Posts Populares:

Postado por: Ryu domingo, 2 de março de 2014


Oh... Wow! Eu me esqueci completamente de que eu tinha que falar dos últimos jogos da maratona do Megaman aqui... Não me leve a mal, mas é que o "pico" da série clássica do meu robô de pijama azul favorito foi Megaman 7, e como você já deve ter notado pelo meu interesse no resto da maratona ter caído, os jogos seguintes não eram no mesmo nível.

Megaman 8 já não tinha sido lá essas coisas, apesar de um jogo decente, era muito mais fraco do que o 7, e dois dos jogos restantes da série clássica: Megaman & Bass e Megaman 10 não são muito melhores enquanto o 9 é bom, mas não é graaande coisa... Talvez esses dois sejam até piores do que o 8, eu joguei todos esses jogos, porém não conseguia me animar de falar sobre eles já que nenhum dos três me foi exatamente memorável.

Ou talvez eu simplesmente esteja cansado de Megaman... Hmm... Nah, eu joguei Megaman 7 com tanta empolgação quanto o moleque do NINTENDO SIXTY-FOOOOOOOURRRRRR, até terminei o jogo três vezes nesse meio tempo e depois fui jogar os três restantes. Então também deve ser a falta de um Megaman tão bom quanto... Ou talvez as duas coisas juntas, nem eu sei exatamente a resposta pra essa queda no meu interesse.

Enfim, o que importa é que finalmente chegamos ao quarto e último post da maratona do Megaman, hooray! Desculpem-me pelo atraso, mas agora eu vou terminar isso e mover pra próxima maratona que eu provavelmente só vou começar lá pelo meio do ano porque essas coisas cansam e desgastam mais do que assistir uma luta num episódio de Naruto.

... Ok, nem tanto assim também, pelo menos Megaman é divertido.


Megaman & Bass na verdade é um jogo que foi produzido na mesma época em que Megaman 8 tava sendo feito, só que ao contrário de Megaman 8, esse jogo não é pro PS1 ou pro Sega Saturn e sim pro SNES... Ou melhor, pro Super Famicon que é o SNES japonês, porque Megaman & Bass não tinha sido lançado aqui no ocidente na época.

De acordo com o Inafune, Megaman & Bass foi criado pros gamers mais novos que ainda não tinham um dos consoles da próxima geração e consequentemente não poderiam jogar Megaman 8. Por que diabos esse jogo não foi lançado no ocidente nessa época? Ninguém faz a menor ideia, ele só teve um port pro GBA depois que eu não recomendo jogar porque a tela aproximada devido à limitação do portátil deixa esse jogo quase que injogável.

Não que a versão de SNES seja uma obra prima também, mas eu ainda vou chegar lá. Por agora vamos dar uma olhada na história de Megaman & Bass e ver do que diabos isso se trata.

Algum tempo depois dos eventos em Megaman 8, Wily ficou desaparecido por um tempo novamente, mas o velho não desiste mesmo e já construiu um novo castelo pra dar início a mais um dos seus planos magníficos de dominação do mundo. Só que dessa vez, antes mesmo que ele pensasse em fazer algo, um robô misterioso chamado King aparece e começa a liderar uma revolta junto com vários outros robôs, no fim das contas ele chuta Wily pra fora da sua própria fortaleza e começa a sua rebelião contra a raça humana, porque ele acredita que robôs são superiores e por isso devem ser a raça dominante da Terra.

... Pois é, agora o vilão não é mais o Wily e sim um Sigma wannabe.

Logicamente, o Megaman foi mandado pelo Light pra resolver essa merda e rezar pra que esse não seja mais um vilão insistente que vai voltar por mais nove jogos... Mas dessa vez ele é acompanhado por Bass, que foi enviado pelo Wily pra se juntar ao Megaman e assim os dois acabarem com King pra que provavelmente o Wily possa recuperar o seu posto de vilão principal da série.


Eu tenho que admitir que Megaman & Bass é bem impressionante visualmente. O jogo é quase idêntico a Megaman 8, os cenários são tão bonitos e detalhados quanto Megaman 8 era, muitos dos inimigos são reciclados aqui, inclusive bosses Green Devil, Astroman e Tenguman. O Megaman tem os mesmos sprites, as mesmas animações e... Ok, os efeitos sonoros não são os mesmos, mas isso é compreensível, e isso também vale pro Bass.

Só que gráficos não significam muita coisa, e por mais bonito que Megaman & Bass seja... Esse jogo é uma bosta. Eu sei o que você está pensando agora, que eu tô exagerando, o jogo não parece tão ruim assim pelas imagens/vídeos/whatever... Mas sim, Megaman & Bass é tão ruim assim, mas vamos por partes.

A maior novidade desse jogo é que agora você pode jogar com o Bass ao invés do Megaman ser o único jogável, e enquanto o Megaman é exatamente a mesma coisa que ele sempre foi nos outros jogos dele: Corre, atira, slide, tiro carregado e tals. O Bass é consideravelmente diferente, os tiros dele são como uma metralhadora ao invés de um canhão normal como o do Megaman, ele pode atirar em várias direções diferentes, pode fazer um Dash igual o Megaman X e também tem um pulo duplo. Logicamente, você vai escolher o Bass porque o Megaman já encheu e ele não tem nada consideravelmente novo nesse jogo, ainda não tem nada de Rush Jet, nem fases automáticas com ele igual em Megaman 8, nem Rush Coil, nem Rush Adaptors, nada, enquanto o Bass tem um gameplay novo.

Só que eu tenho meus problemas com o gameplay do Bass também, especificamente os tiros dele... Eu juro que eu nunca fiquei tão entediado lutando contra qualquer boss ou mini-boss quanto fiquei quando entrava numa luta dessas com o Bass, apesar da arma dele ser uma metralhadora, ela só tira um mísero pontinho de vida do inimigo a cada hit, e os bosses têm o que? Uns três segundos de invencibilidade até poderem levar outro hit que vai tirar mais um pontinho da vida deles, e assim se procede até você eventualmente matar ele depois de uma porra duma eternidade, é só aprender os padrões, desviar e ficar arrancando um pontinho de cada vez da vida deles até morrerem.

"Mas Ryu, você tem as armas dos bosses pra usar contra eles e deixar as lutas mais rápidas."

Sim, meu caro, mas as armas desse jogo acabam mais rápido do que as de qualquer outro Megaman existente, e se você gastar uma arma num mini-boss, isso vai voltar pra morder sua bunda depois porque você VAI precisar das armas pra lutar contra os bosses aqui, mais do que nunca... O único boss desse jogo que dá pra vencer mais ou menos só com a arma normal do Bass/Megaman é o Coldman, todo o resto é quase impossível de vencer sem a arma apropriada porque quase sempre eles têm padrões de ataque ridículos e arrancam quantidades absurdas de vida enquanto até mesmo com a arma certa você ainda arranca uma quantidade consideravelmente pequena da vida deles e, como eu disse, a sua arma acaba rápido pra caralho, então você tem que fazer cada tiro valer a pena acertando eles quando derem uma pequena brecha.

Se por acaso a munição da sua arma acabar, com certeza você vai morrer, mas se você acha que as suas vidas restantes realmente vão te salvar... Heh! Nem vão, porque você volta exatamente naquela sala antes de enfrentar o boss ainda sem munição, logo você não tem como voltar e matar inimigos pra ganhar munição de novo e aí poder tentar com chances de ganhar. Se por acaso você morrer em um dos bosses em Megaman & Bass e tiver gasto mais da metade da munição da sua arma, a melhor opção é simplesmente resetar o jogo e tentar a fase toda de novo logo, já que você vai perder o resto das suas vidas e depois do Game Over vai ter que começar ela de novo.

Além do jogo em si ser horrivelmente desbalanceado quanto aos bosses, eu tenho outro problema com o gameplay do Bass: Ele só atira parado. Claro, isso é porque parado dá pra controlar melhor a direção em que você atira com ele usando os direcionais, mas tem várias partes do jogo onde é necessário que você ande e atire ao mesmo tempo, e eu não posso fazer isso porque não tem como com o Bass, então eu tenho que ficar atirando e pulando pra frente igual uma porra dum retardado mental segurando uma metralhadora enquanto lida com uma convulsão.

Por que não me dar a opção de atirar e andar ao mesmo tempo ou dar tiros parado? Megaman 8 tinha dois botões pra atirar, um pra usar o Mega Buster e o outro pra arma especial... Já que essa porra desse jogo não te deixa fazer isso, podiam ao menos usar o Y pra você dar tiros com a liberdade de andar com o Bass, esse botão não faz porra nenhuma nesse jogo e ele poderia ser útil nesse caso, mas parece que não pensaram direito nisso.


E já que eu mencionei as armas que você consegue derrotando os bosses desse jogo, é melhor resumir elas logo... Quase todas são ruins e eu usei a maioria apenas nos bosses. Até porque não é como se usar elas nas fases fosse uma boa ideia dessa vez, mas as únicas que eu usei de vez em quando fora dos bosses foram a Tengu Blade que pode ser usada com o Dash e também é útil porque ricocheteia nas paredes, a Copy Vision que cria um clone do Megaman/Bass e ele fica atirando nos inimigos ao mesmo tempo que chama atenção deles e faz com que eles vão atrás dele... E se eu não me engano, usei o Spread Drill que admitidamente é bem legal, você atira uma furadeira e aperta o botão de tiro de novo pra essa furadeira se dividir em duas e aí aperta mais uma vez pras duas se dividirem em mais duas, é útil pra acertar um monte de inimigos na tela.

Só, o resto das armas são incrivelmente toscas e só servem pra lutar contra os bosses contra as quais eles são fracos, e as vezes até essas armas parecem ineficientes contra alguns deles. Um exemplo disso é o Burnerman, você tem que usar a Ice Wall pra criar uma parede de gelo e empurrar ela pra ele pra causar dano e levar ele a cair nos espinhos nos cantos da fase... Só que ele é um boss extremamente ofensivo e quase tudo o que ele faz quando não tá parado quebra a sua parede de gelo, e a maioria dessas armas nem são tão divertidas de usar até mesmo com os bosses em questão.

Mas a coisa mais ofensiva com Megaman & Bass é sem dúvidas o level design... Puta que me pariu, quem foi o monstro sem coração que fez essa atrocidade? Eu juro que eu tentei achar alguma coisa positiva no level design desse jogo, mas eu definitivamente não consegui, com a exceção da fase de intro que é ok, cada uma dessas fases são horríveis em termos de level design e, principalmente, posicionamento de inimigos.

A fase do Coldman ama espinhos, inclusive tem uma parte nela com um monte de plataformas de gelo que vão se desintegrando por cima de um monte de espinhos, e uma caralhada de inimigos no ar que te acertam e fazem o Megaman/Bass cair pra trás e ir parar nos espinhos. Com o Bass isso nem chega a ser um grande problema porque ele tem um pulo duplo, então não só ele pode dar um salto mais longo com o Dash e esse pulo duplo como também se ele cair nos espinhos e ainda estiver com aquela invencibilidade temporária pós-hit, ele pode dar o pulo duplo de volta pras plataformas... Já o Megaman não pode, ele não pula alto o suficiente pra poder alcançar as plataformas de novo, e como não existe um Super Adaptor aqui... Ser atingido é morte certa.

A fase do Burnerman tem uma parte com canhões posicionados em todos os cantos superiores possíveis da fase ao mesmo tempo que um inimigo gigante solta uma bomba que gera um fogo que não só pega mais da metade da tela como te mata instantaneamente... Claro, você pode matar o bicho que solta as bombas antes, mas a menos que você saiba exatamente onde ele vai parar, você não vai conseguir matar ele e vai perder uma vida por causa do fogo ou vai ter que levar um hit de algum canhão pra poder se safar.

Falando em cheap hits, é, esse jogo adora fazer isso... Eu já perdi a porra da conta de quantas vezes eu fui atingido ou morri nesse jogo por causa do posicionamento ridículo dos inimigos nas fases, a do Magicman mesmo é a maior ofensa disso, uma parte do jogo te faz cair num lugar cheio de blocos que só tinha como cair no lado direito dele, então logo em seguida cai uma porra dum bicho redondo exatamente onde você tá, sendo que é impossível você esperar que uma merda dessas vá acontecer na primeira vez em que você joga esse jogo. 

Mas calma, fica pior, nessa mesma fase depois tem uma seção de platforming com plataformas com lados com espinhos e outros que dão pra pisar, elas ficam girando e você tem que passar rápido por elas... Só que quando você pula pra cima pra alcançar a outra plataforma com o pulo duplo do Bass, vem um inimigo posicionado exatamente em cima dessa plataforma e te acerta sem você nem ter chance de reagir, e dependendo ele pode te jogar pra baixo com o knockback e aí você ter que passar por toda essa tortura de novo.

Eu sei que Megaman sempre tem um pouco de trial and error e requer uma certa paciência pra passar das fases, mas esse jogo é praticamente montado em cima de trial and error e nunca para com esses "desafios" ridículos... Todas essas fases têm level designs horríveis e são cheias de cheap deaths, elas são menos piores de jogar com o Bass porque parece que elas foram projetadas pro gameplay dele, já com o Megaman eu tentei completar esse jogo de novo, mas eu dei rage quit e foda-se, não vou voltar a jogar isso.

Mas uma coisa que eu acho legal é que esse jogo tem uma quantidade razoável de conteúdo, você coleta CDs espalhados pelas fases que têm informações sobre todos os personagens da franquia até o momento, até mesmo aqueles dos jogos de Gameboy que ninguém liga... É interessante pra quem quer saber mais sobre o universo de Megaman, mas eu não recomendo jogar o jogo por isso.

E outra coisa positiva é que... Bem... Os parafusos funcionam de modo parecido com Megaman 7, são numerosos e dropados pelos inimigos ao invés de escassos e escondidos nas fases, eles servem pra comprar upgrades que tornam o jogo menos doloroso de jogar, como uma que anula a morte instantânea dos espinhos por um hit, outras que aumentam o dano, a defesa, fazem os tiros do Bass atravessarem paredes e dão pra ele o Treble Boost onde ele pode voar pelas fases e passar por algumas dessas seções de platforming ridículas com mais facilidade.

Ah é, claro... Esse jogo não tem E-Tanks, e eu ainda não faço ideia do porquê deles terem sido removidos sendo que sempre foram úteis no decorrer da franquia... Mas com o Megaman você pode comprar uma upgrade onde o Eddie aparece e te dá alguns itens de recuperar vida no meio da fase, mas é só com o Megaman, o Bass não tem nada pra isso e então ao mesmo tempo isso torna a parte dele mais difícil.

Enfim... Vamos logo ver como essa merda termina...


Assim como qualquer outro jogo do Megaman, no final você vai ter que passar pela fortaleza do vilão principal, e a fortaleza do King... É meio que uma junção de tudo o que tinha de errado nesse jogo: Level design ridículo? Confere. Bosses tediosos e difíceis só porque não existem E-Tanks nessa bosta? Confere. O pior boss desse jogo todo é o King Plane, é um hovercraft que você precisa não só perseguir e ir atirando com a Spread Drill como também tem que ficar pulando constantemente em plataformas logicamente com um abismo embaixo... 

Não seria nenhum problema, só que esse boss tem um ataque que deixa essa luta quase insuportável: Uma espécie de flashbang onde a tela fica toda branca por uns dois segundos. Pode não parecer muita coisa, mas você tem que pular o tempo todo nessa luta em plataformas relativamente pequenas pra não cair num abismo e uma coisa que atrapalhe sua visão num momento que requer tais movimentos precisos te atrapalha e te faz morrer sem nem saber. Essa merda desse ataque da puta que pariu me fez dar uns dois ou três Game Overs nesse boss até eu decidir falar "Foda-se essa merda!" e passar esse lixo com Save States porque se ele pode trapacear, eu também posso!

E eu ouvi falar que com o Megaman esse boss é ainda pior porque ele não tem um pulo duplo igual o Bass, logo além desse flashbang ainda tem um outro ataque desse boss que destrói as plataformas onde você está, não é nenhum problema com o Bass porque ele pode usar o pulo duplo pra alcançar a outra plataforma, mas o Megaman nesse boss tá fodido e só é possível passar se você der a sorte dele não usar esse ataque de destruir plataformas em nenhum momento da luta, o que é quase impossível de acontecer.

Mas fora esse boss, os outros nem são difíceis, só são ridiculamente tediosos porque demoram uma eternidade pra serem derrotados, inclusive o próprio King que tem até um padrão meio simples de ataque e é só saber desviar e usar o Lightning Bolt na hora certa pra vencer a luta contra ele.

Então acabou, o King foi derrotado pelo Bass (ou pelo Megaman) e questiona por que eles lutam pelos humanos sendo que robôs são superiores. Os dois falam que humanos são os criadores dos robôs e devem ser respeitados por isso, inclusive o próprio King foi criado por algum humano, mas aí nós descobrimos que o criador do King por trás disso tudo é...


... O Wily? Peraí... O Wily foi chutado pra fora da sua própria fortaleza intencionalmente por algum robô que ele criou e ainda por cima mandou o Bass pra lutar contra esse mesmo robô que ele podia simplesmente desativar já que era uma criação dele o tempo todo? E ainda por cima ele fez uma lavagem cerebral no King exatamente pra chutar ele fora da fortaleza e começar essa rebelião contra os humanos?

Mas o que... Caralho, que história mais retardada, Jesus!

Depois dessa revelação que deixou essa história umas 100 vezes mais estúpida, o Wily transforma o King num boss gigante que também é fácil de derrotar e aí depois dessa luta o cara morre definitivamente... Eu acho.

Então agora tem a fortaleza do Wily pra enfrentar, e você já deve saber como funciona aqui: Alguns segmentos de fases com uma Boss Rush antes e aí uma luta contra o Wily com duas formas no final. Não mudou absolutamente nada nesse jogo, e o Wily, assim como os outros bosses, só é difícil porque não existem E-Tanks nesse jogo, e se por acaso você morrer pra ele, você volta bem antes dessa luta sem a sua munição da arma contra a qual ele é fraco.

Tá, daí o Wily pede arrego, o Bass pergunta por que diabos ele fez um plano tão imbecil e ele responde que queria testar a força do Bass ou coisa assim, a essa altura eu não poderia ligar menos porque parei de levar essa história a sério há alguns minutos, então tanto faz o final dela...

Megaman & Bass é um lixo... A única coisa pela qual esse jogo vale é ter a oportunidade de jogar com o Bass, que tem sim um gameplay decente, mas isso não é nem aproveitável porque o resto do jogo é uma merda frustrante que só poderia agradar aqueles fãs cegos do Megaman que jogam qualquer bosta desde que seja parte da franquia. Sabe o que Megaman & Bass me lembrou? Megaman X6, é quase a mesma coisa, a mesma frustração por causa dos level designs, o mesmo gameplay desbalanceado, os mesmos bosses entediantes... Esse jogo é basicamente o Megaman X6 da série clássica, e é sem sombra de dúvidas o pior dela.

... Exceto que Megaman X6 não é o pior jogo da série do X e sim o seu sucessor, mas não acredito que os jogos da série clássica fiquem pior que isso. Digo... Só faltam mais dois jogos, será que algum deles consegue ser pior que Megaman & Bass? Eu seriosamente duvido.

Depois de Megaman & Bass... A série clássica do Megaman meio que sumiu do mapa enquanto Megaman X, Zero, Battle Network e todas as outras continuaram ao longo dos anos. Eu não sei exatamente por que, talvez seja porque Megaman 8 e Megaman & Bass não fizeram tanto sucesso assim? Ou seria porque eles não sabem mais o que diabos fazer com a série clássica e então decidiram guardar na gaveta até terem alguma ideia?

Bem, a série ficou na gaveta por anos desde então, mas em 2008 ela foi trazida de volta...


... Com Megaman 9. Pois é, muita gente antes chamava Megaman & Bass de Megaman 9 porque parecia conveniente, mas agora que existe oficialmente um Megaman 9, as pessoas pararam com isso.  Então, eu conhecia Megaman 9 mais ou menos porque eu ouvi falar em alguns lugares que era um jogo 8-bit e tals, e eu até cheguei a jogar um pouco, mas... É, eu não me interessei muito porque na época eu não ligava pro Megaman clássico.

Agora que eu não tenho mais esse "preconceito" com o Megaman clássico e joguei os jogos dele, como Megaman 9 vai se sair afinal de contas? Aliás, uma coisa que eu sempre me perguntava por que diabos fizeram é isso do jogo voltar pro estilo 8-bit. Mas agora que fui atrás de mais informações, eu vi que fizeram isso porque as pessoas começaram a jogar jogos retrô novamente por causa dos mercados online da Xbox Live, da PSN e da WiiWare que já estavam vendendo ports de Sonic, Banjo, Mario, Donkey Kong Country, Zelda, etc.

Então viram aí uma oportunidade de trazer o Megaman clássico de volta já que jogos retro ainda têm bastante popularidade, e pra ter certeza de que trarão um jogo o mais old-school possível do Megaman, eles resolveram fazer ele com gráficos 8-bit pra agradar até o mais chato dos retrofags.

Pessoalmente... Eu não apoio essa decisão de qualquer forma, porque ter gráficos retro não torna um jogo automaticamente tão bom quanto jogos retro usualmente são, o gameplay é o que fazia toda a diferença no fim do dia. Pra ilustrar melhor o que eu quero dizer, se Sonic 4: Episode I tivesse gráficos em 16-bit, ainda seria uma bela bosta de jogo. 

Então eu não gosto dessa ideia, e além do mais, os jogos retro que foram portados pra esses mercados obviamente têm gráficos assim porque eles são ports de jogos que tinham gráficos originalmente dessa forma. Ninguém pensaria em lançar sequências deles com esses mesmos gráficos igual a Capcom lançou Megaman 9 que era pra ser uma sequência do 8 pra uma plataforma next-gen.

Mas ok... Gráficos não são tudo, até porque Megaman & Bass tem gráficos bons e é um pedaço de merda mal cagada, então Megaman 9 pode muito bem ser um jogo bom apesar do retrocesso nos gráficos.

Basicamente, a história é mais uma vez sobre robôs malvados destruindo tudo e o Megaman tendo que ir acabar com eles e lutar contra o Wily que provavelmente está por trás... Porém dessa vez aparentemente não, o Wily aparece dizendo que ele não é o responsável por isso em rede mundial e fala que isso é culpa do Light porque os robôs possuem designs vindos dele. E também acaba mostrando uma suposta gravação onde Light tenta convencê-lo a ir pro lado do MAAAAAL e ele recusa dizendo que mudou e não é mais malvadão.

Depois de um tempo, Light é preso pela polícia e então o Megaman sai pra botar ordem em tudo como ele sempre faz e mostrar que o Light não é o culpado disso... Mas todo mundo já sabe como essa história vai terminar, não é mesmo?


Antes de mais nada... Sim, esse é o primeiro e único jogo do Megaman que tem uma mulher como boss, que no caso seria a Splashwoman. Nunca entendi por que demoraram tanto pra começarem a colocar robôs femininos na série, ver só a Roll no meio de um monte de cueca na série chegava a ser meio creepy. Então, seja muito bem-vinda, ainda que você não vá durar muito tempo nesse jogo ou na série em questão, mas aí já é culpa da Capcom.

Agora falando dos gráficos em si... Pra um jogo 8-bit, Megaman 9 não é exatamente feio, os cenários são coloridos, os designs dos inimigos são legais, mas não gostei muito dos backgrounds... A maioria são só cores predominantes em quase a porra toda igual nos do primeiro Megaman, mas fora isso, Megaman 9 é bonito pra sua proposta, ainda que eu ache desnecessário usar gráficos 8-bit pra isso.

Mas não são só os gráficos que sofreram retrocesso, o Megaman em si também, ele tem o mesmo pulo pesado que ele tinha nos outros jogos do NES, e jogar isso depois de Megaman 7 e 8 que tinham pulos bem mais suaves e precisos foi meio estranho, porém nada que estrague completamente o jogo. Já a próxima coisa que me deixa um tanto desconfortável com o jogo já é mais grave: O Megaman não pode mais usar o slide e nem dar tiros carregados.

Por que? Qual diabos era o problema do slide ou dos tiros carregados? Isso não faz nem sentido com a continuidade da série, por acaso o Megaman esqueceu como faz o slide ou dar tiros carregados? A falta do slide machuca mais o jogo porque esse era um movimento bem útil no decorrer da série, abria novas possibilidades pra level designs mais inteligentes e adicionava mais variedade e estratégia a certos inimigos e bosses... Por que caralhos tiraram ele do jogo?

Acredite se quiser... Existe uma resposta pra isso. O Inafune disse que Megaman 2 era a maior inspiração no processo de criação de Megaman 9, então eles limitaram o moveset do Megaman nesse porque tecnicamente, o Megaman não tinha o slide no 2 ainda.

... Isso até faz um pouco de sentido, mas o Megaman pode usar o Rush nesse jogo, sendo que isso ainda não tinha no 2. Isso torna toda essa decisão mais estúpida e sem justificativa plausível ainda.

Felizmente no entanto, o jogo não é exatamente projetado com o slide em mente, então fica um pouco mais fácil tragar isso... E o level design em si tem óbvias inspirações em Megaman 2 pra quem já jogou ambos os jogos e pode comparar, desde os caminhos diferentes nas fases até conceitos similares como a fase do Magmaman tendo canhões de lava que funcionam da mesma forma que os lasers malignos da morte na fase do Quickman... Mas ao contrário do Quickman, a fase do Magmaman é divertida e não tem trial and error exagerado.

O level design no geral é satisfatório e até surpreendentemente inovador pra Megaman, cada fase tem uma gimmick inédita pra série... Ok, quase cada uma delas, a da Splashwoman rouba aquela ideia de platforming com bolhas subindo da fase do Waveman e não faz nada exatamente novo com isso... Mas fases como a do Hornetman que tem umas plataformas meio "enroladas" que precisam de um tiro pra se esticarem completamente, a do Jewelman que tem aquelas plataformas que balançam pros lados na medida em que você corre por elas, a do Tornadoman com aquelas plataformas rotatórias e outras fases do tipo também com gimmicks únicas são as melhores do jogo

Minha favorita no entanto é a do Galaxyman, principalmente porque ela tem essas plataformas-portais que te teletransportam de uma pra outra e te arremessam pra cima, resultando em uns puzzles bem bacanas e seções de platforming divertidas. E eu também gosto desses bichos que em algumas partes da fase te pegam pela cabeça e te jooj... Digo... E te arrastam rapidamente pra frente e aí você só tem que pular ou desviar de obstáculos.

Mas nem todas as fases são boas, a do Plugman é um saco porque tem espinhos por toda a parte e ela adora botar aqueles blocos que aparecem/desaparecem por cima deles. E a do Tornadoman que eu gosto tem uma certa seção de platforming que é meio cheap porque tem umas nuvens tampando parte da visibilidade e aí surgem uns guarda-chuvas inimigos delas que te acertam as vezes direto sem você nem ter tempo pra reagir porque tava passando perto de uma dessas nuvens.

A propósito... Esse jogo também usa o sistema dos parafusos lá pra comprar upgrades e FINALMENTE OS E-TANKS VOLTARAM, PORRA! AGORA SIM A GENTE TÁ FALANDO A MINHA LÍNGUA! Sério, eu nem sei por que diabos eles tinham sido tirados dos dois últimos jogos, mas finalmente a Capcom se tocou que isso era uma decisão retardada.


Sobre os bosses em si... Eu não tenho muito o que comentar sobre eles, são exatamente como nos outros jogos da série: O primeiro que você enfrentar vai ser relativamente difícil e se você ir escolhendo daí pra frente sendo o próximo que é fraco contra a arma desse boss e assim sucessivamente, eles vão cair um por um igual um monte de dominós enfileirados.

Porém a melhor parte disso tudo não é enfrentar os bosses e sim usar as armas que finalmente são boas de novo. A Black Hole Bomb é de longe a melhor, assim como o nome sugere, ela é essencialmente um buraco negro que suga quase qualquer inimigo normal que estiver no alcance, e os que não podem ser sugados que são maiores ainda sofrem um dano considerável dela. 

Tem também o Jewel Satelite que é o melhor escudo da série clássica e protege de quase qualquer coisa ao mesmo tempo que também pode ser atirado em algum inimigo, o Hornet Chaser que serve pra matar inimigos distantes e pegar itens que são meio inalcançáveis, a Magma Bazooka que é carregável e tem um alcance fodidamente alto, a Plug Ball que é uma Search Snake mais rápida, o Concrete Shot que atira blocos que também podem ser usados como plataformas... Praticamente todas as armas do jogo são úteis e divertidas de se usar.

Outra coisa que eu não menciono há um tempo é a trilha sonora dos jogos do Megaman, e a desse jogo volta com aquelas músicas catchy pelas quais a série ficou conhecida. Eu gosto da música do Galaxyman, da Splashwoman, do Jewelman, da música de boss, eu não ouvia músicas legais assim na série desde... Bem... Megaman & Bass.

Ah, e sabe quando eu mencionei que o Megaman não pode usar o slide e nem os tiros carregados? Então... Na verdade ele não pode mesmo, mas o Protoman pode, ele é um DLC pra esse jogo e apesar de poder fazer esses movimentos, ele leva mais dano e tem um knockback ainda maior. Eu achei isso uma bosta, na boa, por que não fizeram o Protoman com seus próprios movimentos únicos ao invés de roubar os que o Megaman já tinha? Isso pra mim é só preguiça.

Enfim... Avançando um pouco mais na história, descobrimos que esses robôs se revoltaram porque eles sabiam que tinham uma data de expiração e depois dela, são considerados inúteis pelos humanos e são jogados em algum ferro velho pra "morrerem". O Wily se aproximou deles e os convenceu a deixarem que eles os reconstrua e aí se juntarem a ele, mas não sabiam que o velho os reprogramou no processo pra seguirem os seus comandos.

Sabe... Eu gostei desse toque na história, afinal eles são robôs, uma hora acabariam ficando inativos porque ficaram velhos ou simplesmente perderam a utilidade, isso poderia acontecer até mesmo com o Megaman ou a Roll... Aliás, ironicamente, isso aconteceu com a série em si, a Capcom não viu mais utilidade nela e simplesmente jogou fora. Mas enfim, isso dá um ar até meio triste pra toda essa história leve do Megaman clássico.

De qualquer modo, sim, o vilão principal é o Wily e agora o Megaman tem que ir pra fortaleza lutar contra ele pela décima fodendo vez.


As fases do Wily são o que você já esperaria: Uma junção de tudo o que você já viu antes no jogo, mas com uma dificuldade mais elevada... E nesse caso eu quis dizer: Espinhos e pulos difíceis por causa da estrutura da fase, essas fases adoram fazer isso e me irritam profundamente com essa merda, mas já vi piores, então... Pois é, tanto faz.

Então tem um boss onde tu empurra bolas de espinhos pra umas máquinas com seus tiros do Mega Buster que eu achei bem criativo, um tubarão mecânico gigante que me lembrou do mini-boss da fase do Duff McWhalen, e...

... O Twin Devil, que é um sucessor espiritual do Yellow Devil e é quase tão irritante quanto, ainda mais porque esse é mais difícil de ainda de acertar, tem que esperar o olho passar junto com as outras partes do corpo dele e aí atirar com a Black Hole Bomb.

Então tem uma boss rush como sempre teve, os mesmos bosses passados, só usar as armas, bla bla bla. Aí tem o Wily que é meio... Diferente... Na primeira forma você tem que ficar quicando um ovo de dinossauro que ele manda de volta pra ele e isso fica meio chato com o tempo. Mas a Wily Capsule em si nem é diferente das outras versões passadas, só aparece e desaparece e fica mandando projéteis.


Então o Wily fica de quatro e pede perdão pela décima vez... Dessa vez o Megaman nota como ele fez isso toda santa vez em que foi derrotado e mostra gravações de cada uma das vezes em que ele fez isso antes, o que é meio patético, mas tudo bem.

Só que aí o Wily dá um jeito de escapar atraindo o Megaman pro Light que tá preso logo na jaula ali do lado... Mas era um Light falso e provavelmente o que ele usou pra gravar aquela conversa lá, esse Light falso eletrocuta o Megaman e desmaia ele, então fazendo com que o Protoman apareça do nada e salve ele antes que a fortaleza exploda de vez... De novo.

No fim de tudo, Light foi inocentado, tudo voltou ao normal e dessa vez sabemos o que acontece com os bosses que enfrentamos lá no primeiro ato do jogo. O Light dá novas utilidades pra eles como enxaguar plantas, esquentar água e coisas domésticas que não envolvem explodir cabeças de seres humanos alheios.

Apesar desse retrocesso gráfico... Eu gostei de Megaman 9, tá entre os melhores jogos 8-bit do Megaman sem dúvidas e com certeza agradaria até o pessoal mais chato que quer Megaman o mais old-school possível. Eu não gostei ainda do retrocesso pra 8-bit nos gráficos ou até no som, mas se for só por esse jogo, então tudo bem, só espero que o próximo Megaman seja um título next-gen de verdade que todos nós esperávamos e...


... Seus filhos da puta!

Tá, Megaman 9 foi um jogo bom apesar do retrocesso, e ainda que seja tosca, a justificativa pra ele era válida pra época em que ele foi lançado onde jogos retro estavam ficando populares de novo... Agora em 2010? O mesmo ano em que tivemos jogos como Donkey Kong Country Returns, Super Mario Galaxy 2 e Castlevania: Harmony of Despair? Vocês me vêm com um jogo 8-bit pro Megaman? Bah, vão tomar bem no meio dos seus cus!

Ok... Eu sei que eu tô sendo injusto em falar de Megaman 10 assim só por causa dos gráficos, mas isso é ridículo! Você pode chamar isso do que quiser, de "homenagem aos clássicos", de "presente pra jogadores retro"... Eu chamo isso de preguiça de fazer um jogo next-gen de verdade pra sua franquia.

Mas tá... Se o jogo for bom... Eu acho que dá pra engolir, né?

A história dessa vez é sobre um vírus chamado Roboenza... Sim, é uma paródia do Influenza, só que com robôs... Esse vírus começou a infectar os robôs ao redor do mundo, eles começaram a ficar doidões e a atacar humanos por aí. No meio dessa confusão toda, a Roll acabou sendo infectada e então o Megaman tem que ir ao fundo disso e procurar uma cura antes que ela acabe se sucumbindo ao vírus.

O Wily então aparece dizendo que ele estava trabalhando numa cura pro Roboenza, mas foi atacado pelos robôs infectados e acabou perdendo partes da máquina de criar a cura na qual ele estava trabalhando. Nisso agora temos um novo objetivo: Derrotar os robôs infectados e pegar as partes da máquina.

Mas dessa vez, o Protoman também aparece pra ajudar o Megaman, porque dessa vez o trabalho é grande demais pra uma só pessoa, de acordo com o próprio... E o Bass também tá nessa história, só que a única coisa que ele quer é matar robôs infectados porque ele não vai com a cara deles e quer descontar a raiva em alguém, mas isso é só num DLC, então é como se ele nem estivesse nessa história pra início de conversa.


Erm... Graficamente, esse jogo nem é muito diferente do anterior, no máximo tem uns backgrounds mais bem feitos, inimigos novos e cenários um pouquinho mais detalhados do que o normal, já o resto realmente não mudou muito. O Megaman tem as mesmas animações de sempre, o Protoman também e o Bass é inspirado em Megaman & Bass, o que é ok pra mim....

Agora o gameplay é basicamente Megaman 9 com o Bass. O Megaman é exatamente a mesma coisa, sem slide, sem tiros carregados e só podendo usar o Rush e o Protoman é a mesma bosta do 9, tiros carregados e slide, mas danos e knockback maiores. Já o Bass é quase exatamente igual o gameplay dele em Megaman & Bass, ele pode atirar em várias direções, usar o Dash e tal, também pode até pegar a upgrade do Treble Boost que também tem a mesma função de voar e dar um tiro de três direções que raramente acerta alguma coisa... Mas ele não tem o pulo duplo.

Eu nem sei direito o que comentar sobre Megaman 10, esse jogo não adiciona absolutamente nada relevante na fórmula da série... Alguém poderia dizer que o 9 também não adiciona tecnicamente já que o Protoman roubou os movimentos do Megaman, mas pelo menos o jogo compensava com as armas, especialmente a Black Hole Bomb que é completamente inédita pra série, e trazendo os E-Tanks de volta depois de dois jogos sem eles. Além disso, o jogo apresentava um level design bem melhor do que a maioria dos jogos 8-bit do Megaman, quase no nível do 2.

Já Megaman 10 realmente não adiciona nada, o Bass poderia ser considerado como novidade, mas ele meio que é só uma versão piorada do que ele era em Megaman & Bass. E se o level design do jogo fosse grande coisa, talvez se salvaria, mas... Não, no máximo a fase do Sheepman tem alguma coisa interessante com essas plataformas "digitais" coloridas que desaparecem alguns segundos depois do Megaman pisar nelas, eu genuinamente me diverti com os "puzzles" envolvendo elas. 

A maioria do resto das fases ou foram "meh" igual a maioria das fases eram em Megaman 5, ou então simplesmente eram ridículas, cheias de espinhos e dificuldade artificial por causa do knockback... Sim, Blademan, é de você mesmo que eu estou falando... A do Strikeman também me irritou bastante com o posicionamento de alguns inimigos, em especial aqueles que ficam te jogando bolas de futebol americano ou sei lá o que é aquilo, também tem a do Nitroman que é dolorosamente repetitiva com o negócio dos caminhões e a do Commandoman que é de longe a pior com aquela porra daquela tempestade de areia tirando a sua visibilidade e te mandando direto pra abismos ou inimigos que te acertam e te fazem cair nos abismos.

As armas também são  bem ruins, a única que eu me lembro de ter usado foi a Triple Blade. O resto das armas são horríveis, piores ainda do que as do 5, a Thunder Wool é uma nuvem lerda que tem que subir lentamente primeiro pra depois soltar um trovão que causa algum dano no inimigo, ela não consegue nem ser útil direito contra o Pumpman que é o boss que é fraco contra ela... A Chill Spike parecia legal na teoria, mas tem um alcance tão curto que é quase impossível usar ela sem ser atingido, a Solar Blaze é outro ataque que demora consideravelmente pra agir, a Wheel Cutter só serve pra segurar perto das paredes pra escalar elas... Quase nenhuma arma nesse jogo é útil ou divertida de usar, até o escudo é uma bosta porque as partes dele são destruídas com qualquer hitzinho.


Meh... Então todo mundo já sabe que o Wily na verdade era o vilão principal o tempo todo. Ele criou esse vírus e só vai dar a cura pra quem servir a ele, mas isso está pra mudar assim que o Megaman chegar até sua fortaleza e chutar sua bunda pela décima-primeira vez.

As fases do Wily são ok, eu acho, gostei do fato delas terem rotas diferentes, mas ainda tem suas partes de frustração, além dos bosses em maior parte serem meh... Exceto por uma máquina que incorporava dados de bosses passados da série, cada um representando um respectivo jogo passado da série: Elecman, Woodman, Geminiman, Ringman, Napalmman, Flameman, Slashman, Frostman e Tornadoman.

Aparentemente essa é a maior fortaleza que o Wily já criou, porque não só ela parece enorme já nessa imagem de preview como tem uma porra duma torre que chega até o espaço... Onde tem a luta mais fácil dá série toda contra ele, ele cria uma cápsula falsa, mas é tão óbvio qual é o verdadeiro e qual é o falso que não tem nem graça, e a gravidade baixa ajuda a chegar mais fácil nele ao invés de esperar ele reaparecer num local baixo pra poder atirar.


Então, Wily é derrotado mais uma vez. Só que  logo após essa luta, ele de repente fica com febre e incapacitado de fazer qualquer coisa... Provavelmente ele pegou o Influenza de verdade, já que não seria possível ele ter pego o Roboenza porque ele não é um robô até onde eu sei.

O Megaman, sendo o cara legal que ele é, resolve levar o Wily pro hospital mesmo o velho tendo acabado de tentar matar ele. Sabe, uma coisa que eu talvez devia aprender com esses protagonistas de ficção é isso de perdoar alguma pessoa independente do que ela tenha feito, eu no lugar do Megaman falaria "Se fode ae" e largaria o Wily lá febril do jeito que eu vi.

Enfim, o Megaman levou ele pro hospital e tudo pareceu ter ficado em paz de novo. Até que um dia o Wily previsivelmente escapou do hospital e provavelmente foi arrumar algum emprego melhor.

Mas peraí...


Ahhh... Ele foi embora, mas deixou cápsulas de cura o suficiente pra todo mundo se curar do Roboenza como troco pelo fato do Megaman ter mostrado compaixão por ele e o levado pro hospital. Viu só? Ele não é um velho tão malvado assim afinal de contas.

Eu até que gostei desse final, mas... Meh, Megaman 10 ainda é um jogo quase inútil se tratando do gameplay, ele é tipo Megaman 5 pros jogos do NES, só que pior porque lá ainda dava pra se divertir um pouco e ainda teve o Beat que era ALGUMA coisa nova pelo menos... Megaman 10 não adiciona literalmente nada na fórmula da série e dá mais passos pra trás ainda do que seu antecessor, não tem motivos pra esse jogo ter sido assim além de ganhar dinheiro em cima do 9.

A Capcom poderia usar essa oportunidade pra criar algum jogo grande do Megaman na sétima geração, o 9 trouxe de volta a popularidade que ele tinha perdido com o passar do tempo, agora seria só fazer uma sequência mais ou menos com visuais assim e com o gameplay apropriadamente melhorado com recursos atuais.

Mas a Capcom sendo a Capcom não aproveitou o que eles tinham e ao invés disso fizeram Megaman 10 desse jeito... E pior, cancelaram Megaman Universe que, francamente, parecia interessante pela proposta de jogar não só com várias versões do Megaman, incluindo aquele da capa americana, como também vários outros personagens da Capcom que foram mostrados nos trailers como Ryu, Arthur, e por aí vai.

Eles não acabaram só com a série clássica e sim com Megaman no geral, também cancelaram Megaman Legends 3 e a única coisa que fizeram depois desse tempo todo foi aquele Xover que eu prefiro nem comentar sobre... É tão deprimente assim...

Pelo menos fora dos seus próprios jogos, o Megaman ainda tem bastante coisa, tem as HQs da Archie, surgiu Mighty No. 9 que possivelmente vai fazer o interesse das pessoas em Megaman subir mais assim que lançar, e de quebra ele vai aparecer no novo Smash Bros. como personagem jogável. Isso mostra que, apesar de tudo, muitas pessoas gostam bastante do Megaman, tem todo um público que a Capcom andou tratando igual lixo assim como trataram fãs de várias outras das suas próprias franquias, e agora isso tudo tá aí voltando pra pegar eles.

Então... A maratona do Megaman acaba por aqui, e em primeiro lugar eu meio que devo agradecer ao pessoal que me recomendou dar uma chance aos jogos do Megaman original. Se não fosse por vocês, eu provavelmente nunca teria jogado esses jogos por causa do meu preconceito besta, e ainda que eu não tenha gostado de todos esses jogos, a série clássica ao todo me agradou bastante e foi boa enquanto durou, então... Valeu aí, pessoal.

Eu não sei exatamente qual vai ser a próxima série que eu vou maratonar, mas tenho uma opção quase definitiva de uma que marcou minha infância e até merece mais atenção vinda da minha pessoa nesse blog. Mas vou dar um tempo com maratonas até pegar essa série pra jogar toda desde o primeiro até o último jogo porque tem bastante e eu vou precisar usar uns cogumelos pra poder apreciá-los totalmente. Até lá, deve ter mais coisas de outros jogos por aqui.

Então eu devo finalizar o post fazendo um ranking dos jogos com a nota específica que eu daria pra cada um deles, lá vai:

1) Megaman 7 - 9/10
2) Megaman 2 - 8/10
3) Megaman 3 - 7/10
4) Megaman 6 - 7/10
5) Megaman 9 - 7/10
6) Megaman 4 - 7/10
7) Megaman 8 - 7/10
8) Megaman - 6/10
9) Megaman 5 - 5/10
10) Megaman 10 - 4/10
11) Megaman & Bass - 4/10

{ 62 comentários }

  1. Sabia que vc ia odiar Mega Homem & Baixo, todo mundo odeia (e com razão)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 8 é o jogo mais importante dos dois e foi decepcionante, então faz sentido.

      Excluir
  2. Ah, deixa eu adivinhar... a próxima maratona vai ser do Mario?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas vai demorar um pouco pra eu começar.

      Excluir
    2. FINALMENTE SEU FANBOY DE SONIC DO CARALHO

      Excluir
    3. Eu esperava que fosse Castlevania, mas tudo bem.

      Excluir
    4. Ia ser Castlevania, mas os primeiros do NES lá me desanimam quase sempre.

      Excluir
    5. E fanboy de Sonic é o seu pai aquele corno brocha de merda seu palhaço fdp.

      Excluir
    6. Estou curioso quanto a opinião do Ryu a respeito do Lost Levels.

      Excluir
    7. Com certeza não vai ser muito positiva, se for como me dizem ser.

      Excluir
  3. O King não morreu, no final do Megaman é mostrado que ele sobreviveu a explosão da fortaleza dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh... Eu não zerei isso com o Megaman porque não sou masoquista.

      Excluir
    2. Nem eu, só fui ver o final no Youtube porque sei que é a única coisa diferente. hue

      Excluir
    3. Não faz diferença, o King nunca mais aparece de novo mesmo.

      Excluir
  4. Devo ser o único que não acha Megaman X6 tão ruim assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo por que odeiam o X6, mas consigo me divertir com esse jogo mesmo assim.

      Excluir
    2. Eu gosto do X6, mas menos do que os outros da série.

      Excluir
    3. Tem gente que gosta, eu sou parte dos que não suportam esse jogo e acham ele pior do que o X7.

      Excluir
    4. Eu odeio Megaman X6, mas não acho pior que o X7.

      Excluir
    5. Eu simplesmente não consigo colocar qualquer outro jogo da série X abaixo de Megaman X6. Embora X7 tenha sido outra bosta, acho que os aspectos ruins de X6 são bem piores que os de X7.

      Excluir
    6. MEGAMAN X6 É UM HORROR, NÃO TEM NENHUM MEGAMAN PIOR QUE ISSO, NENHUM!!!!!

      Excluir
    7. Eu acho o X7 pior porque pelo menos o X6 parece um jogo de Megaman, o X7 nem isso.

      Excluir
  5. Já que mencionou Mighty No 9 no post, você vai jogar quando sair?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um cara nesse mundo3 de março de 2014 16:12

      ia ser engraçado apesar de triste se Mighty No 9 acabasse sendo ruim

      Excluir
    2. Esse jogo vai ganhar um hype que SUPERE THE LAST OF US, SKYRIM, GTA V, MASS EFFECT 3, COD: "SARNENTOS" E QUALQUER GOW JUNTOS, mas vai acabar não saindo tão bom, não vai ser necessariamente ruim, mas vai ser um fracasso de 900.000 doletas que fará a Capcom apontar, rir e continuar tratando o Megaman como um bonequinho de Voodoo surrado. E não vai ser apenas o fim do Megaman como o fim da carreira de Keiji Inafune.. - See more at: http://angryvideogameblogger.blogspot.com.br/2013/09/keiji-inafune-quer-criar-um-sucessor-de.html#sthash.B8EfkWDS.dpuf

      Excluir
  6. Se o SNES pode reproduzir gráficos 32 bits, por que não portaram Megaman 8 pro SNES ao invés de criar esse Megaman & Bass que com certeza nem foi feito pela equipe principal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque criar um jogo original pro SNES é uma ideia mais legal, só esqueceram que era pra ser um jogo bom.

      Excluir
    2. Eu gostei da ideia de criar um jogo com o Bass jogável, mas foi executado igual o cu deles.

      Excluir
  7. vai fazer review do jogo do rambo só me diz isso sim ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez, não consegui levar aquilo a sério pra fazer uma review séria sobre, mas se isso te agradar...

      http://alvanista.com/games/xbox-360/rambo-the-video-game/reviews/342431-o-jogo-do-ano-de-2014

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  8. "Pra ilustrar melhor o que eu quero dizer, se Sonic 4: Episode I tivesse gráficos em 16-bit, ainda seria uma bela bosta de jogo."

    Pelo menos ia ser mais bonito que aqueles gráficos plásticos horríveis, mas o jogo realmente ia continuar uma bosta.

    ResponderExcluir
  9. Seria legal se você gravasse essas maratonas e postasse no Youtube pra quem quisesse acompanhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha gravado alguns jogos, mas nunca upei porque achava meio desnecessário.

      Porém ontem eu acabei mexendo no VideoPad e brincando com os vídeos do Megaman que eu gravei na maratona e tavam salvos aqui, daí o resultado foi isso:

      http://www.youtube.com/watch?v=Sj84V0WcdCI

      http://www.youtube.com/watch?v=b-qgpAX_F-c

      Excluir
    2. Eu não acho o Air Man difícil, só no Megaman 3.

      E WTF esse segundo vídeo?
      HAOIUEHAIUEHAIOUEHAIUHEAIOUHEHAUIEA

      Excluir
    3. VAMO PULA VAMO PULA VAMO PULA VAMO PULA

      Filho da puta agora eu to com essa bosta na cabeça

      Excluir
    4. Poxa, eu acho o Airman difícil.

      Excluir
    5. um cara nesse mundo3 de março de 2014 16:10

      gostei do canal

      Excluir
  10. Gostei do post, mas não achei muito convincente a parte do MM10. Passou a impressão que você já estava pronto pra jogar o jogo e odiar de qualquer jeito só porque tinha gráficos 8 bit igual MM9.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nah, eu não joguei pra odiar, se fosse assim eu odiaria Megaman 9 também porque nunca aprovei isso de regredirem pra 8-bit. O caso é que Megaman 10 é realmente uma bosta, o jogo não adiciona nada na formula da série, não tem quase nenhuma arma divertida de usar e os level designs são mais sem graça ainda do que os do 5.

      Excluir
  11. Minha classificação dos rockmans classicos seria assim

    Rockman 7: 9,2

    Rockman 4: 8,6

    Rockman 3: 8,5

    Rockman 6: 8,2

    Rockman 8: 7,6

    Rockman & Forte: 7,0

    Rockman 9: 6,2

    Rockman 5: 6.0

    Rockman 2: 5,8(SIM, eu dei isso para esse jogo, essa nota não é pelo o jogo em si mas sim a consequencia dele, foi surgimento do rockman 2 fags que assolaram a internet nos ultimos anos, e o fanatismo com esse jogo é gigantesco, e é um dos motivos que coloquei o anime de saint seiya entre a primeiras posições no meu blog no artigo de piores animes de todos os tempos, e o unico jogo ou serie que escapa desse ataque ao fanatismo é o Final Fantasy VII mas ate ele os extremistas fuderam, e foi por causa disso que o 9 e 10 foram feitos para agradar os rockman 2 fag e a capcom mandar um foda-se para a franquia)


    Rockman 1: 5,0

    e o pior jogo de rockman da serie classica obviamente

    para mim é o

    Rockman 10: 3,0 pois ele traduz a linguagem atual da capcom

    FUCK THE ROCKMAN, WE LIKE MONEY!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não acho que Megaman 2 deva ser desmerecido porque os fanboys dele são retardados, como um jogo ele é muito bom apesar de não ser aquela perfeição incrível que muita gente faz parecer. No entanto, o 10 realmente é só um cash grab.

      Excluir
    2. Megaman 2 - 9.0
      Megaman 4 - 8.8
      Megaman 7 - 8.5
      Megaman 6 - 8.0
      Megaman 3 - 7.5
      Megaman 1 - 7.0
      Megaman 8 - 6.9
      Megaman 5 - 6.0

      Nunca joguei esses 3 aí do post então n posso avaliar eles

      Excluir
  12. Tu ficou p... com o retrocesso pra 8 bits, pode falar ;)

    Ía ser tão legal se ouvessem mais personagens femininas em megaman. A não ser que alguém achasse errado dar tiros em robôs femininas e transformassem em robôs travestis, se é que isso existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei, mas aceito se for uma vez só ainda que seja com aquela desculpa besta que usaram pro 9, além de que ele acabou sendo bom... Já o 10 não tem desculpa.

      Excluir
  13. Podiam ter feito o 8 bits apenas como uma opção extra. Tipo... fazerem um jogo como megaman x8 e aí se quisessem jogar em 8 bits, teriam esse recurso. Podiam até deixar essa opção disponivel pra DLC.

    Mas o que eu sei de programação de games, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a Capcom ligasse pra série, podiam fazer isso facilmente como DLC.

      Excluir
  14. Considero o Megaman 7 um dos melhores jogos da série,sobre o 9 e o 10,sério,o que a Capcom enfiou na cabeça pra voltar aos 8-bits? não tem como não ficar puto da vida por causa disso,e aliás,eu acho que vai concordar comigo em uma coisa sobre o Megaman X4: a habilidade de flutuar da armadura das pernas é inútil até a batalha afinal contra o Sigma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que tem gente que elogiou a Capcom por ter feito isso de regredir pra 8-bits.

      Excluir
  15. O 8 foi meu primeiro Mega Man, então sou suspeito pra falar dele. Mas fora esse, meu favorito da série clássica é o 3 só por causa do Rush Jet.

    ResponderExcluir
  16. por que nao teve post sobre o sonic boom aqui ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque eu não tô interessado nesse lixo.

      Excluir
    2. Porque o Ryu tá fazendo cu doce pra um jogo spin off sem nenhuma relação com o Sonic principal.

      Excluir
    3. Não, é porque parece idiota mesmo, sendo spin-off ou não.

      Excluir

- Copyright © Blog do Ryu - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -