Posts Populares:

Postado por: Ryu segunda-feira, 24 de março de 2014


Meu deus, gente, por acaso eu afirmei alguma vez que eu não faria uma review de Twilight Princess? Se eu fiz dos seus dois antecessores, não poderia fazer mais sentido eu continuar e mover pro próximo Zelda, não precisavam ficar me perguntando tantas vezes no ask.fm ou nos comentários daqui se eu vou ou não fazer uma review desse jogo. Eu só não passo o dia inteiro jogando Zelda, mas finalmente consegui ter saco pra jogar esse até o final e começar uma review.

Antes eu vou tentar esclarecer algumas coisas, então... Já repararam que a review de Skyward Sword que tinha aqui e não era minha desapareceu misteriosamente e ninguém sabe como? Então já que isso aconteceu, eu vou fazer outra review desse jogo quando jogá-lo no futuro, mas por agora eu vou fazer de Twilight Princess mesmo que é mais cronologicamente correto, Skyward Sword de novo só depois de um bom tempo... E se por acaso você estiver se perguntando, eu estou jogando a versão de GameCube de Twilight Princess, mas colocada em um Wii e jogada com um controle do próprio GameCube, eu ia querer a de Wii mesmo, mas ouvi dizer que ela é pior do que a original, então deixei pra lá.

Tudo explicado... Agora voltando pra Twilight Princess... Como você já deve ter visto, eu não sou muito entusiasmado com Zelda em 3D, tirando Majora's Mask, os outros que joguei nunca me empolgaram o suficiente pra terminar mais de uma vez... Incluindo Ocarina of Time, que apesar de tudo eu reconheço que é um ótimo jogo, só não é a coisa mais perfeita do mundo que o povo adora afirmar ser. Mas se tem um jogo de Zelda em 3D que eu cheguei muito perto de querer parar de jogar sem nem ao menos terminar a primeira vez, esse jogo é Twilight Princess.

E eu vejo que não sou só eu, de acordo com uns amigos meus que são mais presentes na fanbase de Zelda mundo afora, esse é o jogo mais controverso entre eles. Muita gente odeia Twilight Princess com a fúria visceral de um Pit-Bull raivoso e fala como se esse jogo fosse uma espécie de Sonic '06 dessa série, mas tem um outro lado da fanbase que ama e defende ele como se fosse uma relíquia sagrada.

De fato, eu sou mais pro primeiro lado do que o segundo, realmente não gosto muito de Twilight Princess, apesar de não achar ele tão ruim quanto esses caras dizem ser. Mas eu consigo entender por que odeiam esse jogo, de todos os Zeldas que eu joguei, esse é um dos mais fracos, se não O mais fraco deles... E isso é dizer bastante coisa pra uma franquia da qual a maioria dos jogos 3D nunca me impressionaram muito.

Será que... É por isso que tanta gente queria que eu jogasse esse jogo e postasse uma review aqui? É porque eles odeiam esse jogo e querem me ver ficar nervoso com ele? Pois eu acho que vocês vão ficar decepcionados, porque eu não odeio esse jogo, eu só não gosto dele também, é um daqueles jogos que pra mim não faria diferença alguma se existisse ou não. Mas eu vou botar todos os pontos aqui, até porque minha experiência com ele não foi totalmente negativa afinal de contas, então sem mais enrolação, vamos começar.

E assim começa o Crepúsculo...


Se Majora's Mask resolveu escolher uma ambientação nova, Twilight Princess resolve voltar com o bom e velho reino de Hyrule pra quem por acaso sentia falta. Eu? Bem, eu tava ótimo com Termina, era um lugar diferente com uma atmosfera toda inédita depois de uma caralhada de jogos anteriores se passando em Hyrule, coisa que realmente me fez sentir até uma espécie de "alívio"... Mas eu não vejo problemas em voltar pra Hyrule desde que não seja a mesma coisa de sempre.

Então conhecemos o protagonista: Um novo protagonista chamado Blink que vive na Ilha de Korodai e luta contra as forças do temível novo vilão... Bah! Todo mundo já sabe que o protagonista é o Link e ele começa em alguma vila cheia de crianças e amiguinhosrsrs chatos até que alguma coisa acontece e aí a história começa a ficar interessante! Pois é, nesse jogo não é diferente, Link é um jovem ordinário que vive na vila de Ordon e faz favores pras pessoas porque todo mundo lá parece que só arranja problemas e não consegue se virar pra resolver.

Então a história realmente começa a caminhar quando Rusl, o mentor de Link, o pede pra levar uma espada que ele forjou pro Castelo de Hyrule como presente pra Família Real. Só que aí de repente, Ordon é atacada por Bulblins, eles sequestram as crianças e Link acaba levando uma porrada do líder deles na cabeça e desmaiando.

Algum tempo depois, ele acorda e percebe que tem alguma coisa errada e vai correndo para o resgate na direção de Ordon! Mas no fim das contas ele é puxado por um demônio ou coisa do tipo, mas consegue se safar porque aparentemente o símbolo da Triforce na mão dele começou a brilhar e fez com que o demônio o largasse... Porque trifags can't Newforce!

... Ou algo assim.

Então o Link inexplicavelmente começa a se transformar num lobo...

OH NÃO, JESUS CRISTO DO CARALHO! NÃO PODE SER, É O WEREHOG TUDO DE NOVO! AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHH!

Tá bom... Perdão... É que eu ainda não superei esse trauma totalmente... Vou continuar a review sem surtos...

Então ele desmaia de novo e dessa vez acorda numa prisão e se depara com uma criatura chamada Midna, e a primeira impressão que temos dela é que eles realmente sentiram a necessidade de fazer a câmera dar um close na bunda dela enquanto ela se apresenta.

Eu não tô nem brincando, olha só aí!

E esse corpo dela parece o que? O de uma criança de no máximo uns 5 anos de idade mais ou menos. Porra, Nintendo! E eu achava a Square Enix doentia por sexualizar garotas de 15 anos de idade, mas vocês hein...

Apesar de alguns desentendimentos, Link acaba saindo da sua prisão com a ajuda do REAL SUPERPOWER OF TEAMWORK com a Midna, então mais tarde eles encontram uma mulher encapusada numa torre do Hyrule Castle. Ela explica que Link se encontra num local chamado Twilight Realm, que é basicamente uma versão encapetada do reino de Hyrule numa dimensão paralela onde todas as pessoas se tornam espíritos e o Link por algum motivo não e só toma a forma de um lobo, e obviamente, que a Midna é uma residente dessa dimensão.

Hyrule foi transformada no Twilight Realm quando houve uma invasão liderada pelo rei do MAAAAAL Zant, e como o seu exército de monstro de sombras genéricos eram fortes demais pro exército real de Hyrule, a Princesa Zelda se rendeu e o reino todo foi tomado por um elemento negro chamado Twilight... Wow, Twilight parece ser o nome de tudo de ruim que existe, primeiro aquela série abominável da Stephenie Meyer, agora isso aí.

... Será que existe alguma relação entre os dois e esse Twilight aos poucos transforma todo mundo em vampiros pederastas e lobos pedófilos? Digo, o Link acabou de virar um lobo, começa a andar junto com a Midna que parece uma criança e... Oh não, pelo amor do Cedrico! Esse Zant realmente é mais terrível do que o Ganon tentou ser em toda a sua carreira!

E VAI TOMAR NO CU, STEPHENIE MEYER!

Onde é que eu estava? Ah é... Twilight, Zelda, Zant, etc... Então, Hyrule foi dominado pelo Zant, e a única pessoa que pode mudar isso e salvar o dia é, obviamente, o Link, porque ele é o protagonista! O guerreiro da luz! O campeão das deusas da Triforce! O herói do tempo! O... Ok, você já sacou. E como ele vai fazer isso? Mas é claro, indo até templos espalhados por aí e coletando artefatos que o deixarão forte o suficiente pra porrar o vilão principal, ora bolas! Os artefatos dessa vez são os chamados Fused Shadows que possuem poderes mágicos e você já sabe como é daqui pra frente... Mas primeiro ele precisa conseguir se transformar num humano/elfo de novo.


Zelda nunca teve o enredo propriamente dito como seu ponto mais forte... E não venha falar merda pra cima de mim, você sabe que isso é verdade! Zelda sempre apresentou o estabelecimento mais simples possível pras histórias: Um jovem comum que vive num vilarejo acaba sendo escolhido pelo destino pra salvar o mundo do vilão, e então ele embarca numa jornada pra ficar mais forte e conseguir cumprir seu objetivo. Sem mais e nem menos.

Acho que o único que foge mais ou menos desse padrão é Majora's Mask com aquela situação toda da Lua cair no mundo e tal... Eu digo mais ou menos porque ele meio que é uma sequência de Ocarina of Time em uma das linhas do tempo da série, então é claro que a premissa seria um pouco diferente, mesmo que ainda simples.

O que tornava histórias de Zelda boas eram as atmosferas que elas criavam, tanto A Link to the Past quanto Ocarina of Time passam a sensação de que você, um carinha qualquer aí, realmente tá embarcando em uma grande aventura que vai decidir o destino do mundo. Até em ambos um personagem importante morre no início pouco antes de te ensinar alguma coisa pra você poder realmente começar sua jornada: O tio do Link que dá a espada e o escudo pra ele no primeiro caso, e no segundo caso a Deku Tree que prepara o Link pra treta toda, conta a história da Triforce e do que ele precisa saber, então depois dá a Kokiri Emerald antes de morrer. E os dois jogos te mostram como o mundo vai ficar se você não salvá-lo através do Dark World e do mundo com o Link adulto.

Majora's Mask deixa essa atmosfera mais pesada porque lá você não tá tentando impedir um apocalipse que corre o risco de acontecer depois, o apocalipse JÁ tá acontecendo e você é o único que pode fazer alguma merda pra mudar! Então você conhece as pessoas de Termina e os seus problemas, podendo se "ligar" bem mais com essas pessoas do que nunca devido ao fato de serem personagens bem mais elaborados do que os NPCs normais dos outros jogos, faz as sidequests, aprende sobre o mundo, que é totalmente diferente do que você viu nos outros jogos anteriores... E claro, você tem que fazer uso de viagem no tempo até poder salvar o mundo de vez.

Como Twilight Princess passa essa atmosfera? Bem... A história começa tão chata quanto a de um jogo 3D de Zelda poderia começar, com o Link na sua vila tendo que fazer favores pros outros, lidando com os amigos dele e tal. Mas pra falar a verdade, eu não sei por que eles tornam essas partes no começo do jogo tão desinteressantes, isso acontece em Ocarina of Time até você poder entrar na Deku Tree, sair da sua vila pra se aventurar no mundo afora, também acontece em Majora's Mask na Clock Town... Seria porque os personagens são irritantes? Chatos? Burros? É uma mistura dos três no caso de Twilight Princess.

Ao contrário dos outros jogos onde os amigos do Link são só os amigos do Link que você provavelmente vai esquecer depois, Twilight Princess tenta realmente te fazer gostar dos amigos do Link e te faz passar o máximo de tempo possível com eles até a história realmente começar... Não é uma ideia ruim, mas acontece que nenhum dos amigos do Link é realmente legal, as crianças são irritantes e burras e a maioria dos outros caras da vila só sabem encher o saco pra pedir favores. De todos esses, os únicos personagens que eu gostei foram o Rusl porque ele meio que faz o papel do tio do Link antes, mas sem morrer em algum ponto... E também gostei da Ilia porque ela me lembrou da Saria.

Mas então a história melhora quando você conhece a Midna, a Zelda aparece, o vilão é estabelecido e bla bla bla... A melhor parte dessa história é o modo como a Midna foi introduzida e a relação dela com o Link... Ou comigo já que ele não fala por quererem que você se sinta na pele dele ou coisa do tipo... Quando eu vi a Midna pela primeira vez lá quando o Link tava preso, eu juro que eu queria fazer com que o Link arrancasse o couro dela com suas presas, porque ela era muito chata com aquelas provocações, nem o próprio Link parecia gostar dela, as caras que ele fazia quando ela falava com ele davam a impressão de que ele tava a um pelo de abocanhar a cabeça dela e arrancar fora.

Então eu pensava "Ah nem... Mais uma sidekick irritante...", só que ao contrário da Navi e da Tatl... Eu fui gostando mais da Midna com o tempo que eu passava com ela, aos poucos ela foi ganhando a confiança do Link e vice-versa até que os dois ficassem próximos e começassem a se importar um com o outro. A Midna na verdade tem um desenvolvimento bom, coisa difícil de achar nessa série, de início ela só queria usar o Link pra pegar as Fused Shadows e acabar com o Zant por si mesma. Só que como ela não é tão filha da puta, ela acabou ficando tocada pelo heroísmo do Link e assim foi aos poucos mudando pra melhor, tudo isso acontecendo naturalmente.

O jogo até faz umas insinuações de que o Link e a Midna acabam desenvolvendo uma relação amorosa pelo modo como eles acabam agindo um com o outro mais tarde no jogo, por exemplo na parte do Gerudo Desert onde a Midna conta toda a história por trás dela finalmente e aí pergunta pro Link se ele vai junto com ela procurar o Mirror of Twilight enquanto bota a mão na bochecha dele e ele só sorri... Mas... Erm... Eu prefiro acreditar que isso é só amizade mesmo... Enfim, eu gosto da Midna, tanto que botaria ela num Top 5 de melhores personagens de Zelda tranquilamente, e se você discorda, foda-se! Foda-se e morra!

Também tem o Zant, que por incrível que pareça, também era um vilão bom... Eu disse "era" por um motivo, mas ainda chegarei lá... Tanto o Zant quanto a Midna são de uma raça antiga que habita o Twilight Realm, mas ele ficou puto quando ele seria o próximo a assumir o trono e acabou sendo chutado pra que a Midna governasse no lugar dele. Então sendo o bom vilão que ele é, Zant ficou putasso por isso, atacou o Palace of Twilight, mandou a família real ir dar pro cavalo e usurpou o trono da Midna transformando ela nesse bichinho aí que você vê agora e mandando ela pra fora do palácio, e assim ele começou a governar com seus poderes mágicos sinistros. Mas na verdade o Zant tem uma boa motivação pra isso tudo, os Twili ficavam só presos a essa dimensão do Twilight Realm, sem poder sair pro mundo afora e nem nada, e ele odiava isso porque se sentia como um animal numa gaiola, então ele começou a expandir isso até chegar em Hyrule.

Então... Eu disse que o Zant "era" um bom vilão... Mas o problema é que, previsivelmente, ele é descartado perto do final e aí é revelado que na verdade o Ganondorf estava por trás de tudo... O que? Você realmente considera o Ganon ser o vilão principal de um jogo de Zelda como spoiler? Meua migo...

O caso é que o Ganon é um vilão muito menos interessante que o Zant nessa história, ele só aparece no final porque ele é o vilão principal da série. O Ganon foi derrotado lá em Ocarina of Time, depois capturado pelos Sages e tava pra ser executado pelos seus crimes, só que a Triforce do Poder impediu que ele fosse morto, então eles não tiveram outra escolha a não ser mandar o cara pro Twilight Realm pra que ele não cause mais problemas no mundo normal.

Wow, que bando de babacas! A solução pra fazer com que o Ganon não cause problemas no mundo normal é mandar ele pra uma outra dimensão também habitada por seres vivos porque se ele causar problemas lá, vai ficar só por lá? Eu pensava que esses caras fossem mais bondosos pra figuras que são tão cultuadas nos mitos da série... Mas enfim, tá aí, o Ganon foi mandado pro Twilight Realm e aí ele usou o Zant pra conseguir o que queria. Surpresa? Definitivamente não...

E assim como o Ganon é praticamente forçado na história, tem muita coisa nesse jogo que realmente parece forçada ou pouco desenvolvida... Mas o que realmente mais me incomodou nessa história é que é dito nela que as Fused Shadows são perigosas porque podem corromper quem as possui, e isso realmente me deixou intrigado porque o Link começar a desenvolver um lado mau em si mesmo e lutar contra isso internamente parece incrível. E até tem uma cutscene onde ele é atormentado na sua mente por vários "Links malignos", ou seja, as Fused Shadows tão fazendo efeito e realmente tem coisa pela frente!

... E depois disso esse assunto nunca mais é tocado de novo. Sério, depois dessa cutscene, acabou, o Link nunca tem nenhum problema com isso e é o cara legalzão que ele é pelo resto do jogo todo, isso foi tão brochante que eu realmente fiquei irritado, parecia que o jogo tava sendo "dark and edgy" só por ser. Pra que botar uma cena dessas lá sendo que ela não tinha significado nenhum e não mudou em nada a história? Você não indica uma coisa tão promissora assim pra simplesmente abandonar ela do nada, isso é narrativa de fanfic!

Então... Sim, essa história joga fora uma oportunidade enorme de ser mais profunda com esse conceito, e isso realmente machuca a história porque isso era uma das coisas que eu mais antecipava no jogo, eu pensava que ele fosse pegar esse lance do herói que tinha nos outros e adicionar esse twist... Então pois é, esse aspecto junto com o Ganon no final e o ritmo geralmente lento deixam a história bem menos interessante do que ela era pra ter sido, mas ela tem seus acertos grandes também como a backstory toda do Twilight Realm, a Midna e o Zant enquanto não é descartado lá perto do final.

No fim das contas, é uma história decente apesar de um pouco decepcionante.

Por que tão cinzento?


Antes desse jogo, teve Wind Waker, que trouxe um tom mais cartunesco nos visuais... Mas esse aspecto dele não tinha sido muito bem recebido porque o pessoal achava diferente demais dos outros jogos de Zelda em 3D. Então com Twilight Princess, eles decidiram fazer um jogo com os visuais mais realísticos possíveis pra nos levar exatamente de volta à vibe de Ocarina of Time.

Aliás... Sim, esse jogo tenta desesperadamente ser um "Ocarina of Time 2", é óbvia demais a inspiração e você vai me ver fazendo comparações não só com ele mas com outros jogos anteriores da série ao longo dessa review, então prepare-se.

Agora falando dos gráficos em si, eu já vi muita gente falar que esse jogo é feio pra caralho, que parece um jogo de Nintendo 64 e etc... Mas na verdade nem é esse o caso, sério, tecnicamente o jogo tem gráficos bem decentes pro GameCube, o Link tem um modelo bem detalhado apesar de eu achar as expressões faciais dele meio "meh", a maioria dos personagens também seguem a mesma linha e os cenários têm texturas tão ricas quanto a época permitiria.

Ah, e claro, esse jogo tem o melhor efeito de água que eu já vi em Zelda até agora, contando com Skyward Sword que saiu depois. Os reflexos, as ondulações, a visão distorcida debaixo d'água tá tudo ali e na época era realmente difícil achar um jogo com efeitos de água assim, e parece impressionante mesmo hoje em dia.


Eu creio que o ponto negativo de Twilight Princess visualmente seja que os cenários do jogo parecem não conseguir ter muita variedade nas cores e isso acaba afetando a direção artística do jogo. O jogo quer ter uma atmosfera mais sombria e com isso apresenta cenários não só mais realísticos como uma evolução de Ocarina of Time como torna eles um tanto opacos, e isso acaba virando um problema por ser feito em excesso.

Sempre tem pelo menos uma cor que ocupa 80% do cenário no jogo. Em alguns lugares como o Gerudo Desert isso faz sentido, afinal aquilo lá é um deserto completamente baldio, então o tom marrom/bege ocupar quase tudo por lá, na verdade eu até acho essa uma das áreas mais bonitas do jogo... Mas outros lugares como o Snowpeak são desnecessariamente cinzentos e quase sem vida, isso tinha me lembrado da fase de neve em Sonic '06 que também era bem feia porque quase tudo nela era cinza.

Daí tem lugares como a Kakariko Village e Death Mountain que são tão marrons que até me davam dor nas vistas de vez em quando, o Zora's Domain do qual os lugares ou são quase predominantemente cinzas ou então predominantemente verdes... Entendeu? Esse jogo não é exatamente conhecido pela sua variedade de cores nos cenários, e eu também acho que isso atrapalha um pouco a apreciar os cenários e a arte do jogo. Mas nem todos os cenários são feios, além do próprio Gerudo Desert, eu também gosto bastante do Hyrule Field, da Castle Town, da maioria das dungeons e da Faron Spring/Woods.

Então eu não acho esse jogo tão feio quanto fazem parecer, mas realmente fiquei um pouco incomodado com essas cores repetitivas dele... E o mais bizarro é que eu acho que ainda assim esse estilo combina com esse jogo, eu não consigo imaginar ele com gráficos diferentes nem se eu tentasse.

Eu já não vi isso antes?


A primeira coisa que você vai notar em Twilight Princess é o quanto o jogo demora pra "começar"... E caralho, como demora... Quando eu mencionei o Link fazendo favores pros outros na história, eu me referia aos tutoriais do começo do jogo, e como eu disse antes, Twilight Princess quer te envolver mais com os personagens da vila natal do Link, só que além da maioria dos amigos do Link serem um bando de mongoloides, o que você faz durante esse período é tão monótono quanto você pode imaginar.

O começo do jogo te põe pra montar na Epona e sair guiando bodes pra dentro do estábulo deles porque o fazendeiro que cuida deles está tendo problemas pra fazer isso por si mesmo... Ok, apesar de ser chato pra caralho, deve servir pra você aprender a controlar a Epona, que realmente nem tá muito diferente de como ela era antes: Ela corre normalmente, aí você pode fazer ela dar um dash uma quantidade limitada de vezes e pular obstáculos. O diferencial é que agora você pode usar seus itens enquanto monta nela, desde a sua espada até o Arco e Flecha.

Então depois você tem que pescar pro gato da dona da loja roubar seu peixe e aí você ganhar um vidro de leite de graça. Daí você conhece as crianças e tem que comprar um estilingue, mas como você quase não tem rupees no começo do jogo, tem que sair procurando por aí até dar 30, então tem uns tutoriais de tiro ao alvo com ele. Mais tarde você consegue uma espada de madeira e tem que passar por um tutorial pra executar os mesmos tipos de ataques que você tinha nos outros jogos da série em espantalhos, então uma das crianças vai seguindo um macaco até a floresta perigosa e obviamente acaba sendo capturada junto com o tal macaco, assim você tem que ir salvar ela.

... E no outro dia tem que guiar bodes com a Epona de novo por motivos que só o jogo sabe explicar, mas dessa vez é mais do que antes e eles estão mais teimosos. Até que depois de levar bronca da Ilia por ter machucado a Epona sem querer enquanto montava nela pra salvar o garoto lá e estar pronto pra ir entregar a espada pra família real, finalmente acontece alguma coisa, o Link vira o lobo, aparece a Midna e bla bla bla.

Pode não parecer muita coisa pelo que eu tô falando aqui no post, mas esse começo do jogo é longo pra caralho... Sabe quanto tempo eu demorei nisso quando tava jogando pela primeira vez e não sabia imediatamente pra onde ir nessas partes porque conhecia nada dele? Duas horas! Isso é quase tanto tempo quanto aquele começo sonolento com o Roxas em Kingdom Hearts II... Por que? Eu realmente precisava cuidar de bodes duas vezes? Era necessário passar por tantos tutoriais? Se pelo menos o começo do jogo apresentasse personagens legais o suficiente pra eu gostar de estar no meio deles, eu não veria tanto problema, mas ver o Link com essas crianças me dá vergonha até.

Pra muita gente, o jogo começa a ficar bom quando o Link se transforma no lobo pela primeira vez, e a história do jogo realmente começa a caminhar aí, mas... Eu não gosto de jogar com o lobo, então o jogo demora um pouco mais pra realmente ficar bom pra mim, quando você já consegue se transformar no Link normal de novo e aí pode finalmente começar a se aventurar no mundo por aí, mais precisamente ir pra primeira dungeon de verdade do jogo.

Junto com essa parte do lobo que deve ter durado mais duas horas porque você tem que sair da prisão do Twilight Realm, ouvir a história toda da Zelda, andar por Ordon, lutar com alguns inimigos e aí começar a ir atrás de 16 insetos que roubaram o poder dos Spirits of Light e estejam fazendo com que o Twilight predomine na região em que habitam [?] pra que eu finalmente possa me tornar o Link de novo naquela região... Então essencialmente eu fiquei 4 horas jogando uma coisa que eu não tava gostando.

Claro, a parte do lobo vai só de mim, EU não gosto de jogar com o lobo, não significa que todo mundo vai achar chato igual o começo, mas eu ainda vou chegar até o porquê de eu achar o lobo um saco... O que eu quis dizer com essa parte toda é que o começo chato desse jogo é MUITO mais longo do que deveria ter sido, e você é obrigado a passar por cada um desses tutoriais e tudo de novo se por acaso já for um jogador experiente e quiser rejogar Twilight Princess.


Agora que já sabemos o quanto o começo é chato, hora de falar do gameplay... E pra ser honesto, não tem nada radicalmente diferente do que você já viu nos outros Zelda 3D, o Link tem a mesma movimentação de sempre, os mesmos controles, ele pode rolar ou interagir com objetos/pessoas apertando A, usa a espada com o B e segurando você dá aquele golpe giratório fodão. Mas tem sim algumas coisas novas, agora ele pode correr enquanto corta com a espada, e por isso cortar os matos é bem mais rápido do que nos outros jogos, e tem agora um movimento de finalização que você executa segurando L e apertando B quando um inimigo tá no chão, o que é bem legal na verdade.

Aliás, esse jogo tem umas técnicas de combate novas, esse movimento de finalização é a única que você é obrigado a aprender, mas se você quiser as outras, tem que achar as Howling Stones e os Golden Wolves escondidos em cada lugar. É legal ter mais opções de combate pra variar um pouco, já que o combate de Zelda em si sempre foi meio raso, mas o problema aí é que como essas técnicas são opcionais, o jogo nunca realmente te desafia ao ponto de você precisar usar essas técnicas. Todos os inimigos podem ser facilmente derrotados só com os golpes normais do Link e a estratégia de atacar na hora certa, aliás a I.A deles aqui parece até pior do que nos outros jogos, tem vezes em que eles chegavam perto de mim e ficavam parados por quase 20 segundos inteiros até finalmente agirem.

Isso significa que é errado usar esses ataques novos? Não, apesar de eu não achar todos eles úteis, só o Shield Attack, o Helm Splitter e o Back Slice... Eu só queria que o jogo tornasse eles mais relevantes pro jogador, apresentando algum inimigo relativamente difícil de derrotar normalmente que com alguma dessas técnicas pode ser abatido em questão de segundos, ou coisa do tipo. Mas não, eles não fazem isso, logo eu realmente só uso essas técnicas quando eu realmente tô enjoado de lutar com os mesmos inimigos over and over e só quero acabar com a luta logo pra poder prosseguir no jogo, fora isso, eu nunca usei nenhum dos ataques que eu destravei.

Não para por aí, Twilight Princess também tenta dar uns upgrades nos outros apetrechos do Link, como por exemplo o bumerangue que agora cria um tornado e é bem legal de usar pra girar ou o mover certos objetos nas dungeons e também pra derrotar o boss do Forest Temple, mas não tem tanta utilidade assim fora desses casos. Outro exemplo seriam as Iron Boots que podem ser usadas magneticamente em paredes, e isso parece muito foda, não é? Bem, pena que o Link anda pelas paredes com as Iron Boots com a velocidade de uma porra de um caracol, sério, eu demorei um ano pra passar da Goron Mines principalmente por causa disso, era um século até o Link percorrer os caminhos nas paredes.

Mas alguns itens realmente ficaram bons, a Clawshot bem mais tarde no jogo recebe um upgrade onde você pode usar duas Clawshots e isso é essencial pra navegar na City in the Sky que é cheia de abismos e praticamente conta com a sua habilidade de usar a Clawshot numa parede pra usar a outra na próxima e assim sucessivamente. E dos itens novos tem o Spinner que apesar de só ser divertido de usar na Arbiter's Grounds, é divertido pra caralho enquanto dura, você pode usar ele pra se locomover rápido, mas só enquanto o momentum dura, pode usar ele pra mover na areia movediça sem afundar e o principal é que você também pode usar em algumas rails nas paredes, essa dungeon vai te desafiar a alternar entre as paredes pra usar ele e o boss é provavelmente o meu favorito desse jogo todo só pelo uso do Spinner na luta.

Apesar disso... Nem todas as dungeons desse jogo realmente me agradam, eu gosto da Forest Temple porque tem macacos e além de macacos em si serem legais, eles te ajudam a passar por vários obstáculos, gosto da City in the Sky e da Arbiter's Grounds pelos motivos já citados... Mas eu odeio a Goron Mines porque ela fica longa e cansativa por causa do uso das Iron Boots, também não gosto do Lakebed Temple porque ficar levando água pra lá e pra cá até o nível ficar alto o suficiente pra você alcançar a sala de boss é tão cansativo e repetitivo quanto ficar trocando pras Iron boots toda hora no Water Temple... E eu também acho a Snowpeak Ruins um saco porque você usa a Ball and Chain nela pra tudo e essa arma é lerda demais pro meu gosto.

O resto das dungeons são... Ok, eu acho, não são horríveis, mas eu juro que não consigo lembrar da maioria delas por mais que eu me esforce. Eu lembro que o Temple of Time tinha uns puzzles tão básicos que eu achei que ele deveria estar entre as primeiras dungeons do jogo e o boss é basicamente o Gohma da Deku Tree reciclado... Lembro também que eu tinha gostado da Palace of Twilight pela atmosfera creepy que ela tinha e pelas seções de platforming, também gostei do fato de que a última dungeon no Hyrule Castle te fazia usar o Spinner mais uma vez... Mas fora isso, eu realmente não achei as outras dungeons tão memoráveis em nenhum aspecto especial...

Os bosses no entanto em maioria são bons, cada um requer um bom uso do item principal que você conseguiu na dungeon, mas eu não pude deixar de notar o quanto eles são mais fáceis de vencer que os bosses passados da série, a maioria deles deixam brechas bem óbvias pra você usar o item em questão... Fora isso, eu gosto dos bosses da mesma forma, mas eu ainda acho a luta do Zant decepcionante por ser uma mistura de todos os outros bosses e conseguir ainda mais fácil  do que os bosses normais... Meh, acontece.

Também existem as seções de combate montado na Epona, que inclusive é uma parte da última luta contra o Ganondorf, mas... Não é tão impressionante quanto parecia que era, você pode usar sua espada pra atacar os inimigos na Epona, mas o alcance do ataque é tão curto e você tem que chegar tão perto dos caras pra poder acertar que na maioria das vezes eu só uso o Arco e Flecha pra isso, e tirando a batalha na ponte onde o King Bulblin te ataca de frente e você tem que usar a espada na hora certa montado na Epona... A maioria das lutas em cavalos são só você correndo atrás dos inimigos até poder acertar eles com a espada ou com as flechas.


E agora vamos falar do Link transformado em um lobo por causa do efeito do Twilight... Eu tinha comparado ele com o Werehog antes, mas realmente é mais comparável do que eu pensava, o Werehog era supostamente a parte chata de Sonic Unleashed, e o lobo em Twilight Princess é exatamente isso. A diferença é que Sonic Unleashed todo é um pedaço de bosta mal cagada e o Werehog só é a pior parte entre as duas que são ruins, Twilight Princess é um jogo melhor com essa parte chata em questão.

Em primeiro lugar, enquanto você aprende habilidades novas com o Link normal, o lobo por outro lado não tem isso, você já tem todas as habilidades dele desde o início e nenhuma delas é particularmente impressionante ou divertida de usar. Você pode falar com animais já que você é um deles, pode usar os instintos de lobo [?] pra seguir os odores que ele sentir por aí que são marcados por linhas coloridas no chão, pode cavar buracos no chão, e nas lutas você só pode morder os inimigos ou segurar B pra dar um ataque lá que  faz você avançar em um por um consecutivamente... Você não tem nem um movimento de finalização com o lobo igual tinha com o Link, toda vez que você derruba um dos inimigos, tem que esperar ele levantar pra aí finalmente você atacar ele de novo com o mesmo ataque de antes, a mesma animação e tudo, e isso é tedioso pra caralho.

Levando em conta que o negócio de seguir odores é uma ideia originalmente da Mask of Scents e cavar é meio que o conceito da pá de A Link to the Past, exceto que aqui você só pode fazer isso em áreas scriptadas pra isso que normalmente só são meios alternativos de entrar em alguma casa ou coisa do tipo... As únicas coisas realmente originais do lobo são uma habilidade de usar  um lock-on com a Midna pra dar saltos largos de uma área pra outra, que também só é utilizável em áreas scriptadas e fica repetitivo depois de um tempo... E o combate que só tem as duas opções que eu disse antes.

Na verdade o próprio conceito de se transformar é claramente uma influência de Majora's Mask. Mas a diferença é que apesar da quantidade limitada de habilidades em cada máscara, Majora's Mask tinha uma caralhada de máscaras pra você usar, e na soma de tudo você tinha talvez a maior variedade de gameplay já vista em Zelda até agora... Aqui não, o lobo é simplesmente raso sem nenhuma justificativa plausível pra ser. Se vocês queriam adicionar um gameplay diferente no jogo, por que diabos não fizeram com que esse gameplay evoluísse junto com o principal?

Mais estúpido ainda é o que você faz com o lobo toda vez que entra na versão "Twilight" de uma província do jogo. Eu disse antes que você tem que achar 16 insetos e matar eles pra restaurar um Spirit of Light e assim livrar tal região do domínio do Twilight, não é? Pois então, imagine você ter que fazer isso mais três vezes durante o jogo, só ficar andando por aí procurando insetos e aí finalmente poder usar o Link normal naquela região e aí prosseguir com o jogo... Parece um saco, ne? Então... É.

Na verdade a única razão de você usar o lobo é que ele pode detectar esses insetos, apenas isso, se você tirasse esses insetos do jogo ou pudesse caçar eles com o próprio Link, o lobo não tem nenhum motivo pra existir afinal de contas, e o fato de que você passa tanto tempo caçando esses insetos só adiciona insulto à injúria. Sabe o que seria legal pra restaurar os Spirits of Light? Que tal fazer dungeons onde você usa o lobo e aprende habilidades novas com ele enquanto no final de cada uma você derrota um boss que guarda esse poder selado do respectivo Spirit of Light? Vocês pensaram nisso, hein? PENSARAM???

Aliás, o Twilight Realm em si é bem... Meh. A única coisa que você faz nele é caçar insetos, e visualmente ele é só a mesma coisa do mundo normal, com algumas paletas de cores diferentes. Dark World isso aqui com certeza não é.

Bem... Pelo menos o mapa do jogo é de fato grande, é basicamente o Hyrule Field em Ocarina of Time, mas muito maior, e tem Heart Pieces, rupees escondidos, sidequests, minigames e o caralho a quatro que você esperaria de Zelda. Mas o design do mapa é meio bizarro com esse monte de lugares em volta do castelo e o jogo te fazendo dar uma porrada de voltas só pra ir de um lugar pro outro. Felizmente, tem Warp Points que você destrava na medida em que progride no jogo, então isso fica menos pior.

E agora chegou a vez das comparações com os jogos passados da série que eu disse que faria, em especial Ocarina of Time e Majora's Mask... Cada um em particular é único dentro da série, Ocarina of Time foi o primeiro Zelda em 3D e fez uma ótima transição dos elementos da série pra essa nova perspectiva, Majora's Mask tinha uma ambientação e uma mecânica completamente nova com o cíclo dos três dias, e até Wind Waker era único por trazer de volta o aspecto cartunesco dos jogos mais antigos de Zelda e ter mais foco em exploração.

Twilight Princess por outro lado... Não tem nada exatamente único e tudo o que ele apresenta são conceitos desses jogos passados da série, só que ele faz pior do que cada um deles. O Twilight Realm é o equivalente do Dark World ou do mundo destruído em Ocarina of Time, o lobo é o equivalente de uma transformação de Majora's Mask com direito até a habilidades pegas de lá, o Hyrule Field é bem parecido com o de Ocarina of Time visualmente e até toca a mesma música no Temple of Time.

Twilight Princess basicamente foi feito pros fanboys de Ocarina of Time que viviam chorando por uma versão maior desse jogo e também por causa do pessoal que odiou Wind Waker e queria um Zelda realístico de novo. E sinceramente, esse jogo sofre por causa disso, ele se limita tanto a ser fiel a Majora's Mask e, principalmente, Ocarina of Time, que ele mal tem a sua própria identidade ou seu próprio aspecto único pra se destacar igual Majora's Mask se destacou de Ocarina of Time mesmo sendo uma sequência.

Isso é o motivo de boa parte dos fãs de Zelda darem uma surra de pau mole nesse jogo impiedosamente... Mas por outro lado também é o motivo de outros fãs de Zelda considerarem ele como um dos melhores da série... Ou seja, a fanbase de Zelda é quase tão problemática quanto a do Sonic.

Uma trilha sonora MIDI, mas pelo menos boa


Uma coisa que muita gente critica nesse jogo é o fato da trilha sonora ser em MIDI ao invés de apresentar músicas orquestradas de verdade... E isso realmente é verdade, as músicas têm som MIDI e parecem ter vindo de um jogo de Nintendo 64. Esse negócio me lembra de Final Fantasy VII não tendo músicas com qualidade de CD, mas a trilha sonora em si era boa o suficiente pra se destacar mesmo com a qualidade inferior ao esperado.

Twilight Princess tem uma trilha sonora boa pra compensar o som datado? Bem... Com certeza essa OST não é tão memorável do que as dos outros jogos da série, mas eu acho que ela é boa pelos seus próprios méritos e encaixa bem com a temática estranha do jogo. Eu não gosto da trilha sonora inteira, tem um monte de músicas que eu realmente nem lembro, mas a música de batalha normal com um tom mais macabro, a música do Hyrule Field que ainda transmite perfeitamente a sensação de estar embarcando numa jornada, e a Midna's Lament que é a minha música favorita do jogo e combina perfeitamente com a parte em que ela toca são mais do que o suficiente pra compensar.

Estranho que Twilight Princess não tem uma dublagem, no máximo a Midna faz uns ruídos aí quando ela fala, mas... Levando em conta que as dublagens nos jogos da Nintendo que tinham isso costumavam ser horríveis, então... É, eu não sinto muita falta de uma dublagem aqui.

Considerações finais

Quando eu joguei Twilight Princess pela primeira vez, achei ele o jogo mais fraco da série principal, e jogando de novo dessa vez... Não mudou muita coisa. Eu estaria bem com o fato de Twilight Princess ser um sucessor espiritual de Ocarina of Time se esse jogo fizesse algo pra se destacar entre os outros da série, mas é justamente isso que ele não faz, e ainda por cima não tem absolutamente nada que esse jogo tenta fazer que já não foi feito melhor pelos outros jogos anteriores, e conceitos já idiotas como caçar insetos só colaboram mais pra que esse jogo falhe em se colocar no padrão de um novo jogo de Zelda.

Eu só consigo imaginar fanboys de Ocarina of Time e/ou Majora's Mask realmente ficando felizes com  Twilight Princess, porque o jogo tem mais coisa pra agradar somente a eles que não se importam de ter "mais do mesmo" do que outras pessoas que esperam um Zelda único. Mas isso significa que Twilight Princess é um jogo ruim? Não necessariamente, o jogo é bem polido e possui sim seus momentos brilhantes com algumas dungeons tão boas quanto as dos outros jogos, a própria relação do Link com a Midna que é o ponto forte da história e os bosses, que apesar de serem fáceis, ainda são divertidos de enfrentar. É uma pena que o resto do jogo não impressiona muito.

Prós:

+ A Midna é a única sidekick dessa série que eu gostei.
+ Os bosses continuam bons.
+ Algumas dungeons são bem criativas.
+ Alguns dos itens "novos" são realmente bons de usar.
+ Apesar do som datado, a trilha sonora em si consegue ser boa.

Contras:

- A história tem um problema sério de ritmo lento e desperdício de oportunidades boas.
- Jogar com o lobo é tão chato quanto um gameplay movido a gimmicks poderia ser.
- Reciclagem demais, e não consegue fazer melhor do que nenhum dos jogos que estão sendo reciclados.
- O começo do jogo é tedioso pra caralho e demora um ano pra acabar.
- Caçar insetos? Sério?

Gráficos: 8/10
Enredo: 7/10
Gameplay: 6/10
Som: 7/10
Conteúdo extra: 7/10
Veredicto:

{ 63 comentários }

  1. nota 6? merecia um 4

    ResponderExcluir
  2. Mas o Ganondorf não era o vilão principal no Majora's, então falar que ele é o vilão nesse é mais ou menos spoiler sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Majora's Mask e Skyward Sword, os únicos em que o Ganon não é o vilão principal.

      Excluir
    2. Zelda 2 também nem tem o Ganon como vilão, mas aí é porque ele tá morto. =P

      Excluir
    3. Então, você mesmo já respondeu essa, o Ganon tá morto e a história gira em torno dos caras tentando reviver ele com o sangue do Link ou algo assim.

      Excluir
    4. Minish Cap, Four Swords, Four Swords Adventure, Link's Awakening, Phantom Hourglass e Spirit Tracks não têm Ganon como vilão principal também.

      Excluir
    5. o ryu se rendeu?
      o fim do mundo esta chegando minha gente

      Excluir
  3. AFF VSF TP É O MELHOR ZELDA SEU CUSAO

    ResponderExcluir
  4. Pelo menos é melhor que o Wind Waker

    ResponderExcluir
  5. ISSO RYU, METE O CACETE NESSA MERDA

    ResponderExcluir
  6. ME METE O OCO RYU! VAAAAAAAAAAAAAAAAAAI! COM FORÇA! AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAI QUE DELÍCIA CARA!

    DELÍCIA DE POST! DELÍCIA DE OCO! NOTA 6 DELICIOSA E RYU MAIS DELICIOSO AINDA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu público é bem exótico heim Ryu

      Excluir
    2. Você não viu nada...

      http://i.imgur.com/ajKFLYC.png

      Excluir
    3. Ainda acho que esse Anônimo foi pior

      Excluir
  7. linda a bunda da minha waifu, né? >.<

    ResponderExcluir
  8. Ri da comparação com Crepusculo. auhuahuahuahuahuahahuahau

    ResponderExcluir
  9. Eu já esperava que você não ia curtir muito esse jogo já que não ficou tão empolgado com Ocarina of Time, o que não é errado. Apesar de ser o Zelda 3D que eu menos gosto, ele tem certa credibilidade comigo a ponto de eu gostar. É um jogo bem polido, na minha opinião, mas raso em conceito. É tão difícil apontar o que ele fez certo e tão fácil apontar o que fez de errado que é realmente difícil gostar desse jogo ao todo.
    A falta de ambição e identidade, a história fraca, o campo de Hyrule vazio, o decorrer lento do jogo, a linearidade e objetividade que restringe o jogador da exploração e pensamento respectivamente, a dificuldade ofensivamente ínfima (último boss do jogo só tira meio coração por ataque, sério?), Arbiter's Grounds, e etc são algumas das coisas que prejudicaram minha experiência com o jogo, isso só algumas. Isso seria o suficiente para eu não gostar do jogo, além de um possível plothole envolvendo Ganondorf e a Triforce na timeline.
    Porém esse jogo ainda possui coisas e ideias que realmente aprecio como o combate que, na minha opinião, é o mais versátil de toda a franquia, os gráficos são bons para o seu tempo e acho que envelheceram razoavelmente bem, a história possui bons elementos que poderiam ser usados em função da narrativa da história como a Zelda se rendendo ao Zant, alguns bosses são bem elaborados, apesar de Hyrule em si ser bem vazia, ela tem elementos interessantes como labirintos ou pequenos puzzles que precisam ser cumpridos para obter um Heart Piece ou um monte de rupees, algumas dungeons como Temple of Time e City in the Sky são bem interessantes assim como seus itens, a trilha sonora é ótima, etc. Não é muito mas é o bastante para eu respeitar o jogo pelo que é.
    Mas, depois de jogar Wind Waker, eu acho que esse jogo foi um passo para trás de acordo com o decorrer da série 3D, eu senti falta dos personagens com identidades cativantes, do mundo livre para explorar sem restrições, da história imersa e memorável, etc. Enfim, eu senti falta de identidade em Twilight Princess. Vejo muitas pessoas reclamarem de Skyward Sword, mas adoram Twilight Princess "porque é épico, é maduro, é romântico, é o caralho ao quatro", sendo que ele sofre o mesmo de SS ou até pior. Enfim, cara, boa review. Não concordo com tudo, mas seu ponto de vista ficou bem claro e coerente, e isso é o que conta para um bom debate. Flw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu fiquei mais decepcionado com esse jogo não por causa dessa relação com Ocarina of Time e sim porque ele não causa o mesmo impacto que algum Zelda novo causaria. Mas o que mais me deixava puto não era nem que a história desperdiçava essas oportunidades de ficar mais interessante ou que o jogo ficou fácil demais e sim como o Twilight é decepcionante e o lobo mais ainda.

      À primeira vista eu pensei que realmente teria mais coisa pra fazer lá e funcionaria como o Dark World antes, mas aos poucos eu fui percebendo que eu SÓ tava no Twilight porque eu era forçado e ainda por cima tinha que ficar caçando insetos pra eu sair e poder progredir no jogo... E não ajuda muito que jogar com o lobo já fica repetitivo logo nas primeiras 3 horas em que você controla ele porque, ao contrário do Link normal, não tem nada de novo pra destravar com ele, então eu realmente me pergunto POR QUE adicionaram ele ali, será que isso era realmente necessário?

      Isso e o tutorial longo são as coisas que mais me dão preguiça de jogar Twilight Princess, eu lembro que toda vez que eu passava de uma dungeon, eu simplesmente salvava e desligava o jogo porque eu sabia que eu ia ter que jogar com o lobo de novo... Se fosse um jogo só com o Link, tivesse mais pra se fazer no Twilight além de só caçar insetos e o combate melhorado fosse colocado em bom uso ao invés das técnicas extras serem inteiramente opcionais porque os inimigos aí estão mais fáceis que nunca, eu provavelmente gostaria desse jogo mesmo sabendo que ele não faz nada único.

      Mas fiquei curioso quanto a esse plot hole do Ganon aí, não cheguei a reparar nada enquanto jogava. Como é essa treta aí?

      Excluir
    2. Basicamente seria como Ganondorf conseguiu obter a Triforce of Power, sendo que esse jogo se passa depois Ocarina of Time na timeline em que Link volta para o seu tempo original. Muitos consentem que o final do Ocarina of Time seria que Link e Zelda conseguissem incriminar Ganondorf pelas suas intenções antes que ele as concretizasse e ele fosse preso.
      No Twilight Princess Ganondorf tem a Triforce of Power, mas nunca explicam como ele a obteve. Ele nunca teve a chance de invadir o Sacred Realm, onde a Triforce estava, porque Zelda e Link deduraram ele pro rei. Então como ele obteve essa Triforce em TP? Alguém esqueceu que o Link tinham de retirar a Master Sword para abrir o Sacred Realm para assim o Ganondorf pegar a Triforce, ou o Link foi o burro o bastante para fazer isso de novo? Aliás, como Zelda e Link tem suas respectivas partes da Triforce em TP se Ganondorf não a dividiu por tentar pega-la? Aliás, quem são esses Sages que tentaram executar Ganondorf? Pensei que eles tinham de ser acordados pelo Link primeiro. E, caso, eles sejam Sages diferentes, onde eles estavam durante todo o fiasco de Hyrule ser dominada? Esse jogo tenta desesperadamente ser uma sucessor espiritual do Ocarina of Time que se esqueceu que se uma coisa chamada de roteiro. Esse jogo não tem, e é algo me incomodou desde a primeira vez que joguei esse jogo.
      É por causa desse jogo que não levo a timeline de Zelda a sério, que eu prefiro interpretar cada jogo como uma interpretação diferente da lenda. Mesmo a Nintendo revelando a timeline oficial, o pessoal ainda discute sobre a bagunça que ela é. Enfim, é isso.

      Excluir
    3. Porra... E eu tava começando a achar o negócio das linhas do tempo aceitável depois que comecei a tentar encaixar um jogo no outro...

      Excluir
  10. Eu gosto desse porque foi meu primeiro Zelda, tem valor nostálgico pra mim, mas concordo com a maioria das críticas.

    ResponderExcluir
  11. Esse jogo não é sequência do Ocarina of Time? Eu pensei esse tempo todo que era porque parecia... nunca vou entender a cronologia dessa série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ele faz parte de uma das linhas do tempo da cronologia da série e sucede Majora's Mask.

      É mais ou menos isso:

      Cronologia inicial:

      Skyward Sword -> Minish Cap -> Four Swords -> Ocarina of Time

      Daí pra frente a linha do tempo se divide em duas: Uma em que o Link derrotou o Ganon no final do Ocarina e aí o jogo terminou como você viu lá, e outra em que ele foi derrotado no final.

      A linha do tempo em que ele venceu é essa:

      Majora's Mask -> Twilight Princess -> Four Swords Adventures


      Aí a que ele falhou é essa:

      A Link to the Past -> Oracle of Seasons -> Oracle of Ages -> Link's Awakening -> A Link Between Worlds -> Zelda I -> Zelda II


      Tem mais uma cronologia que tem Wind Waker e os outros dois do DS lá, mas não lembro direito o que foi que aconteceu pra chegar a ela.

      Excluir
    2. Uau, dessa cronologia eu não conhecia, fiquei chocado, nem imaginava que o Zelda II lá do NES poderia ser na verdade o último Zelda.
      Isso aí é mais complicado que Kingdom Hearts.....

      Excluir
    3. Eu acho mais simples, Zelda é fácil de seguir agora porque tem essas cronologias separadas, KH é uma bagunça.

      Excluir
    4. A Cronologia do WW e dos DS é o mundo depois que o Link volto pro passado, Ganon retornou, mais por que não tinha mais herói (Link voltou a ser criança) Ganon dominou tudo e as deusas Inundaram Hyrule. Se eu não me engano é assim.

      Excluir
  12. O bom do Ryu é que ele não é cegado por nostalgia quando fala sobre Zelda, então dá pra confiar mais nele do que na maioria desses blogueiros que analisam Zelda e dão nota 9 e 10 qualquer coisa que vem da série. Concordo que TP é o mais fraco da série, mas não é ruim mesmo, só não tem aquele fator especial dos outros Zeldas.

    A próxima review vai ser do Wind Waker ou do Skyward Sword?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento, Skyward Sword, mas quem sabe eu jogue Wind Waker HD nesse meio tempo.

      Excluir
  13. Agora lembrei porquê não gostei do jogo na época.tenho preguica de fazer essas missoes-tutorial,logo,não o jogarei tão cedo.
    Sério,criam mó suspense sobre o vilão e no final era só ganon?
    E mais uma coisa,é impressão minha ou somente prince of persia:the two thrones fez um alter ego maligno do heroi direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses tutoriais realmente dão desânimo de rejogar esse jogo, se pelo menos desse pra pular eles...

      Excluir
  14. Hahaha, nunca li tanta merda

    OoT é perfeito e TP é o único que quase chegou a ser tão perfeito quanto, você só odeia eles pra pagar de hipster porque são os mais populares. Esse é o problema com gamers hoje em dia, fala asneira achando que sabe alguma coisa, aposto que você nem jogou OoT na época

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Eu só consigo imaginar fanboys de Ocarina of Time e/ou Majora's Mask realmente ficando felizes com Twilight Princess, porque o jogo tem mais coisa pra agradar somente a eles que não se importam de ter "mais do mesmo" do que outras pessoas que esperam um Zelda único."

      E não é que eu tava certo? lel

      E... Eu poderia te responder direito, mas esse comentário foi tão previsível e imaturo que eu só vou dizer uma coisa:

      Não.

      Excluir
    2. Esse é um daqueles caras que só sabem defender tal jogo mencionando a época e blá-blá-blá

      Excluir
  15. "Trifags can't newforce"

    i see what you did there

    ResponderExcluir
  16. "[...]Zant ficou putasso por isso, atacou o Palace of Twilight, mandou a família real ir dar pro cavalo[...]"

    UIHASIODFAFSKÇHFSDK.ÇFSD/~FlAGKÇSDFSDGFSDKÇFS~DFL]ÃSDFSK]FLSDFDS

    ResponderExcluir
  17. Se tivesse dungeons com o lobo no lugar dos insetos, você ia reclamar também porque não gosta de jogar com o lobo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não entendeu o porquê de eu não ter gostado do lobo: Ele é raso e limitado, logo jogar com ele não é nem um pouco empolgante por não ter nenhuma novidade ou surpresa envolvida. Se essas dungeons dessem habilidades novas pra ele ou coisa do tipo, é claro que a história seria outra, eu não teria por que reclamar.

      Excluir
  18. Bom,não imaginava que Twilight Princess era assim.
    Agora estou indeciso entre comprar o TP ou Skyward Sword...só irei comprar porque sou muito fã de Zelda,e não tenho nenhum jogo da série.

    Ryu:
    Deixa esse anônimo aí pra lá,o cara é mó fanboy mano,pqp.
    Mesmo eu achando Ocarina of Time "perfeito",o Twilight Princess já sei que não é,vejo muitas críticas (bem escritas) apontando diversos defeitos sobre ele (como esta) em diversos blogs e sites.

    Quanto a esse lobo,pessoal acha que só por ter um uma novidade,ela necessariamente ficará boa...não vale de nada se esta mesma novidade não for bem executada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre os dois... Acho que eu escolheria Skyward Sword por ter um ar novo pelo menos, mas hoje em dia eu nem sei decidir muito bem sobre isso, sempre me dizem que Wind Waker é melhor do que os dois. O maior problema do Twilight Princess em questão é realmente o fato dele se limitar a agradar gente que não gostou do Wind Waker e queria um novo Zelda "edgy" na época, acaba sendo mais do que notável que ele tenta demais ser como Ocarina of Time e Majora's Mask e esquece de ter uma identidade própria que faça ele se destacar entre os outros. O lobo mesmo é o maior símbolo disso, é só uma junção de conceitos que já existiam no Majora's Mask e nada realmente se expande nele.

      E eu não levo fanboys muito a sério mesmo, só gosto de tirar onda com eles.

      Excluir
    2. Concordo e compreendo.


      Se pelo menos as partes em que você joga com o lobo,fossem menos repetitivas e chatas,até o jogo seria melhor (mas não tanto assim).

      Eu só levo fanboys a sério quando há alguma coisa que preste nos comentários deles...se não,deixo pra lá.

      Acabei comprando o Skyward Sword mesmo,por 80 reais,novinho.
      Foda é que vou ter que comprar aquele Wii Motion Plus...é isso que não gosto na Nintendo,toda hora tu tem que comprar um acessório novo pra uma certa coisa.

      Excluir
  19. Ryu,só uma pergunta:
    Qual para você é o melhor Zelda de todos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que já disse antes, mas... A Link to the Past. Inclusive eu queria jogar A Link Between Worlds porque dizem que é um sucessor perfeito dele, mas não tenho 3DS.

      Excluir
    2. Humm é verdade,tinha me esquecido.

      Talvez eu irei comprar o 3DS...se adquiri-lo,com certeza irei comprar o A Link Between Worlds.

      Excluir
  20. Ponto de vista interessante esse seu, foi o único que vi até agora que soube criticar esse jogo sem fazer drama demais ou fazer ele parecer pior do que realmente é. Também concordo que é o Zelda mais fraco, mas daria uma nota 7.

    ResponderExcluir
  21. Nossa que post de fanboy kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que você não sabe o que significa "fanboy" não é mesmo?

      Excluir
  22. Pelo menos é melhor que o Shit Waker, ops, digo, Wind Waker

    ResponderExcluir
  23. Gostei dessa matéria, não concordo com tudo aí, mas é difícil ver alguém falar sobre um Zelda sem puxar saco demais e falar que é tudo perfeito e impecável.

    Quando sai a do SS se você for fazer?

    ResponderExcluir
  24. "eu ia querer a de Wii mesmo, mas ouvi dizer que ela é pior do que a original, então deixei pra lá."

    O TP é uma merda independente de qual console ele esteja, mas a versão do GC realmente é menos ruim.

    E to aguardando a review do Skyward Sword.

    ResponderExcluir
  25. Esse Twilight Princess foi o primeiro Zelda que eu fui jogar depois de ouvir todo mundo comentando sem parar sobre essa série, peguei a versão do Wii e não gostei, até hoje eu não zerei pq toda vez que eu jogo eu acabo ficando com tédio depois de um tempo.

    Pelo que diz nesse texto, esse não é um dos jogos que representam melhor a série. :T

    ResponderExcluir
  26. Esse jogo é que nem o Wind Waker, uma merda maçante fora das dungeons, mas lindo e maravilhoso dentro delas. Nem se compara ao Ocarina of Time e Majora's Mask, que são respectivamente meus 1º e 2º jogos prediletos de Zelda, o 3º é o Minish Cap, que eu recomendo bastante pra você, já que disse ter o A Link to the Past como favorito.

    Eu daria uma nota 7 pro TP mas entendo sua motivação, parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca joguei Wind Waker, mas parece ser um daqueles jogos que ninguém consegue chegar num acordo se é bom ou ruim, toda vez que eu vejo gente comentando sobre ele, falam sempre bem ou mal pra caralho.

      Mas enfim, obrigado, vou dar uma olhada no Minish Cap quando tiver com tempo.

      Excluir
  27. O pior Zelda principal é o Wind Waker tranquilamente, não sei por que metem o pau no TP por causa da caça aos insetos e não falam nada daquela quest chata de pegar a Triforce no WW que ta na cara que foi colocada lá de filler pro jogo ficar mais longo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não joguei Wind Waker, mas se tiver algo desse tipo você pode ter certeza que eu vou ser o primeiro a reclamar.

      Excluir

- Copyright © Blog do Ryu - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -