter: The Movie

Street Fighter: A Batalha Final honestamente é um filme que eu não consigo odiar. Não sei por que, mas algo me bloqueia de absolutamente detestar essa pérola que é um dos meus filmes ruins favoritos de todos os tempos. Eu assisti esse pela primeira vez quando eu era bem mais novo e adorava o filme, mas com o tempo eu fui descobrindo que na verdade nem é muito bom e aí tive a ideia de reassistir pra ver no que ia dar.

Ao invés de sentir raiva, o filme me fez rir que nem um retardado por causa dos diálogos ruins ao mesmo tempo que geniais como o Zangief dizendo "Rápido, muda de canal!" quando passava uma notícia sobre a Chun-Li ter plantado bombas nas armas do Bison ou algo assim, também tem as atitudes dos personagens como o Guile fazendo uma banana pro Bison em rede mundial, as cenas de luta, as personalidades erradas dos personagens como o Ken e o Ryu parecendo dois integrantes dos Trapalhões fantasiados de traficantes de armas que passam calote nos outros.

Eu francamente ri pra caralho desse filme, e eu nem sou uma pessoa de rir tanto assim. No fim das contas, eu meio que gosto de Street Fighter: A Batalha Final, da mesma maneira que pessoas masoquistas gostam de levar chicotadas nas costas, é um prazer meio esquisito, mas existe de uma maneira ou de outra. Considero ele como algum tipo de paródia humorística de Street Fighter, mesmo sabendo que na verdade ele queria ser levado a sério.

Porém aconteceu algo que eu nem imaginava: Street Fighter: A Batalha Final tem um jogo! Mas hein? Então isso é... Um jogo baseado num filme que é baseado num jogo? Santa incepção, Batman!

Enfim, Street Fighter: The Movie consegue ser ainda mais hilário do que o filme em questão. "Por que?", você pergunta... Porque eles decidiram imitar Mortal Kombat e basear os sprites do jogo nos movimentos dos atores que fizeram o filme, e o resultado foi um jogo qualquer de Street Fighter com animações hilariamente ruins e efeitos sonoros que são a cereja no topo do bolo. Parece que os atores tentaram simular movimentos de sprites dos jogos, porém não conseguiam fazer isso direito e aí ficava aquele uncanny valley entre algo "realista" e algo absurdo. Inclusive alguns cenários eram desenhados e ainda assim tinham sprites "live action" pré-renderizados no background, sem falar dos efeitos dos ataques como Hadouken, Sonic Boom, etc.

Os personagens dão gritos que soam mais sem alma do que a atuação do Irate Gamer e alguns até pronunciam os nomes dos ataques errados como o Ryu gritando "SHO-ROO-KEN!", mas de longe o mais engraçado é levar porrada ou dar porrada no Zangief e no Sagat por causa das animações de dano dos dois... Se bem que todas as animações do Zangief são engraçadas. Esse jogo é puro comedy gold, e convenhamos, ele não é injogável ou quebrado e nem nada do tipo. É o pior Street Fighter tecnicamente, sim, mas ainda não é algo tão ofensivamente ruim assim.

7ª posição: X-Men Origins: Wolverine

X-Men Origins: Wolverine é uma bosta, mas X-Men Origins: Wolverine é surpreendentemente bom.

Não precisa ser um gênio pra saber a qual das duas coisas eu esteja me referindo em cada parte dessa sentença, né? Convenhamos que o filme X-Men Origins: Wolverine foi um saco, tanto que até o próprio Hugh Jackman acabou admitindo que não gostou tanto assim também. É bem provável que esse filme seja pior do que Homem-Aranha 3, o que é um feito e tanto. A história do Wolverine que era pra ser explicada nesse filme ficou absurdamente confusa, personagens como o Cyclops e a Emma Frost apareceram aí só pra encher linguiça e não adicionaram absolutamente nada na história, o Wolverine é visto enfiando as garras em todo mundo, porém nenhuma gota de sangue é jorrada, o modo como o Wolverine perdeu a memória nesse negócio não faz nem um pouco de sentido (Uma bala de adamantium acertou o crânio de adamantium dele? Hã?) e aí tem o Deadpool... Jesus, aquilo foi a cereja ruim no topo do bolo ruim.

Bem... Pelo menos teve um outro filme do Wolverine aí que eu não assisti, mas dizem ser ao menos decente, o que já é alguma coisa em comparação com o poço de mediocridade que é isso aqui.

Quando eu soube que X-Men Origins: Wolverine tem um jogo... Eu literalmente quis evitar essa porra como se fosse uma revista erótica da Regina Casé. Porém um certo dia um amigo meu que também tinha achado o filme um belo pedaço de excremento disse que o jogo é bom, e quando eu fui olhar a página do Metacritic só pra me certificar, me deparei com uma média de 75, o que é bem incomum pra jogos baseados em filmes. No fim das contas, acabei dando uma chance ao jogo pra ver se ao menos isso se salva... E o pior é que realmente é um jogo bom.

Eu não me lembro direito da história desse jogo, se ela tenta seguir o filme ou não porque honestamente eu nem prestei atenção direito nela enquanto jogava isso... Mas que se foda, você pode pular as cutscenes e sair rasgando todo mundo no possível melhor jogo do Wolverine que saiu até então! O combate desse jogo é altamente satisfatório, as animações fluem muito bem, o Wolverine tem uma caralhada de combos e ataques/finalizações diferentes, uma mais brutal do que a outra, e alguns inimigos até são relativamente dificinhos de matar e bosses bem feitos.

Não é um jogo perfeito, ele tem alguns bugs e falhas de polimento assim como fica repetitivo pelo foco excessivo em combate quando poderia usar os poderes do Wolverine pra mais coisas além disso... Porém ele tem excelentes fundações pra um futuro jogo impressionante do Wolverine, e isso vindo de um jogo baseado em um filme, especialmente um filme ruim, bota esse entre os melhores jogos do tipo sem problemas.

6ª posição: The Punisher

The Punisher foi um jogo meio complicado de se colocar nessa lista, por falta de algum modo melhor de definir isso. Porque ele meio que é baseado no filme do Justiceiro/Punisher que saiu em 2004 ao mesmo tempo que não é e acaba sendo uma mistura disso com a mini-série das HQs chamada Welcome Back, Frank. O filme é meio... Misturado. É tão violento quanto você esperaria que algo relacionado ao Justiceiro seria e tanto o ator que faz o Frank Castle quanto o John Travolta fazendo o Mr. Saint são bem convincentes e os dois personagens (em particular o Saint) se desenvolvem surpreendentemente bem.

Porém ele tem um sério problema de consistência sobre o que porras de tom ele quer tomar, porque apesar de ser um filme que se leva completamente a sério e tenta ser realista, isso acaba indo por água abaixo quando você vê o Castle fazendo umas piadas que parecem terem vindo do Homem-Aranha e algumas cenas de ação que chegam a ser cartunescas e totalmente fora de lugar nesse filme... Por exemplo o próprio Justiceiro batendo nos seus inimigos com uma frigideira. Nenhum dos outros personagens fora os dois mencionados são muito interessantes, isso quando não são simplesmente irritantes que nem aqueles vizinhos do Frank Castle, que também parecem ter saído de algum cartoon dos anos 90. Eu seriamente gosto desse filme, mas sei que ele não é exatamente recomendável.

O jogo meio-baseado nele por outro lado, é um dos meus jogos favoritos do PS2! A história é sobre o Justiceiro inicialmente tendo um conflito com a família Gnucci que começa como algo simples e depois acaba envolvendo até o exército russo nessa porra toda. Porém a real carne desse jogo tá no gameplay... Não exatamente nas mecânicas de shooter dele, elas são sólidas apesar de não serem nada revolucionário ou coisa do tipo, mas sim na violência. The Punisher é um dos jogos mais violentos de todos os tempos, pra época principalmente o modo como as seções de tortura e desmembramento do jogo eram detalhadas acabou gerando uma polêmica dos infernos ao ponto da ESRB avaliar ele não com um M, mas com um AO... Sim, jogo só pra adultos, The Punisher é um jogo tão violento que fazia Mortal Kombat parecer Mario em comparação.

A graça de The Punisher era justamente torturar seus inimigos, coisa que você podia fazer a qualquer hora tanto normalmente agarrando eles e batendo as cabeças deles no chão, ou apontando sua arma ou socando a cara deles... Quanto usar os vários objetos perigosos do cenário pra isso, tipo ameaçar colocar a cabeça dele num aquário cheio de piranhas e ver elas comendo a cabeça dele inteira até sobrar apenas o crânio, ou então botar eles dentro de um forno... E mais uma porrada de coisa que eu não me lembro muito bem agora porque não jogo esse jogo faz um bom tempo, mas de uma coisa eu tenho certeza: Eu adorava The Punisher na minha pré-adolescência com meu PS2 e provavelmente adoraria se jogasse atualmente também.

5ª posição: Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith

Ah... A trilogia das prequels de Star Wars... Já fazem quase dez anos desde que isso foi uma coisa que aconteceu. Puta que me pariu, eu realmente tô ficando velho, hein?

Com o recente anúncio do novo filme da série, eu acabei não me empolgando tanto assim ao mesmo tempo que acabei me lembrando da época em que Star Wars teve a trilogia do Episódios I-III que transformaram o George Lucas no Inimigo Público Nº 1 durante vários e vários anos. Eu não vou tentar defender as prequels aqui, elas são bem sonolentas e esquecíveis mesmo apesar dos efeitos especiais de alta qualidade e das cenas de ação que em maior parte são muito bem coreografadas. De resto, os Episódios I e II eram lotados de cenas supérfluas que se arrastavam demais, personagens em maior parte esquecíveis e/ou simplesmente irritantes (Jar Jar Binks que o diga), o romance entre o Anakin e a Padmé que conseguia ser mais sem sal do que o do Squall com a Rinoa... E diálogos ruins, mas disso até a trilogia original tem um pouco de culpa, ainda que não seja em números tão altos quanto os desses filmes.

No entanto, o que mais me impressiona é o quanto a atuação desses filmes em maior parte era monótona, de maneira que eles tenham conseguido fazer até o Samuel L. Jackson parecer um velho sem muito mais coisa na vida... Se bem me lembro, o único ator que realmente fez uma boa performance nesses filmes foi o do Obi-Wan... O nome dele me escapa agora e eu tenho preguiça de googlear, então deixemos só por aqui mesmo. O Anakin era praticamente a versão masculina da Bella Swan e toda vez em que ele tentava mostrar alguma emoção só piorava tudo porque aí ele acabava sendo inadvertidamente engraçado e difícil de levar a sério... E ainda assim as pessoas continuavam a insistir nesses filmes, especialmente quando o Episódio III foi anunciado.

Apesar que eu acho que entendo a linha de pensamento aí: A gente viu o Episódio I, foi um saco, mas já que começamos mesmo... Por que não ver o resto e acabar logo com isso, né? Talvez foi em partes o que me levou a jogar Final Fantasy XIII-2 e Lightning Returns mesmo depois de ter jogado o primeiro Final Fantasy XIII e odiado mais do que qualquer outro jogo que tenha sido lançado naquele ano. A diferença é que eu acabei gostando do XIII-2 e nem tanto assim do jogo da Lightning, porém ainda é melhor do que o primeiro, enquanto no caso das prequels de Star Wars... Do Episódio I pro II até piorou ao invés de melhorar. Então o que eu poderia esperar do Episódio III apesar de todo o marketing e das promessas de que ele iria redimir os outros dois?

Na época eu tinha uma curiosidade mórbida com esse filme, o que no fim das contas me levou a comprar o jogo baseado nele lançado pro PS2 alguns meses antes do próprio filme. A sacada desse jogo é que ele tem cenas do próprio filme colocadas lá, e isso acabou deixando as pessoas que gostem de Star Wars e video games curiosas o suficiente pra saírem comprando só pra ver mais ou menos como o filme vai ser. Muita gente gostou desse jogo enquanto outras pessoas não gostaram... Eu estou do lado das pessoas que gostaram, até mais do que o próprio filme.

Quando eu fui ver o filme pela primeira vez e terminei, pensei "Eh... É ok, mas gostei mais do jogo.", porque ele meio que tenta misturar o tédio dos seus antecessores com o desenvolvimento de personagem da trilogia original e o resultado é um pacote completamente misturado onde algumas coisas deram certo e outras não.

O jogo não é muito diferente quando se trata de história, só uma versão "expandida" e ao mesmo tempo resumida do filme, o que pra alguns pode ser uma coisa boa já que a atuação ruim do Anakin é exposta ao mínimo aqui. O jogo é bem simples no sentido de que no modo história normal você joga com o Anakin ou o Obi-Wan em umas 15 ou 16 fases e cada um dos dois tem seu próprio estilo de luta e combos diferentes. O que me impressionou quando eu fui rejogar esse jogo ano passado é o quão bom é o combate com sabres de luz, você realmente sente o "peso" dos personagens balançando essas coisas pra lá e pra cá, o combate é meio que um "free-flow" parecido com os jogos atuais do Batman, a lista de movimentos é bem extensa e os bosses que normalmente são duelos de sabres de luz contra antagonistas como o Conde Dooku e o General Grievous são o ponto alto do jogo por serem desafiadores e satisfatórios quando você consegue tomar a vantagem com qualquer tática que quiser usar... Mas as fases normais também não são ruins considerando que os inimigos são bem variados indo de droids normais até Destroyers, Clones, robôs gigantes e cada um tem maneiras diferentes de derrotar.

O uso da força é meio que limitado a só pegar um personagem/objeto do cenário e jogar pra lá e pra cá sem muita liberdade de movimento fora umas partes com script pra isso, coisa que foi consideravelmente melhorada em The Force Unleashed. Porém o combate do Episode III me pareceu bem melhor em comparação, eu peguei esse jogo pra rejogar só por jogar na época, porém acabei indo até o fim e terminei o jogo (com os dois finais possíveis, btw) com uma sensação de que eu queria mais algum outro jogo de Star Wars parecido com esse.

Isso vai acontecer? Provavelmente não, o que é uma pena.

4ª posição: Naruto: Ultimate Ninja Storm

Não é nenhum segredo que eu odeio Naruto na maior parte do tempo... Porém como eu já meio que resumi o porquê de eu seriamente não suportar esse anime em outro post, vou me poupar de me repetir aqui e apenas dizer que eu gosto bastante dos jogos da série Ultimate Ninja Storm... Ok, nem todos, o Generations é meio chato e o 3 seria bom se não tivesse tanta monotonia de personagens parados com caixas de textos aos montes pra ler enquanto nada acontece. Mas o primeiro e o 2 realmente são bons, em especial o primeiro que ainda é o meu favorito da série.

"Mas como você pode odiar o desenho e gostar do jogo baseado nele, Ryu?"

Da mesma forma que eu não gosto do filme do Wolverine do qual eu falei logo acima e gosto do jogo, ora bolas! No entanto, no jogo do Wolverine eu costumava pular as cutscenes ou não prestar muita atenção, já os jogos do Naruto realizam a proeza de tornar até a história do anime tragável por não ter o ritmo horrível que o original tem, pegar os diálogos importantes e ainda assim não resumir demais de modo que dê pra acompanhar a história sem problemas, e acima de tudo... Não ficar interrompendo a porra da ação com um monte de flashbacks desnecessários e muitas vezes até repetidos ou diálogos que dizem o óbvio numa tentativa retardada de drama forçado.

Sério, isso é de longe a coisa que mais me irrita em Naruto, de todas! Eu posso engolir o fato do protagonista ser um moleque irritante que só sabe berrar e tomar decisões idiotas, eu posso engolir que os vilões em maior parte costumam seguir uma fórmula que já fica chata e previsível depois do Gaara, posso engolir que a animação em um bocado de partes é absurdamente ruim... Mas essa interrupção constante das cenas de ação eu não consigo.

Em maior partes por isso, Ultimate Ninja Storm acaba sendo muito mais agradável do que o anime sempre sonhou em ser. As lutas são boas, o ritmo é rápido, os ataques dos personagens são bastante fieis ao material base, tem vários itens pra se usar no meio da treta toda, as animações são muito bem feitas e os gráficos parecem até uma versão melhorada do próprio anime. É um jogo realmente divertido, porra! A melhor parte de longe são as lutas contra os bosses gigantes que requerem mais tática nas aproximações e as QTEs que são bem implementadas, coisa que nem todo jogo que usa QTEs consegue fazer. E andar pela vila e pelos outros mapas do jogo é geralmente legal por eles terem várias coisas pra se fazer e outros personagens pra interagir, é tudo muito bem trazido à vida.

Pena que esse jogo é exclusivo do PS3, caso contrário eu teria jogado ele mais vezes... Mas ok, pelo menos eu ainda tenho Ultimate Ninja Storm 2 que é pior em vários pontos, mas ainda um jogo bom também.

3ª posição: Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3

... Acho que só o fato de eu ter incluído esse jogo numa lista dessas já deve ter despertado a fúria de uma caralhada de fãs de Dragon Ball Z, mas me escutem! Eu gosto de Dragon Ball Z, cresci com esse anime e, por mais que eu já tenha visto gente criticando porque "não envelheceu bem"... Eu simplesmente não consigo deixar de gostar, seria como se eu estivesse traindo a mim mesmo. E além do mais, eu nem acho que Dragon Ball Z envelheceu tão mal assim, tirando os fillers, eu ainda consigo tirar algum proveito do anime... Pelo menos da saga dos Saiyajins até a do Cell, porque a do Majin Buu é meio... Eh... Mas ainda assim é uma obra prima em comparação com Dragon Ball GT, aquilo lá sim é uma verdadeira pilha de merda que nunca nem foi boa pra início de conversa e assistindo hoje em dia só é pior ainda.

Mas o que acontece é que Dragon Ball Z tem um potencial gigantesco pra video games, até maior do que o do Superman... E alguns jogos baseados no anime como Legends e Budokai 1 e 3 foram bons, mas ainda não capturaram exatamente a sensação de você estar presenciando uma versão interativa de Dragon Ball Z. Então veio a série Budokai Tenkaichi, o primeiro não é muito bom, mas tinha potencial pra ser melhorado, e aí o 2 melhorou apropriadamente e isso tudo foi aperfeiçoado pelo 3 que até hoje é meu jogo baseado em anime favorito de todos.

Você pode dizer que Tenkaichi 2 fez melhor com relação ao Story Mode e a trilha sonora, porém você não pode vir me falar seriamente que o combate no 3 é inferior! Esse jogo tem praticamente tudo o que você via nas lutas de Dragon Ball Z: Ritmo absurdamente rápido, poderes especiais com uma caralhada de efeitos diferentes, cenários abertos e destrutivos, animações exageradas, lutas aéras com personagens voando e arremessando um ao outro pra lá e pra cá e disputas de poderes. Deviam mudar o nome dessa porra pra Dragon Ball Z Simulator, porque é exatamente isso que ele é.

O que me faz preferir ele ao anime é que ele tem o elenco da série quase inteiro e você pode botar literalmente qualquer pessonagem que te der na telha pra enfrentar qualquer oponente que também te der na telha. Os combos são um pouco difíceis de se fazer quando você não tem costume, mas o jogo fica empolgante pra diabo quando você pega o jeito e já sai por aí soltando uma caralhada de ataques diferentes com seu personagem. Vou admitir que não é um jogo exatamente equilibrado, se você jogar com o Yamcha ou o Kuririn e lutar contra um vilão muito mais forte como o Broly por exemplo... É bem provável que as suas chances de vencer a luta sejam pequenas, mas talvez isso tenha sido intencional pra ser fiel ao anime de qualquer forma.

Mas ainda assim, até os personagens mais fracos são legais de jogar porque eles têm ataques únicos que outros não têm. Talvez eles só poderiam ser um pouco mais "buffados" pra não ficar tão desequilibrado assim, e isso é literalmente minha única grande reclamação sobre esse jogo, o resto ele faz quase perfeitamente bem em reproduzir o feeling do anime e até hoje nenhum outro Dragon Ball Z lançado posteriormente conseguiu ser tão bom quanto nesse aspecto.

2ª posição: Peter Jackson's King Kong

Wow, calma aí, pessoal! Antes que vocês me linchem por dizer que prefiro o jogo baseado no filme do King Kong de 2005 ao próprio filme... Eu quero dizer que, ao contrário da maioria dos filmes que mencionei anteriormente aqui, eu realmente gostei desse. Não tenho muita coisa pra reclamar sobre, todo mundo conhece a história do King Kong e essa encarnação dela é provavelmente a melhor feita até agora, absolutamente tudo aqui foi aperfeiçoado, desde o cenários até a atmosfera do filme com as ambientações que vão desde cavernas escuras e ilhas ameaçadoras até cidades, e cada cena já impactante nas outras versões ficou mais ainda por aqui.

Porém... Sabe quando eu digo que em filmes você assiste uma história desenrolando e em jogos você está nessa história e interage quase totalmente com ela? Então, digamos que esse jogo do King Kong é um dos exemplos do porquê de eu dizer isso. Não desmerecendo o filme, até porque talvez isso seja uma questão subjetiva mesmo e alguém veja mais apelo no filme, não tem nada de errado com isso... Mas eu realmente me senti muito mais engajado jogando King Kong do que assistindo, e levando em conta a qualidade do filme em que esse jogo é baseado, eu posso dizer seguramente que é o melhor jogo baseado em um filme lançado até agora.

O lance aqui é que você não joga só com o King Kong, mas também com o protagonista do filme, Jack Driscoll... E pra falar a verdade, você joga com o Jack e o grupo dele durante boa parte do jogo, usando suas armas e apetrechos pra lidar com os perigos da Skull Island, e apesar de ser tecnicamente uma missão de escolta em partes por você ter que constantemente ficar protegendo a Ann Darrow e o resto dos personagens aliados, eles conseguem se virar na maior parte do tempo, então isso torna o jogo bem menos frustrante graças a IA competente dele. E sim, é um jogo de sobrevivência, você tem munições limitadas, tem que "gerenciar" suas coisas e usar até elementos do cenário pra lidar com os monstros presentes na ilha e resolver puzzles.

O que impressiona é o quão bem esse jogo consegue capturar essa atmosfera de você realmente estar fodido num lugar intimidador com poucas chances de sobreviver. Além dos gráficos excelentes pro PS2 e da atmosfera no geral, a maioria dos monstros podem te matar com um ou dois hits, você é vulnerável por ser só um humano qualquer e vai precisar da ajuda dos seus amigos pra passar por isso tudo. King Kong sozinho me deixou mais tenso do que praticamente a série Resident Evil inteira até então o fez, e é realmente incrível a sensação de jogar lanças, tacar fogo nos bichos e e derrotar os bosses gigantes.

Falando em gigantes... Você também joga com o King Kong, que pra mim não é tão empolgante quanto as seções com o Jack, porém é bom o suficiente, porque jogar com um monstro gigante destruindo tudo e lutando contra outros monstros gigantes é sempre uma coisa boa quando bem feita. É um jogo que consegue unir dois estilos de gameplay bem diferentes um do outro e executar os dois de uma maneira fantástica que poucos jogos conseguem fazer.

1ª posição: Cory in the House

O que poderia ser melhor do que o melhor jogo baseado num filme já feito até agora? Um dos melhores jogos de todos os tempos, é claro! Eu lhes apresento: Cory in the House.

Alguns jogos são bons, outros são ótimos, mas apenas alguns poucos são lembrados por gerações e gerações até erem eternizados por todo o sempre. Cory in the House faz parte do último grupo de jogos mencionado, e pra um jogo baseado em um seriado da Disney sobre um moleque gordo numa casa branca, isso é algo que ninguém imaginaria que fosse acontecer.

Não deixe seu preconceito com a série cegar seu julgamento, Cory in the House é um jogo que mudou minha vida! Graças a ele eu parei de molestar cabras, arrumei um emprego decente e hoje vivo como um cidadão de bem, sem falar que esse jogo também reviveu meu cachorro que antes havia morrido de Leishmaniose e, quando eu aconselhei os pastores da igreja aqui perto a jogarem, eles se converteram e criaram uma outra religião chamada Corysmo, dedicada apenas a adorar Cory in the House.

Não escute o que a crítica especializada diz! Veja só a nota dos usuários e todas as testemunhas da pura grandeza de Cory in the House vinda de meros usuários da internet, eles estão fazendo isso porque sabem que a mídia está injustiçando Cory in the House com medo de que outras pessoas possam experimentar essa benção enquanto os reviewers ficam com o jogo só pra si mesmos. Ainda bem que isso não funcionou, porque todas as pessoas merecem jogar Cory in the House e presenciarem um jogo que faz GTA V, The Last of Us, Ocarina of Time, Final Fantasy VII e vários outros clássicos parecerem medianos em comparação.


Pois enfim... Eu iria escrever uma conclusão maior pra essa lista, mas acabei de me lembrar que ainda não joguei Cory in the House hoje, então vou já já consertar esse erro grotesco da minha pessoa e pedir desculpas a todos. Até mais, e nunca se esqueçam de jogar Cory in the House.

{ 30 comentários }

  1. "Não escute o que a crítica especializada diz! Veja só a nota dos usuários e todas as testemunhas da pura grandeza de Cory in the House vinda de meros usuários da internet, eles estão fazendo isso porque sabem que a mídia está injustiçando Cory in the House com medo de que outras pessoas possam experimentar essa benção enquanto os reviewers ficam com o jogo só pra si mesmos."

    Agora o nome do blog é Planeta Cory

    ResponderExcluir
  2. CORY >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> DESTINY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levando-se em conta que Destiny é um dos jogos mais genéricos lançados nessa geração, isso nem chega a ser grande coisa...

      Excluir
  3. O nome do ator que fez o Obi Wan é Ewan McGregor.

    E sim, ele foi o único bom ator na trilogia nova.

    ResponderExcluir
  4. Eu achava Superman Returns ruim, mas aí eu assisti Man Of Steel e comecei a apreciar o Returns um pouquinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po cara, Man of Steel é o melhor filme do Supermene.

      As lutas desse filme são insanas demais, pqp... foi tipo as lutas das HQs, MAS COM ATORES.

      Excluir
  5. Cara, a lista tava toda séria e aí isso no 1º lugar. AUAHUEAHEUHAUEHAUHEAUHEU

    ResponderExcluir
  6. eu gosto dos star wars prequels ):

    ResponderExcluir
  7. Povo fala que Star Wars Episódio 1 tem personagens ruins só por causa do Jar Jar, esquecem que tem o Darth Maul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, realmente, o Darth Maul é um puta personagem memorável. Aquela frase "Sim, mestre." que ele diz no filme é bastante inspiradora e marcante.

      Excluir
    2. Eu gosto da segunda trilogia mas dizer que o Darth Maul é um personagem marcante é foda. Aliás, eu nunca entendi pq gostam tanto dele, ele só apareceu uma vez no pior filme da franquia e nem fez tanta diferença assim pro plot.

      Excluir
    3. Acho que as pessoas gostam do Darth Maul por causa do visual dele, que eu até admito que é legal. Mas como personagem ele nem fez/falou nada no único filme em que ele apareceu e ainda por cima morreu de uma maneira bem estúpida.

      Excluir
    4. Ele é mais explorado em quadrinhos... e foi muito bem explorado no Clone Wars.

      Eu adoro a trilogia nova, e consigo entender o odio que as pessoas sentem por ela, mas não concordo com muita coisa que eles dizem tambem.

      Só a parada do Jar Jar, porque ele é tipo a Vanille mas numa galaxia muito, muito distante... Ou seria ao contrario?

      Excluir
    5. Confesso que nunca li as HQs e vi pouca coisa do Clone Wars, então não sei muito sobre o Darth Maul fora do filme. Se bem que dessas expansões do universo da série eu creio que só tive "contato" com The Force Unleashed mesmo.

      Tem coisas que eu concordo quando criticam as prequels e coisas que eu discordo, algumas vezes parece que o pessoal fazem os filmes parecerem piores do que realmente são, porém eu ainda não considero eles excepcionais. O único que eu realmente achei horrível foi o Episódio II, o ritmo da história já era lento e agora o foco do negócio por uma boa parte do tempo ficou sendo o romance do Anakin com a Padmé. E até das cenas de ação desse eu não gosto tanto assim também, nenhuma me deixou muito empolgado exceto quando o Yoda vai lá lutar com o Conde Dooku porque... Porra, era o Yoda lutando! Não dou uma foda se a cena parecia absurda ou não! Só é uma pena que ela tenha durado bem pouco, mas pelo menos a luta dele contra o Palpatine no Episódio III foi melhor ainda.

      Bem, creio que a Vanille seja o Jar Jar numa galáxia... Próxima? Ou algo assim. Mas não é uma comparação ruim não.

      Excluir
    6. Pô Ryu, cê prefere o Epi I ao II? Epi I é muito ruim cara, salvo pela cena da corrida, e pela batalha final contra o Maul (o MAAAAAUL), e graças ao Qui-Gon tambem, melhor mestre Jedi do mundo.

      Excluir
    7. Falar a verdade... Eu não assisto nenhum desses filmes faz uns 2 anos, só lembro das partes principais deles e da história, mas eu sempre preferi o I ao II porque nunca gostei do Anakin e não lembro de nenhuma cena realmente memorável dele. Talvez eu deva ver tudo de novo, mas ia ter que arrumar paciência pra fazer isso um dia.

      Excluir
  8. Esse jogo do Wolverine eu achei enjoativo pra kct, mas pelo menos é bem feito mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Superman Returns não é um filme ruim... é um filme tedioso, o que o torna ruim para um filme de super herói. Você espera ver o Superman fazendo coisas marotas la com seus poderes, mas não, você vê diálogos e mais diálogos.... bleh.... Man of Steel também não é lá essas coisas, pelo menos tem ação.

    Enfim, que bom ver Tenkaichi 3 ai. Melhor é a versão que tem musica e dialogos japoneses e o texto em inglês! Tente achar na net!

    E que pena Path of Neo fico de fora. É realmente um ótimo jogo.

    ResponderExcluir
  10. Tirei o vazio existencial da minha vida jogando Cory

    ResponderExcluir
  11. sdds ficar jogando DBZ Budokai Tenkaichi 3 no PS2 com os mano

    ResponderExcluir
  12. ''Ten minutes in I had lost two litres of blood and my children were dead. The dark god Cory calls from beyond the Nether. There is no escaping the war. He will come.''

    Faltou ar aqui de tanto rir dos reviews lá!

    ResponderExcluir
  13. USHDSAIUHDISAUDHSAIDHASIUHDSAIUHDS CORY IN THE HOUSE

    ResponderExcluir
  14. Falando em Naruto, já viu o trailer de Ultimate Ninja Storm 4?

    https://www.youtube.com/watch?v=SeBnDAD7mHE

    O final de Naruto foi uma coisa tão retardada que faz Crepúsculo parecer obra-prima, mas esse jogo me tenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que não seja tão lento quanto o Storm 3, mas de qualquer forma eu devo acabar pegando por curiosidade.

      Digo... É mais fácil eu saber a conclusão dessa história por esse jogo do que ter saco pra assistir o anime.

      Excluir
  15. Porque odeiam tanto o Homem-Aranha 3? Eu entendo que o filme dá várias mancadas e tem cenas bizarras (Como aquela da dancinha), mas pô, tem bastante coisa aproveitável.

    A cena de "surgimento" do Homem-Areia, a cena que o Peter é consumido pela Simbiose, a cena do guindaste, etc. Até a batalha contra o New Goblin chega a ser boa.

    Sim, o filme é muito fraco se comparado aos outros dois do Sam Raimi, mas acho que ele acaba sendo mediano no final das contas, jamais péssimo, como muitos dizem por ai.

    E sinceramente, prefiro assistir Homem-Aranha 3 por uma semana inteira do que ter que assistir O Espetacular Homem-Aranha 1 e 2. Aqueles dois filmes fazem Demolidor - O Homem Sem Medo parecer uma obra prima do cinema.

    ResponderExcluir
  16. Deixe-me ver se entendi, Cory in the House é que nem Hong Kong 97, é um jogo tão ruim que chega a ser bom?

    ResponderExcluir

- Copyright © Blog do Ryu - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -