Posts Populares:

Postado por: Ryu terça-feira, 25 de novembro de 2014


Ok... Antes de mais nada, eu queria dizer que essa capa acima feita por um usuário do DeviantArt chamado DeadMatter2012 é absurdamente linda e melhor do que qualquer uma das capas oficiais desse jogo. Simplesmente tive que usar ela aqui assim que vi enquanto procurava por uma imagem boa da capa desse jogo pra postar aqui, parabéns, meu amigo!

Agora sim... Sonic CD... Esse é provavelmente o jogo do Sonic que eu considero o mais confuso de todos eles. E quando eu digo "confuso", é confuso em absolutamente tudo, o jogo em si tem um design confuso e até os meus sentimentos pelo mesmo são confusos! Tem hora que eu jogo Sonic CD e acabo gostando bastante até, mas também tem hora que eu jogo Sonic CD e acabo ficando tão nervoso que me dá vontade de explodir a cabeça de alguém com uma escopeta. Esse jogo está simplesmente por toda a parte até mesmo quando eu rejoguei pra fazer essa review, foi exatamente a mesma sensação de quando eu o joguei pela primeira, pela segunda e basicamente todas as vezes passadas que eu o fiz.

Um monte de gente ama Sonic CD por algum motivo e alguns até o consideram como o melhor jogo do Sonic de todos os tempos... O que significa que provavelmente esse vai ser um "daqueles" posts, cheios de controvérsia e tal.

Pois bem, enquanto Sonic 2 estava sendo desenvolvido pro Mega Drive lá nos Estados Unidos com o Naka e o Yasuhara se matando com os problemas de comunicação do povo, no Japão o Naoto Oshima ficou encarregado de dirigir um jogo do Sonic pro Sega CD, o novo periférico da Sega na época. Assim nasceu, Sonic CD, um jogo que... Bem, na época ninguém deu uma foda porque o Sega CD não vendeu bem por ser caro pra caralho e ter uns 5 ou 6 jogos bons, consequentemente Sonic CD caiu na obscuridade no fim das contas. Mas com a chegada dos emuladores, Sonic CD aos poucos foi ganhando atenção até virar esse jogo com essa fama entre os fãs da série e ganhar um port melhorado em 2011 feito pelo Taxman da Sonic Retro que atualmente trabalha na Sega e tal.

E... Resumidamente, toda a história por trás de Sonic CD é isso. Ainda assim, existe também uma quantidade considerável de pessoas que sentem um ódio tão abominável por esse jogo que fazem com que eu pareça o Victor Silver em comparação. Então eu não sei se eu digo que Sonic CD é um jogo superestimado ou não, porque combustível pra isso eu tenho bastante, mas acho que ele não é amado o suficiente pra eu falar algo assim.

Aliás, o jogo se chamava "Sonic CD" por ser em CD, mas agora que é digital... Por que o "CD" no nome? Acho melhor criar uma sigla pra isso... Hmm... Sonic... Complete Delirium. Isso, Sonic: Complete Delirium, perfeito pra descrever esse jogo!

Enfim, sem mais enrolações. vamos ver qual é a desse Sonic CD. Sigam-me os bons!

... Ah não, pera, eu tô jogando a versão de PC de 2011 feita pelo Taxman e não o meu Sonic CD com trilha sonora do Chaves/Chapolin, perdão.

Era uma vez um planeta no meio do nada...


Acho que eu deveria mencionar aqui que Sonic CD é o primeiro jogo do Sonic a ter cutscenes animadas, mas acho que todo mundo já sabe disso, né? A primeira coisa que você vê ao iniciar o jogo, especialmente nessa versão de 2011, é uma intro que mostra o Sonic correndo por aí ao som da Sonic Boom, uma das músicas mais bregas e ao mesmo tempo legais pra caralho que eu já ouvi em um vídeo game, só perde pra Sonic Heroes em termos de breguice. Ou então o Sonic pode também estar correndo ao som da You Can do Anything se você estiver jogando com a trilha sonora japonesa, essa música não é muito menos brega que a Sonic Boom e aqui tá sem vocais, mas ok.

Enfim, o Sonic tá correndo por aí, ele acaba visitando um lago misterioso chamado Never Lake, onde uma vez em cada ano aparece um planeta chamado Miracle Planet por cima dele. Esse planeta tem um aspecto único onde é possível viajar no tempo por lá em um piscar de olhos, e isso acontece por causa do poder das sete Time Stones que ali existem, e quem conseguir essas sete pedras pode ter total controle sobre o tempo não só no Miracle Planet como no resto do mundo/universo/whatever.

E aí quando o Sonic chega até o dito lugar, ele vê que o Miracle Planet tá sendo acorrentado a uma base do Robotnik por perto, percebe que o velho dominou a porra toda e que ele provavelmente vai fazer alguma merda depois disso se não for impedido. Então Sonic vai até o Miracle Planet o mais rápido que pode e começa uma outra aventura pra lidar com o Robotenique.

Porém no meio da confusão toda, ele encontra a Amy Rose, que aqui é bem mais tolerável porque ela não fala um "Ah" e só aparece por breves períodos de tempo. Mas ok, a Amy é uma fã do Sonic que sonha em... Andar de mãos dadas com ele no Shopping. Porque talvez ela ainda seja novinha demais aí pra pensar em coisas pervertidas, então vou guardar essa piada de sexo pro próximo jogo em que ela aparecer.

Ou talvez eu nem faça piada de sexo no próximo, porque... Convenhamos, piadas de sexo com o Sonic e a Amy já são manjadas pra caralho.

Antes mesmo que a Amy pudesse fazer algo em seu encontro repentino com o Sonic, ela acaba sendo raptada pelo Metal Sonic, o novo e aparentemente melhor clone robótico do Sonic que Robotnik criou até então. Nisso, Metal Sonic vaza e então nosso herói azul precisa salvar o Miracle Planet do Robotnik e agora salvar sua "namorada" ao mesmo tempo.

Eh... Você pode dizer até que esse jogo tem mais história que Sonic 1 ou 2, mas ainda assim não é nada espantosamente épico ou complexo ou whatever e a maioria dessas coisas que eu disse aí tão no manual do jogo. O que mostra na intro do jogo é: WOW O SONIC TÁ CORRENDO E AÍ ELE ENCONTRA ESSE PLANETA CINZA ESTRANHO E VAI PRA ELE!

Mas não é como se precisasse ser um Shakespeare da vida também, isso é um platformer 2D do início dos anos 90 afinal de contas e ele nem sequer tenta ter muito mais história que isso mesmo até usando viagem no tempo mais ou menos como um tema. Bem... Pelo menos é melhor do que um outro certo jogo do Sonic que usa viagem no tempo como tema e a história é um lixo mal escrito.

... Ah não, pera, agora existem dois jogos do Sonic além desse com viagem no tempo e histórias mal escritas, perdão.

Mas que merda, Sega! Por que vocês deixam essas coisas existirem?

Ok... É uma história, sem dúvidas, e introduz a Amy e o Metal Sonic, dois personagens que viriam a estar entre os favoritos dos fãs depois de um tempo. Pessoalmente, eu acho o Metal Sonic legalzinho e a Amy chata na maioria dos jogos nos quais ela aparece, mas acho que consigo entender por que alguém gostaria dela. Digo... Normalmente os heróis que têm um interesse amoroso em alguma personagem feminina e ficam tentando direta ou indiretamente "conquistar" elas, mas o caso da Amy é que o Sonic é o interesse amoroso dela e ela é quem quer fazer de tudo pra ele gostar dela, mesmo que ele não ligue e apenas veja ela como amiga.

Eu até acho isso um bom traço dela como personagem, mas... É exagerado ao ponto de ficar obnóxio. Porque a Amy parece que literalmente não pensa em nada além de querer dar pro Sonic, chega a ser assustador até em alguns jogos. E... Bem... Eu acho que prefiro o visual moderno da Amy também ao clássico que é praticamente o Sonic rosa com um vestido.

Aliás, uma curiosidade meio engraçada é que no dito manual da versão US, a Amy na verdade é referida como "Sally", a mesma personagem lá das HQs e do desenho do Sonic SatAM. Só não sei como diabos eles confundiram isso com isso, porque francamente, viu... Vai ver os humanos daltônicos de Sonic Adventure 2 foram inspirados nesse povo que escreveu o manual americano de Sonic CD aí.

Tá bom, acho que já falei tudo o que eu tinha que falar dessa história toda.

Acho que eu tô drogado


Sonic CD é certamente um dos jogos mais visualmente insanos do Sonic, no sentido de que as fases chegam a parecer algo totalmente fora da realidade, em contraste com Sonic 1, 2 ou 3 que sempre foram cartunescos ou até fantasiosos em alguns momentos, mas as direções artísticas deles ainda tinham um leve toque de realismo ainda que era bem menos aparente do que viria a ser no futuro. Sonic CD tem o aspecto "colorido" desses outros clássicos com esteroides... Mais esteroides do que a quantidade usada pelo Zyzz em toda a sua vida.

Digo... Dá só uma olhada na Stardust Speedway e vê se você consegue dizer o que diabos é isso aí. É uma... Rodovia dourada com tubos e cornetas espalhadas por aí? Pois é, e eu realmente gosto de como essas fases são visualmente, a Quartz Quadrant é um espetáculo visual com as suas cavernas brilhantes de Quartzo (duh, é uma mina de quartzo praticamente) e o background com florestas, montanhas, cachoeiras e tudo o que poderia ser natural jogado ali e representado com formas geométricas... É absurdamente lindo. Eu até gosto da Tidal Tempest, que é uma espécie de Labyrinth com mais cores e mais suportável, e eu nunca pensei que eu diria isso sobre uma fase que seja baseada na Labyrinth.

Isso acontece porque o Sega CD, sendo mais potente do que o Mega Drive, permite que o jogo seja mais colorido e detalhado do que os outros do Mega Drive... Apesar que nem sempre eu acho que isso funciona muito a favor do jogo em si, mas depois eu falo melhor disso.

O que mais me agrada na direção artística de Sonic CD, no entanto, é como esse jogo trata esse lance do tempo e explora mais esse tema de "Natureza vs Tecnologia" da era clássica do Sonic com as versões Past, Bad e Good Futures. Essa imagem acima aí é a Palmtree Panic, basicamente a "Green Hill" desse jogo. É bonita, não é? Uma ilha tropical com montanhas, árvores, flora e fauna de todos os tipos... Bem, veja só a versão Bad Future dela.


Wow, mas o que diabos aconteceu? Esse lugar parece tão sujo, sem vida, poluído, destruído, a água é até preta/roxa de tanta sujeira, o céu tá completamente escuro e cinzento... O que é isso?

Pois bem, os Bad Futures são versões do futuro das fases onde o Robotnik dominou tudo, o local é totalmente mecanizado, lotado de Badniks, tudo o que havia de natural ali ou foi completamente destruído ou então é algum tipo de máquina. Que merda, hein?

Então tem as versões Past das fases que mostram elas em estados beeeem mais primitivos. A Palmtree Panic, que é a fase que eu tô usando como exemplo, se parece com isso, plantas mais "pré-históricas", o céu azul agora virou meio verde, as montanhas são bem menores e existe só uma cachoeira... Pois é, o passado é bem mais natural de certa forma.

E então entram os Good Futures, que... São mais naturais ainda? A natureza realmente prevaleceu sobre a tecnologia aqui? Na verdade não, os Good Futures mostram a natureza e a tecnologia trabalhando juntas e beneficiando uma a outra, a Palmtree Panic com o Good Future fica cheia de canos que transportam água limpa pela ilha, aliás águas e lagos estão por toda a parte nisso aí, as árvores parecem meio futurísticas, o cenário em si fica com cores mais vibrantes... É agradável de se olhar.

Sonic CD tem uma atmosfera mais sombria do que os outros jogos clássicos do Sonic por mostrar na sua cara o que aconteceria se o Sonic hipoteticamente fosse derrotado definitivamente pelo Robotnik e o mesmo acabasse realizando seu objetivo de dominar o mundo inteiro, o resultado disso definitivamente não é muito bonito em nenhuma das fases. Mas ele também mostra que a tecnologia em si pode ser usada pra algo além de destruir a natureza e montar coisas urbanizadas em cima, e isso... É um ponto de vista interessante até.

Bem, não tenho muito mais o que falar dos gráficos disso, o Sonic usa os mesmos sprites do seu primeiro jogo exceto que agora ele tem a animação do Super Peel Out que é legal e faz ele parecer badass... Mas o movimento em si nunca foi muito útil pra mim de qualquer forma.

Uma constante luta contra o próprio jogo


Então chega o ponto de Sonic CD onde eu seriosamente não faço ideia do que diabos pensar: O gameplay. Porque literalmente toda vez em que eu jogava esse jogo, eu realmente não sabia se gostava disso ou não.

O Sonic sozinho se porta bem parecido com Sonic 1 e 2, ele pode correr rápido, pular e rolar da mesma maneira que antes. Porém na versão original do Sega CD ele tem um Spin Dash que, francamente, é uma bosta de se usar... Porque você só pode realmente usar esse Spin Dash quando ele termina de carregar por completo, o que te faz ter que ficar parado segurando pra baixo + pulo por alguns segundos e quebrando o ritmo do jogo enquanto nos outros você podia usar o Spin Dash a qualquer hora depois de começar a carregar.

Felizmente, o Taxman viu que esse Spin Dash é um lixo e resolveu implementar o Spin Dash normal aqui, então esse jogo fica bem mais fluído consequentemente, apesar que aqui ele ainda parece meio lento em comparação com Sonic 2. Mas imagino que isso tenha sido proposital pra fazer o Super Peel Out ter mais utilidade, aquele movimento onde o Sonic carrega uma corrida com suas pernas giratórias formando um "8" e então ele sai correndo a todo o vapor quando você solta. No entanto... Eu raramente uso esse movimento pra ser honesto porque na maioria das vezes em que eu tento usar, eu acabo tomando na jabiraca.

Veja bem... O que normalmente acontece quando você sai correndo desenfreadamente jogando Sonic sem se preocupar em rolar e nem nada? Você é atingido, certo? Porque apesar de tudo, Sonic é um pouco à frente do seu tempo no sentido de que um jogo com alta velocidade assim algumas vezes pode acabar sendo atrapalhado pelo fato da tela na época não ser grande o suficiente, não existia "Widescreen" ou coisa do tipo afinal. Os desenvolvedores dos jogos clássicos do Sonic sabiam disso, e provavelmente esse foi o motivo de terem criado o roll e toda a mecânica da física pra início de conversa, um jogo onde o foco é correr rápido com uma tela não tão grande assim seria frustrante por um monte de coisa vir sem você ter muito tempo pra reagir... Aliás, os jogos do Bubsy eram exatamente isso, e esse é um dos motivos de eu odiar eles.

E o problema com o Super Peel Out é justamente esse... É legal ver a animação do Sonic correndo assim, mas é ridiculamente imprático usá-lo porque normalmente você vai ser atingido por algum inimigo ou stage hazard repentinamente... Aliás, Sonic CD nas fases mais tardias tem tanto stage hazard que tem hora que nem rolar nas horas certas vai te salvar de receber dano, mas vou deixar isso pra falar quando eu chegar na parte do level design porque eu ainda não terminei de falar da mecânica em si.

Sabe a física? Então... Na versão original ela é estranha, mas aqui com a Retro Engine sendo usada, ela ficou bem melhor quando se trata de manter momentum e as coisas que você normalmente já faz em Sonic. Porém eu ainda me incomodo com o modo como certos trechos desse jogo são "scriptados", a física simplesmente não influencia em nada naqueles tubos onde o Sonic passa rolando por exemplo. Você chega perto de um desses tubos e o Sonic já sai rolando por ele na velocidade máxima possível e passa pelo tubo inteiro.

Sabe por que isso é irritante? Porque em fases como a Collision Chaos que têm esses tubos e eles costumam te jogar pra áreas onde você fica quicando numas... Esferas quicantes mágicas... Eu acho. Mas então pode acontecer de você acidentalmente ser quicado pra algum lugar perto do tubo que te mandou pra lá, e então o Sonic desafia todas as leis possíveis da física e volta pelo tubo com velocidade total, então te fazendo ter que ir no tubo de novo e rezar pra não ser quicado pra perto do mesmo outra vez. Eu nem sei por que esses tubos são programados assim pra início de conversa, esse tipo de coisa nem ajuda em nada no gameplay em si, na verdade só torna ele mais frustrante por causa disso de eu acabar entrando acidentalmente nesses tubos e ser obrigado a percorrer a "viagem" toda neles.

No entanto, o que realmente diferencia Sonic CD dos outros jogos da série é a sua mecânica de viajar no tempo. Passando por uma placa de Past ou Future, você pode viajar no tempo pegando velocidade suficiente até o Sonic começar a brilhar e mantendo a mesma até o Sonic meio que quebrar a barreira do som e viajar no tempo pro passado/presente/futuro. O seu objetivo aqui é viajar pra versão Past da fase pra destruir o gerador de Badniks que se encontra lá pra que assim o Robotnik não possa mais dominar aquilo e deixar o futuro destruído como no Bad Future, transformando-o assim em um Good Future com tudo lindo e maravilhoso... Ah é, tem uns hologramas do Metal Sonic no passado, mas acho que eles nem são tão relevantes já que destruir eles não causa nada especial até onde eu sei.

Essa ideia parece incrível, não é? Uma maneira inovadora de botar a velocidade do Sonic em uso em um jogo dele e poderia elevar o fator de exploração a milhões de níveis afinal de contas! Infelizmente... Apesar dessa ser provavelmente uma das melhores ideias pra um jogo clássico do Sonic, é na execução da mesma que Sonic CD acaba se atrapalhando e caindo de cara no chão violentamente.


Pra essa mecânica funcionar, um jogo precisaria de um level design que parece que foi feito exatamente pra isso, Sonic CD meio que começa bem com a Palmtree Panic. O ritmo da fase é rápido, você pode viajar no tempo de várias maneiras diferentes e eu sempre gosto de fazer um Good Future nessa zona inteira justamente porque ela funciona com essa proposta. A Collision Chaos também é legal pra isso porque, sendo uma fase de pinball, você pode usar a física do jogo nas várias curvas que existem ali pra viajar no tempo e também fazer Good Futures sem muitos problemas... Ainda que eu odeie a última parte dos dois acts dessa fase onde um monte de molas ficam te mandando pra cima e um monte de bumpers no ar começam a te quicar pra lá e pra cá, mas pelo menos é meio que tragável.

Então tem a Tidal Tempest que é uma Labyrinth maior e mais extensa, e ela é um pouco mais difícil de viajar no tempo porque é uma fase meio aquática e mais lenta, mas existem trechos onde você pode pegar uma velocidade boa no caminho de cima que não tem água ou usar molas posicionadas uma contra a outra pra ficar quicando infinitamente até viajar no tempo. Eu até compreendo isso porque é uma fase aquática e essas fases por padrão já são mais lentas do que o normal, então rolei com isso e até achei essa fase divertida de certa forma.

A Quartz Quadrant também é uma fase com ritmo rápido, caminhos diferentes e esteiras pra todo canto, não é muito difícil viajar no tempo apesar de terem áreas mais fáceis por terem menos obstáculos pra desviar e menos Badniks pra matar no caminho. Porém essa fase já meio que dá um "teaser" do que vem pela frente, porque existem uns trechos de level design ruim nela, por exemplo uma das esteiras quando você bota pra te levarem pra frente terminarem te jogando em uma parede/chão com espinhos, e rolar é mais inefetivo ainda porque apesar de matar os inimigos que ocasionalmente aparecem nas esteiras, não te permite parar a tempo de evitar esse tipo de coisa. Isso quando uma esteira não te joga pra uma área onde uma daquelas pedras que caem de repente e te causam dano sem você poder reagir a tempo.

No entanto, Sonic CD realmente começa a ficar um pau no cu a partir da Wacky Workbench... Jesus, como eu odeio essa fase! O chão inteiro dela literalmente fica te quicando pra cima quando você toca no mesmo, você tem que ficar nas plataformas que ficam flutuando aleatoriamente por aí, mas é tão fácil errar um pulo e cair nesse chão pra ser quicado pra cima que não é nem engraçado. E quando você é quicado pra cima... Reze pra Deus te ajudar a cair em uma das plataformas, porque elas ficam constantemente se mexendo por aí e você tem que ter uma sorte do caralho pra cair em alguma.

Mas não é isso, eu tô só arranhando a superfície do porquê dessa fase ser uma das piores fases que eu já vi tanto em Sonic quanto qualquer platformer no geral. Por 70% da fase, existem uns "caminhos" em cima que em maior parte não chegam a lugar algum e só servem pra te fazer perder tempo, não seria tão ruim se você não ficasse constantemente sendo quicado pra cima. E pra piorar, em quase todas essas áreas tem um stage hazard elétrico que fica se ativando aleatoriamente na medida em que a fase vai rolando... Sabe o que acontece se você por acaso for quicado pra cima e esses hazards estiverem ativados? Se fodeu, nerdão, você levou um hit de graça sem nem poder fazer absolutamente nada a respeito! HA-HA! E se por acaso você não conseguiu pegar nenhum anel em sua queda e caiu no chão quicante aí de novo... Reze pra que você não seja mandado pra esse stage hazard de novo, caso contrário, você morre de graça também.

Viajar no tempo? Boa sorte em achar áreas bastante específicas dos dois acts da Wacky Workbench pra poder pegar qualquer velocidade e viajar no tempo no meio dessa merda de level design bagunçado!

A Metropolis tem um level design ruim, mas a Wacky Workbench consegue ser no mesmo nível ou até pior por ser tão consistente em manter os mesmos aspectos frustrantes da fase do começo ao fim só tornando as coisas ainda piores. Essa fase é uma bosta, eu odiava ela desde a primeira vez que joguei Sonic CD, odeio ela agora e provavelmente continuarei odiando nas futuras vezes em que eu pegar esse jogo pra rejogar, ela é A pior fase desse jogo de muito longe.

Depois dessa atrocidade, vem a Stardust Speedway, que é uma fase melhor, mas ainda assim é frustrante da sua própria maneira, dessa vez por outros motivos. A Stardust Speedway é uma espécie de labirinto, só que um labirinto sem absolutamente nada memorável, cheio de trechos automáticos, por incrível que pareça, é frustrante efetuar as viagens no tempo aqui porque ou é fácil demais ou então é difícil demais de fazer e em ambos os casos isso acaba atrapalhando de uma maneira ou de outra.

Imagine se por acaso você passou por uma placa de Future no presente, mas quer viajar pro passado porque precisa destruir a máquina pra fazer o Good Future. Então ok, vamos procurar a placa de Past... Ops! Eu acabei entrando nesse caminho automático que empurra o Sonic à toda velocidade e eu não posso fazer nada pra frear! Nãonãonãonão... Arrrrrrgh merda! Viajei pro Bad Future agora! Se você disser que isso nunca aconteceu contigo nessa fase, eu sinto em dizer que você tá mentindo, porque viajar no tempo acidentalmente até pode acontecer em outras fases, mas nessa aqui é mais frequente por causa dessa abundância de trechos rápidos e automáticos com tubos, Boost Pads e tudo.

E quando o jogo dificulta que você viaje no tempo, ele faz isso das maneiras mais arbitrárias possíveis te mandando pra caminhos onde dá pra pegar uma velocidade boa... Até você ser interrompido por algum beco sem saída ou algum buraco que leva pra uma parede ou até alguma daquelas bolas de espinho que não podem ser "mortas" e causam dano no Sonic independente dele estar rolando ou o que for, ou então tem algum daqueles Badniks verdes que ficam rolando por aí e podem bloquear ou causar dano no Sonic até mesmo enquanto ele brilha pra viajar no tempo. Aliás, essa fase adora fazer isso: Te enfiar em trechos automáticos que normalmente terminam com você sendo punido sem mais e nem menos mesmo sem você ter feito nada... E não se esqueça que se por acaso você tava quase viajando no tempo e acabou sendo impedido de alguma forma, a oportunidade e a placa de Past/Future por onde você passou são perdidas pra sempre.

O pior é quando você finalmente acha uma placa de Past, vai por um dos caminhos rápidos do jogo pra depois acidentalmente passar por uma placa de Future enquanto tentava viajar pro passado... Argh! Mas que porra de posicionamento é esse? Sabe como você faz pra jogar essa fase direito? Andando lentamente por aí e procurando as placas pra analisar o território em si e depois ver se dá pra você passar correndo e efetuar a viagem no tempo. E isso em um jogo do Sonic é simplesmente tedioso, ter que procurar áreas onde você pode correr direito sem acontecer alguma das merdas citadas acima é como ter um jogo do Megaman onde você só pode usar as armas dos bosses em locais específicos.

Então tem a Metallic Madness... Oh céus, essa fase já é uma merda sem ter que viajar no tempo só pela quantidade absurda de vezes em que uma mola te manda pra um monte de espinhos que você nunca saberia que estavam ali a menos que você já tenha jogado isso e memorizado a fase toda. E fora isso... Ela é extremamente lenta e você realmente só pode viajar no tempo em locais específicos mais difíceis ainda de achar do que normalmente. Eu não tô inventando isso, olha só esse mapa da fase, existe uma única área aí que o autor do mapa considera como eficiente pra viagens no tempo... Uma área em um único caminho dessa merda, e é claro que você tem que ficar indo devagar pra não acabar pegando uma placa de Future acidentalmente após pegar uma de Past.

Alguém poderia dizer que praticamente o jogo inteiro você tem que tomar cuidado com as placas de épocas pra onde você não quer viajar quando se está no presente e tem que saber rotas específicas pra viajar no tempo... Mas honestamente, isso nunca me incomodou nas primeiras fases enquanto virou a desgraça da minha existência nas fases da Wacky Workbench pra frente. Eu literalmente odeio ter que ficar freiando toda hora só pra ou evitar placas de Future ou então simplesmente porque eu tô tentando lutar contra o level design que tá me obrigando a viajar no tempo mesmo eu não querendo já que eu peguei uma placa de Future sem querer.


Já que eu mencionei viajar pro Bad Future acidentalmente... Qual exatamente é o ponto de viajar pro futuro nesse jogo mesmo? O Good Future até pode ter a justificativa de ser uma área que você destravou e tal, mesmo ela não tendo nada especial além do fato de ser mais fácil e não ter Badniks, mas o Bad Future é literalmente inútil. No Bad Future eu só fui parar quando viajei acidentalmente como na Stardust Speedway por exemplo, e no Good Future eu só cheguei a entrar nas primeiras fases por elas serem simples de viajar no tempo... Porém nenhum dos dois realmente tem nada de especial além dos cenários mais bonitos/feios e o level design estar um pouco diferente com algumas mudanças geográficas aqui e ali.

Tem uma certa utilidade pro Good Future que é por ele ser mais fácil, é consequentemente mais fácil pegar 50 anéis pra entrar nos Special Stages no fim das fases... Mas será que realmente vale a pena fazer isso? Porque você tem que se preocupar em pegar uma placa no passado e achar algum lugar que dê pra correr e viajar no tempo pra depois procurar uma placa de Future no presente e então repetir o processo de achar algum lugar pra viajar no tempo e assim você finalmente ir parar no Good Future. Você não acha que é muito trabalho pra uma recompensa tão simples que pode ou não pode ser útil? Afinal de contas se eu já tiver 50 anéis, eu vou me preocupar mais em terminar a fase do que em viajar no tempo, não existe um motivo específico pra eu ir pro futuro.

Meu problema com Sonic CD é justamente esse: Viajar no tempo e fazer Good Futures é esforço demais pra pouca recompensa, especialmente quando o jogo torna isso frustrante na sua segunda metade. Enquanto eu tentava rejogar isso fazendo o final bom com Good Futures e tudo, eu pensei várias vezes em dar Rage Quit por causa dessas merdas, nas primeiras fases eu viajava no tempo porque eu achava isso divertido e queria realmente zerar o jogo todo seguindo essa estrutura. Jogos são pra ser divertidos, desafiadores de uma maneira justa, Sonic CD depois da Quartz Quadrant só me puniu uma porrada de vezes por coisas que nem sequer foram minha culpa, e nada é mais chato do que se obrigar a fazer um Good Future nessas fases, nada mesmo.

Aliás, falando em futuro... Os acts 3 das fases onde você enfrenta o Robotnik já começam no futuro, deve ser pra dizer que você não tá indo lá à toa, né? Pois bem... As lutas com o Robotnik nesse jogo são bem patéticas, mais do que elas normalmente já costumam ser. É tudo uma questão de esperar ele dar a brecha óbvia pra atacar só com um ou dois hits ou ficar pegando as bolhas do escudo de bolhas que ele faz na luta da Tidal Tempest, ou então ficar se matando com a física de Pinball da luta da Tidal Tempest, ou que tal ficar segurando pra frente correndo numa esteira que destrói a cápsula onde o Robotnik tá, diminuindo a velocidade e pulando de vez em quando pra desviar de um único projétil perigoso que é mandado por cima na luta da Quartz Quadrant? Você entendeu meu ponto, né? Até o final boss desse negócio pode ser facilmente derrotado só abusando dos quadros de invencibilidade pós-hit.

A única "luta" que é razoavelmente boa é a do Metal Sonic na Stardust Speedway, e ainda assim ela é bem fácil quando você tem reflexos bons pra desviar dos obstáculos que ficam no meio da corrida com ele. Eu só queria que tivesse como você acertar o Metal Sonic também pra que isso se pareça mais com uma luta e não com uma corrida onde só o Metal Sonic pode fazer algo pra atrapalhar o oponente dele. Mas ok, das lutas desse jogo, essa é a melhor mesmo não sendo graaaande coisa também.

Sobraram os Special Stages, né? Urgh... Eu já não gosto de Special Stages por padrão, mas os desse jogo só não são piores do que os de Sonic 2. Os Special Stages se passam em umas pistas meio "Mario Kart" onde o Sonic se move automaticamente pra frente e o seu objetivo é destruir todos os UFOs no cenário, só que os controles são ruins porque o Sonic nunca para pra virar direito quando é necessário, os UFOs têm hitboxes estranhas onde você algumas vezes destrói eles acertando-os mais de lado, porém outras vezes o Sonic atravessa eles direto... Isso porque eu não falei que o timing dos seus pulos nos Special Stages mais avançados tem que ser literalmente perfeito ou então você erra o UFO que começa a se mover rápido por algum motivo e aí acaba caindo na água, consequentemente diminuindo seu limite de tempo, ou em alguma parede onde você tem que ficar virando o Sonic desajeitadamente enquanto tromba nela porque ele não pode parar de correr por um segundo. E mais uma vez, o final bom nem é muito diferente do final ruim, o que faz com que todo esse esforço de jogar pegando Good Futures ou pegando as Time Stones não valha muito a pena.

Então... A melhor opção é jogar Sonic CD sem ligar pra isso de viagens no tempo ou Time Stones e nem nada? Sinceramente... Sim, eu acho menos frustrante jogar Sonic CD desse jeito, mas é consideravelmente mais sem graça considerando que a maioria dessas fases não são tão divertidas de passar assim quanto as dos outros do Mega Drive.

Atmosfera de um lado e FESTA DURO do outro


Um ponto em Sonic CD que sempre foi um graaaaande divisor de águas é a trilha sonora. Você já deve saber o porquê disso, né? Pois bem, pra quem ainda não sabe, na verdade Sonic CD tem duas trilhas sonoras: A da versão americana composta pelo Spencer Nilsen e a da versão japonesa/europeia composta pelo Naofumi Hataya. Ambas são radicalmente diferentes uma da outra e por isso até hoje tem gente discutindo entre qual das duas é melhor em basicamente qualquer tipo de fórum ou local da internet onde alguém possa acabar discutindo sobre Sonic.

Apesar de tudo... Eu acho que jogando Sonic CD de novo, eu acabei criando uma apreciação considerável pela americana ao mesmo tempo que ainda gosto da japonesa. Muita gente diz que a americana tem umas músicas ruins/sem graça como a do final boss que é quase a mesma coisa que a de boss normal, mas a japonesa também tem umas músicas bem toscas, em especial a de boss que eu até fiz questão de trocar o MP3 quando joguei esse jogo pela primeira vez no emulador e ouvi essa música tocando durante a primeira luta com o Robotnik. Então meu ponto é que as duas trilhas sonoras têm suas músicas ruins/inapropriadas e reclamar exclusivamente de uma te torna um hipócrita do caralho.

O caso é que a trilha sonora US tem músicas mais atmosféricas, que refletem um pouco mais o ambiente em si em que o jogo se passa, enquanto a JP é mais "Pop", mais felizona e agitada, parecendo que saiu direto de uma festa em alguma discoteca japonesa aí. Por exemplo, a música da Palmtree Panic US tem uma sensação "tropical" tão na cara que parece até que o meu quarto de repente também virou uma ilha tropical cheia de palmeiras, montanhas e loops enquanto eu jogava essa fase. Já a música da Palmtree Panic JP tem uma batida toda agitadona com umas vozes gritando "YEAAAAH!" como se estivesse te hypando porque você tá jogando a primeira fase do jogo e tal.

Como eu já gosto mais de músicas atmosféricas a trilha sonora US acabou apelando mais pra mim, apesar de eu preferir algumas músicas da versão JP como as da Collision Chaos, da Tidal Tempest e a do final boss que é simplesmente fantástica apesar da luta ser uma merda. Mas no geral... A trilha sonora US me agrada mais, eu simplesmente adoro como a música da Quartz Quadrant Bad Future soa incrivelmente melancólica e deprimente caindo bem com um cenário completamente destruído, poluído e desprovido da beleza que a sua versão do presente/passado tinha. Assim como também gosto de como a música da Stardust Speedway Good Future é totalmente energética e satisfatória de ouvir depois de se dar ao trabalho de mudar o futuro ruim de lá.

Tem gente que diz que músicas como a Quartz Quadrant Bad Future US são "deprimentes demais" pra um jogo do Sonic... Mas porra, o que diabos você queria que tocasse em uma linha do tempo alternativa onde o Robotnik vendeu e dominou/destruiu tudo? Festa no Apê? Vai sentar no colo do Kid Bengala com essa conversa, vai! A música JP desse mesmo cenário pra mim é tão bizarramente fora de lugar que chega a ser engraçado, justamente por ela ser agitada e ter um vocal falando algo tipo "Y'all hear this thing? Yo!" ou algo do tipo.

Eu poderia descrever mais e mais de outras músicas da versão US que eu também gosto bastante como Stardust Speedway Bad Future, Palmtree Panic Good Future, Wacky Workbench Bad Future, Metallic Madness Present e Bad Future... E devem ter outras que agora não me vêm na cabeça. Aliás, as músicas "Past" das fases são as mesmas nas duas versões... Não me pergunte o porquê disso, mas ainda bem que a maioria delas são boas também, né?

Wow, eu não achei que gastaria tanto texto assim só falando da trilha sonora de um jogo em uma review.

Considerações finais

Então... Acho que realmente não tem jeito, minha reação a Sonic CD continua sendo um belo dum "Eh". Eu não esperava mudar radicalmente de opinião sobre esse jogo, porém eu fico meio irritado com o fato de que ele consiga executar uma ideia tão boa de uma maneira tão sem graça na maior parte do tempo. A impressão que eu tenho é que Sonic CD é um jogo que parece estar em desacordo consigo mesmo, como se uma parte dele estivesse se esforçando ao máximo pra ser divertida enquanto outra parte se esforça igualmente pra não ser divertida.

O resultado disso é um jogo que vai de agradável pra frustrante e vice-versa o tempo todo, e isso... Seriamente é o aspecto desse jogo que mais me irrita, eu realmente tento gostar dele tanto quanto muitas pessoas gostam, mas não consigo! Esse jogo é tão estranho... Tão... Estranho... Por que ele tem que ser assim? Por que não poderia ser um jogo do Sonic tão bom quanto a trilogia do Mega Drive que usasse seu próprio conceito único ao seu favor ao invés do contrário?

À essa altura eu provavelmente já deixei um monte de gente nervosa por ter falado que Sonic CD não é lá essas coisas... Mas eu não odeio esse jogo também, ele teve sua relativa importância pra série e um potencial grande que infelizmente não foi e provavelmente nunca vai ser realmente aproveitado. O que eu quero dizer é que Sonic CD não é o melhor jogo do Sonic que eu já joguei, mas também não é o pior, tá entre os jogos clássicos da série que eu acho simplesmente medianos. Provavelmente vale a pena jogar Sonic CD por ser um jogo tão "curioso" do Sonic com um certo charme próprio, mas não espere algo incrível como Sonic 2 ou Sonic 3 & Knuckles, definitivamente você vai se decepcionar se for com expectativas altas assim.

Prós:
+ A mecânica de viajar no tempo é uma excelente ideia.
+ Uma das melhores direções artísticas da série.
+ Tanto a trilha sonora US quanto a JP são boas das suas próprias maneiras.
+ O jogo tem alguns momentos memoráveis.

Contras:
- O level design constantemente entra em conflito com essa boa ideia das viagens no tempo.
- Provavelmente os bosses mais sem graça da série clássica.
- Os Special Stages são simplesmente uma bagunça.
- Podia ter algo especial pra se fazer no futuro.

Gráficos: 9/10
Enredo: 7/10
Gameplay: 6/10
Som: 8/10
Conteúdo extra: 5/10

Veredicto:

{ 33 comentários }

  1. O HINZ VAI TE XINGAR EM INGLES

    ResponderExcluir
  2. não vai me dizer que o outro jogo horrivel com viagens do tempo com o sonic é boom não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ha vai tomar no cu da sega da big red button empresa que foi feita pelos zeladores da nautghy dog!!

      Excluir
    2. "empresa que foi feita pelos zeladores da nautghy dog!!"

      HueHUEhUHEUhUHuhUEheUehuhe

      Excluir
    3. https://pbs.twimg.com/media/B3EF5LyCQAELvsd.png

      Excluir
    4. Mas o Sonic Boom não tem viagem no tempo como um tema central que nem o 06 e o CD.

      Excluir
  3. Mas você não acha que o jogo ia ficar muito fácil se desse pra viajar no tempo de maneira simples como nas primeiras fases?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, porque viajar no tempo já é um esforço por si só por você ter que manter uma velocidade constante, e ainda assim isso poderia ser melhor executado.

      Excluir
    2. vdd, aposto que nas fases do sonic 3k daria pra viajar no tempo de boa

      Excluir
  4. Ryu prefere a ost americana do que a japonesa?

    TOCA AQUI SEU FDP, TE AMO

    ResponderExcluir
  5. Não curto mto esse Sanic, só a Palmtree Panic e a Stardust Speedway.

    ResponderExcluir
  6. "Pois bem, enquanto Sonic 2 estava sendo desenvolvido pro Mega Drive lá nos Estados Unidos com o Naka e o Yasuhara se matando com os problemas de comunicação do povo"

    Que problemas de comunicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque o jogo tava sendo desenvolvido nos EUA e não só o Naka como outros caras da Sega do Japão foram pra lá e ficava meio difícil pra eles colaborarem entre si porque falavam línguas diferentes e tinham outros costumes.

      Excluir
  7. Terminei de ler a porra toda. Gostei bastante da review, concordo em partes e discordo em outras, mas no geral foi uma análise bem animada do jogo. Parabéns na redação, Ryu.

    "Sonic CD é tipo usar várias drogas e tentar jogar Sonic sob efeito delas" - Essa review in a nutshell

    ResponderExcluir
  8. Eu sou uma das pessoas que odeiam esse jogo, não suporto nenhuma fase depois da Palmtree Panic, eu toda hora ficava sendo quicado pra lá e pra cá e acabava perdendo aneis por algum badnick que eu não tinha como evitar ou então era atirado em espinhos ou o hazard elétrico da Wacky Workbench que você falou aí. A ideia de viajar no tempo é realmente boa, mas parece que esse jogo foi feito por um time amador que queria fazer um fan game sem saber como montar fases direito, que nem as pessoas que fizeram aquele S Factor Sonia and Silver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tive problema com as fases da Palmtree Panic até a Tidal Tempest. A Quartz Quadrant tem uns level designs ruins aqui e ali, mas no geral pelo menos dá pra jogar e viajar no tempo sem muitos problemas também, então eu gosto um pouco dessa fase.

      Já as fases a partir da Wacky Workbench realmente são umas merdas pra jogar da maneira como o jogo quer que eu o faça. No fim das contas, eu acho Sonic CD mediano porque esse jogo tem seus momentos, só que ele realmente tá por toda a parte e pode ficar frustrante bem rápido. Consigo entender por que alguém odiaria, mas eu não consigo enxergar esse jogo como essa aberração que alguns fazem parecer que é.

      Excluir
    2. Ele não foi criado pela equipe original, então é óbvio que seria diferente.

      Minha opinião é parecida com a do Ryu, esse jogo tem alguns dos melhores e os piores level designs da série clássica.

      Excluir
    3. Eu sei que não foi feito pela equipe original, mas isso não justifica os level designs horríveis.

      Excluir
  9. Admito que sua nota me espantou um pouco, se eu fosse um cara que tivesse jogado esse jogo inúmeras vezes na época num SEGA CD, eu acho que estaria soltando os cachorros em cima de você agora kkk! Mas o que importa é que a nota ficou condizente com a análise. E sobre sua análise em si, eu acho que ela ficou muito boa e detalhada, eu só não me vi tão incomodado com os problemas citados nela quando eu joguei o SCD. Talvez isso tenha ocorrido pelo fato de eu ter fechado esse jogo apenas 1 vez, esquecendo de me atentar às falhas. Mas sério, eu acho que a Toot-Toot Sonic Warrior deveria ser a música oficial da abertura do jogo, na minha opinião a Sonic Boom não passa nem metade da sensação de fodacidade daquela animação, mesmo ela sendo uma ótima música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um amigo que ficou puto com isso dizendo que eles deixaram os level designs assim pro jogo ficar desafiador e bla bla bla. No fim das contas deu uma discussão lá no Facebook e acabou não indo a lugar nenhum porque ele tava pensando de uma forma completamente diferente da minha no fim das contas. Mas se faz tanto tempo assim que você não joga Sonic CD, eu aconselharia a dar uma olhada melhor e ver se essas reclamações não são verdadeiras, porque pelo visto você não tem toda aquela nostalgia por ele que nem esse meu amigo por exemplo.

      Já sobre as músicas... Eh, eu acho que prefiro a Sonic Boom porque acho ela mais bonita, mas gosto da You Can do Anything também é cativante da sua própria maneira.

      Excluir
  10. Bela análise. Btw, a fanart é linda mesmo, mas, poxa, a capa japonesa da versão PC tem uma atmosfera bem épica também.

    http://img4.wikia.nocookie.net/__cb20130311125631/sonic/images/3/3f/JP_Sonic_CD_ROM.png

    Sonic CD é de fato meu Sonic favorito. Gosto do tema, dos cenários (tirando a Collision Chaos que no presente é, imo, um ataque epilético em forma de fase e a Wacky Workbench por motivos já mencionados por você), adoro as músicas JP/EUA e as animações mas concordo que o level design é realmente um dos piores na série. É incrível como jogo faz questão de te parar ou meter um badnik na sua frente quando você quer viajar no tempo. Manter velocidade constante é muito difícil.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sabia dessa capa da versão japonesa, pra mim era aquela do Sonic ficando de frente com o Metal Sonic e essa imagem aí era só um wallpaper, mas ficou legal.

      Agora que lembrei, existe um fan game baseado nesse jogo chamado Sonic Time Twisted ou algo assim, pela demo que tinha na SAGE desse ano pareceu bem promissor apesar dos crashs nas viagens no tempo acontecendo aleatoriamente. Espero que não seja cancelado no fim das contas, porque eu quero ver esse conceito do CD aplicado de uma forma melhor.

      Excluir
    2. Na minha opinião, a demo de Sonic Time Twisted foi a coisa mais interessante da SAGE 2014. Até agora, dá para dizer que o jogo é Sonic CD 2, mas com um level design não tão aborrecedor quanto o original. Um pouco mais de polimento e o jogo vira algo digno de Sonic: After the Sequel.

      É engraçado ver coisas assim serem feitas por amadores e observar que a Sega, uma empresa feita por profissionais, não consegue criar algo com o mesmo impacto para o Sonic 2D. Sem desmerecer os jogos portáteis e Sonic 4 ep. I & II (yep, gosto desse jogo), mas esses fangames bem-feitos me animam mais do que qualquer um desses títulos. Dá para ver muito mais capricho e carinho neles.

      Excluir
  11. Cara, eu não curto muito a trilha americana porque algumas músicas do presente (que é onde você passa a maior parte do tempo) são bem esquecíveis: Exemplos: Stardust Speedway; Metallic Madness e Collision Chaos. Apesar da americana ter uma atmosfera melhor, ela se destaca apenas em algumas músicas, enquanto a japonesa tem um conjunto superior.

    ResponderExcluir
  12. 1 Motivo pra não jogar Sonic CD
    o som do pulo do Sonic não ser o mesmo dos anteriores

    ResponderExcluir
  13. sonic generations tb não tem uma historia exatamente boa(o game é bom mais a historia anda de mãos dadas com os outros games com viagens no tempo sendo uma historia bem "meh")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a história do Generations é sem sal, mas pelo menos o jogo não fica tentando fingir que ela tem alguma importância.

      Excluir
  14. espera ai eu fui no prev e foi pro review do sonic 1 cade o review do sanic 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tá linkado na review do 1 se eu não me engano, mencionei que não ia refazer a dele e a do Lost World por serem as definitivas já.

      Excluir
  15. o LD desse jogo é fraquinho msm

    ResponderExcluir
  16. A trilha AMERICANA é maravilhosa, melancólica, épica! Só o presente da Metallic Madness já humilha a trilha JP inteira que aliás é tosca demais, aquele japa cantando um RAP niponicoem algumas fases, não dá mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Eu acho as duas osts desse jogo chatas, nunca entendi pq tanto fã de Sonic goza com essas músicas.

    As músicas da trilogia do Mega dão um pau nessas do Sonic CD tranquilamente.

    ResponderExcluir

- Copyright © Blog do Ryu - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -