Posts Populares:

Postado por: Ryu segunda-feira, 19 de agosto de 2013


Rugem os tambores! Soprem as trombetas! Dynasty Warriors 8 acaba de ser lançado depois de todo esse tempo desde que foi anunciado e meu corpo está mais do que pronto pra entrar em mais uma experiência incrível de história chinesa com button mashing em toda a sua majestosa glória, fode sim!

A essa altura, você já deve saber a história, sempre um novo jogo de Dynasty Warriors é lançado, é bem recebido vende pra caralho lá no Japão, mas é bastante criticado por reviewers ocidentais que dizem que Dynasty Warriors não passa de uma bosta repetitiva que não poderia possivelmente atrair ninguém mesmo... Mas esse não é o meu caso, como quem lê esse blog já está cansado de saber, Dynasty Warriors é uma franquia de jogos muito especial pra mim, e dificilmente isso irá mudar, e depois de algumas decepções con uns jogos passados, teve Dynasty Warriors 7 que fez com que eu voltasse a me interessar nessa série de novo, logo com essa nova direção que Dynasty Warriors pareceu ter tomado no 7, eu estava curioso pra ver o que diabos a Koei iria arrumar com o 8 que inevitavelmente sairia depois.

Pra minha surpresa... Nos dias em que Dynasty Warriors 8 foi lançado, eu fui ler algumas reviews dele pra ver o que eu poderia esperar, primeiramente eu fui ver o do Destructoid porque o Jim Sterling é um fã de Dynasty Warriors assim como eu e entende como eu me sinto, ele deu uma porra duma nota 9.0 pra Dynasty Warriors 8, eu que sou eu fiquei surpreso por isso, aí depois eu fui ver a review da IGN que normalmente é bem crítica quanto a Dynasty Warriors... E a nota deles é um 8.7, e foi aí que eu resolvi que minha obrigação desse ano seria jogar Dynasty Warriors 8 e ver como diabos é isso... Não que eu não fosse fazer isso antes, afinal eu já estava curioso pra ver como seria um Dynasty Warriors depois do 7, mas depois de ver até a IGN elogiando, eu me senti mais motivado ainda a jogar isso.

Como o bom nerd triste sem vida que sou, fui imediatamente até qualquer loja que vendesse Dynasty Warriors 8, peguei o meu e fui pra casa saltitando como se estivesse vendo gnomos fantasiados de personagens de Dynasty Warriors dançando num arco-íris que terminava na minha casa exatamente onde estava localizado meu Xbox 360...

Tá, é melhor eu parar com essa viadagem e começar a review logo.

A mesma história de sempre, agora com leves mudanças


Creio que a história de Dynasty Warriors a essa altura do campeonato dispensa introduções, todo mundo que acompanha essa série já sabe como é, então farei um breve resumo... A dinastia Han está perto de cair, a China está em um estado de caos, um velho gagá chamado Zhang Jiao pensa que é Jesus e resolve começar uma seita de paz com seus seguidores chamados de Yellow Turbans, eles começaram uma rebelião contra a dinastia Han, então o imperador da Han chamou um monte de generais militares fodões como Cao Cao, Sun Jian, e alguns voluntários como o Liu Bei e seus dois irmãos de juramento Zhang Fei e Guan Yu se juntaram a Han pra combater a rebelião, então os Yellow Turbans se foderam e o Zhang Jiao não foi crucificado como seu ídolo da Bíblia, mas mesmo assim morreu.

Depois disso, cada um foi pro seu lado de novo, a China continua toda fodida e todos perceberam que matar um Jesus Xing Ling não trouxe a paz pra lugar algum, foi aí que um gordo tirano chamado Dong Zhuo levantou sua bunda gorda da cadeira e mobilizou seu exército pra capturar o imperador e a capital de Luoyang, assim governando por um curto período de tempo, o imperador então fica com o cu na mão e pede pro Cao Cao assassinar Dong Zhuo, o que não dá certo já que ele é pego, mas escapa por pouco depois e se reune com seu amigo Yuan Shao que é um poderoso general pra fazer um chamado de coalizão pros outros militares da China se unirem e tirarem Dong Zhuo do poder.

Então no meio da batalha pra tirar o Dong Zhuo do poder, eles passam pelo Hu Lao Gate que é guardado pelo Lu Bu, que é o braço direito e o general mais poderoso do Dong Zhuo, ele é tão pica das galáxias que os soldados gritam "It's LU BUUUUU!" quando vêem ele, mas mesmo matando um monte de gente, Lu Bu não conseguiu segurar todo mundo e acabou tendo que sair, o Dong Zhuo queimou Luoyang e correu com o rabo entre as pernas... Pra depois ser morto pelo próprio Lu Bu, que cansou de servir a um gordo que só faz merda o tempo todo.

Então depois disso tudo, um monte de coisa aconteceu, o Cao Cao agora tem o imperador sob custódia e conseguiu montar um exército enorme, o Yuan Shao deu um pé na bunda de um rival chamado Gongsun Zan e dominou quase todo o norte da China, o Sun Jian e a família dele acharam o selo imperial e agora começaram a ficar mais poderosos também... E o Liu Bei continua falando de benevolência e ajudar as pessoas, mas não tem lugar nenhum pra ir porque ele sempre foi um plebeu sem terras próprias antes disso, logo o máximo que ele faz é servir outros comandantes enquanto não consegue nada, quando ele conseguiu, foi enganado pelo Lu Bu que fingiu ser um cara bonzinho e roubou as terras dele, mas foi derrotado e morto na batalha seguinte porque o Liu Bei se juntou com o Cao Cao e os dois cercaram o castelo, inundaram ele com água e a porra toda, depois o Liu Bei continuou sem terra porque a província que o Lu Bu tinha roubado dele agora é do Cao Cao.

O Sun Jian depois morre no meio de uma batalha onde ele e a sua família lutavam contra as forças de um rival chamado Liu Biao, o Sun Ce acaba sendo o sucessor deles, mas esse também morreu por motivos misteriosos depois de um tempo, esse jogo ainda continua considerando que ele foi morto pelo Gan Ji (Ou Yu Ji, como quiser), e aí acontece mil tretas e a China no fim das contas fica dividida entre três facções: Wei, liderada pelo Cao Cao, Wu, liderada pelo Sun Quan que foi o novo líder depois da morte do Sun Ce, e Shu, liderada pelo Liu Bei que finalmente conseguiu um território próprio depois de um conflito contra um parente chamado Liu Zhang que dominava a província de Yi, e aí decididamente começa o Período dos Três Reinos.


Assim como em Dynasty Warriors 7, o Story Mode desse jogo é dividido entre os reinos: Shu, Wei, Wu e Jin, e você continua jogando pelo ponto de vista dos personagens mais importantes das respectivas histórias, mas o modo como a história é contada em Dynasty Warriors 8 se difere do seu antecessor, com alguns acertos e erros também, e levando em conta que o que foi apresentado em Dynasty Warriors 7 me deixou com um padrão bem mais alto pro Story Mode do 8, eu obviamente iria querer algo tão bom quanto de preferência melhor.

Primeiro eu vou falar dos acertos que o Story Mode desse jogo tem, em primeiro lugar, ele adiciona batalhas novas e traz de volta algumas que o 7 deixou de lado, na história dos Shu, batalhas como Jieting, Chen Cang e outras que tinham sumido durante a campanha do Zhuge Liang no norte voltaram, no dos Wei tem o resgate do imperador e Tong Gate, e na dos Wu tem... Bem... A Batalha de Shiting e a do Castelo de Hefei, mas eles pularam coisa pra caralho com eles por algum motivo estranho... No dos Jin são só batalhas novas mesmo, já que a facção foi introduzida no primeiro jogo, e dessa vez mostra o contra-ataque deles na batalha de Wuzhang Plains e algumas batalhas que acontecem entre as principais que mostraram no último jogo... Além disso temos algumas batalhas novas em outras facções, como a campanha do Cao Cao pra acabar com o resto da família do Yuan Shao depois de derrotar ele em Guandu.

Também existem "Story Modes" de outros personagens que não pertencem a nenhuma das facções principais como Lu Bu, Dong Zhuo, Yuan Shao, Zhang Jiao, Diao Chan, etc... Também conhecidos como "Other", não são nem Story Modes propriamente ditos porque você joga só uma única batalha com eles, seria uma espécie de What If com eles ganhando as batalhas nas quais eles historicamente tiveram seus rabos chutados pelos inimigos, por exemplo o Lu Bu conseguir defender o castelo de Xia Pi contra o Cao Cao e o Liu Bei, o Yuan Shao ganhar a Batalha de Guandu contra o Cao Cao, o Zhang Jiao e os seus apóstolos [?] derrotarem o império da Han na rebelião, e por aí vai, isso é mais ou menos como jogar um Story Mode desses personagens separadamente nos jogos passados e ver o final fictício deles se por acaso não tivessem se fodido no meio da treta, exceto que você só está jogando o que provavelmente seria a última batalha deles e não acompanha exatamente a história toda, mas ainda assim gostei.

Além disso, a história do jogo muda também dependendo das suas ações nas batalhas ou até mesmo no hub no acampamento principal, por exemplo dá pra fazer o Dian Wei sobreviver a batalha do Wan Castle onde ele historicamente morre protegendo o Cao Cao de uma armadilha das tropas do Jia Xu, impedir que o Sun Jian morra na batalha contra o Liu Biao, salvar o Pang Tong na Batalha de Chengdu, e isso leva a destravar novos capítulos no jogo, alguns totalmente fictícios e outros históricos com algumas coisas What If, inclusive até certo ponto dá pra mudar completamente os atos finais das histórias de cada facção e levar tudo pra uma rota fictícia com um final hipotético, esse tipo de coisa deixa a história muito menos linear e me fazia falta em Dynasty Warriors 7, eventos hipotéticos nas histórias sempre foi algo que eu gostei tanto em Dynasty Warriors quanto em Samurai Warriors, isso é uma grande motivação pra repetir batalhas e jogar elas de formas diferentes pra ver quais são os resultados das ações, ou o que acontece se você fizer algo diferente aqui ou alí.

Mas bem... Sim, Dynasty Warriors 8 acerta bastante quando traz de volta os eventos fictícios e algumas batalhas que ficaram de fora do 7, mas ele comete erros no modo de se contar a história, além de pular coisa pra caralho no Story Mode dos Wu como eu disse antes, ele faz isso nos outros também, você não joga a Batalha de Xiapi no lado do Liu Bei no Story dos Shu, isso fica exclusivamente pro dos Wei, há quem diga que isso é pra não ter batalhas repetidas demais, porém isso não deixava as batalhas exatamente repetitivas antes já que cada um fazia algo diferente, e ainda assim isso vai por água abaixo quando todo mundo joga na Batalha de Chibi e cada um faz algo diferente nela, então... Pra que diabos isso de pular batalhas serviu? Isso não faz muito sentido... Mas pelo menos eu posso jogar a Batalha de Wuzhang Plains do lado contra o Shu agora no Story Mode, sem precisar ir em outro modo, então... Tá, né?

E ainda assim, o modo como Dynasty Warriors 8 conta a história é muito menos poderoso do que o modo como o 7 contou, algumas cenas ficaram muito inferiores ao que mostraram no 7, o maior exemplo sendo a morte do Guan Yu na batalha do Fan Castle, no 7 você foge da batalha controlando ele enquanto todos os seus aliados vão morrendo um por um, até que o Guan Yu e seu filho Guan Suo são cercados e ele tem que agir drasticamente jogando o Guan Suo pra fora num barranco onde felizmente tem um rio que vai levar ele pra longe, e assim se sacrifica ficando lá pra lutar contra as tropas de Wei e Wu, dependendo do Story Mode que você jogava lá, o Guan Yu podia ser morto pelo Xiahou Dun, que depois dizia que ele era um guerreiro poderoso, mas ainda o odiava, e assim Xiahou Dun cobria o cadáver de Guan Yu mostrando respeito mesmo não gostando dele, ou o Guan Yu podia ser morto pelo Lu Meng, que na sua última luta desesperada deu o seu melhor e derrotou Guan Yu antes de morrer pela sua doença, tudo isso dá uma atmosfera incrível pra essa batalha... Enquanto aqui o Guan Yu se sacrifica mesmo pra salvar seus filhos (É, foram adicionados mais filhos dele.), mas o modo como ele o faz é simplesmente estranho, ele luta contra os caras lá que o cercam enquanto os filhos dele simplesmente passam por eles e vão embora, e aí depois o Guan Yu toma uns golpes de uns peões no estômago e... Morre em pé por algum motivo... Pior ainda é no Story dos Wei onde ele parece que é abduzido por algum alienígena, surge uma luz dele que vai pro céu de repente e aí ele some... WTF?

A morte do Lu Bu também foi bem tosca, no 7 ele era capturado e se oferecia pro Cao Cao, enquanto o Zhang Liao falava pra ele deixar de ser um bundão covarde e morrer com honra, então o Cao Cao viu que não só o Lu Bu é um covarde como também ele podia trair ele assim como fez com o Dong Zhuo e com o Liu Bei antes, logo ele ordenou que o Lu Bu fosse executado e ele ia sendo levado enquanto mandava o Cao Cao se foder... Nesse jogo, o Cao Cao só pergunta o que força significa pra cada um dos dois, resumidamente o Lu Bu diz que é pra meter a porrada em todo mundo e o Zhang Liao diz que é pra proteger o que você valoriza, bla bla bla, e aí... A cena é cortada pro Jia Xu comentando que o Lu Bu foi executado... Sim, desse jeito, sem nenhum impacto. E quando o Dian Wei morre no Wan Castle, é bem... Meh, ele protege o Cao Cao das flechas e tudo, mas ele não fica lá defendendo a retirada dele até eventualmente morrer enquanto o Cao Cao volta pra sua base e reagrupa seu exército todo pra voltar pra lá e vingar o Dian Wei, quando o Cao Cao sai de lá, todo mundo já tá lá fora, como se já soubessem e tudo, e aí o Dian Wei luta junto com eles e morre depois lá dentro do castelo depois da batalha pelos ferimentos dele, sendo que não tinha necessidade dele continuar lutando já que o exército todo do Cao Cao já tava lá fora pronto pra invadir o castelo de novo, o que tira todo o propósito dele ter morrido nessa batalha.

Eu sei que se fizer cenas exatamente iguais o tempo todo acaba ficando repetitivo, mas... Caralho, se for pra mudar, pelo menos mude as cenas pra melhor, não estraguem as partes mais poderosas da história da série desse jeito, seus filhos da puta! Isso pode não parecer um problema enorme, mas pra mim é, boa parte da motivação de eu jogar Dynasty Warriors é a história, e se um jogo fode com cenas como essas, essa parte da história acaba ficando um tanto decepcionante... É tão ruim que impediria qualquer pessoa normal de desfrutar da história? Não, isso não me fez achar a narrativa aqui uma merda, mas ainda foi o suficiente pra me incomodar e preferir até o Story Mode do 7 por isso.

Simples e bonito, pra variar


Dynasty Warriors 8 usa uma engine gráfica nova, mas no geral ele não é radicalmente diferente do seu antecessor em termos de gráficos, como é de se esperar, a Koei não costuma trabalhar excessivamente nessa área pra fazer com que o jogo tenha gráficos perfeitos como um The Last of Us ou Crysis 3 da vida talvez pra evitar slowdowns já que tem tanta coisa e tanta gente junta na tela, além dos ataques, efeitos e tudo, mas eles se esforçam o suficiente pro jogo ficar graficamente simples e bonito ao mesmo tempo, e eles sempre conseguiam isso sem problema assim como conseguiram aqui, ainda que se pareça bastante com o seu antecessor, Dynasty Warriors 8 é um jogo bonito com texturas decentes, modelos de personagens bem detalhados e cutscenes muito bem animadas.

Porém parece que alguém responsável por ports na Koei realmente odeia usuários de Xbox 360, enquanto a versão de PS3 de Dynasty Warriors 8 roda sem problema algum, a versão de Xbox 360 tem tantos slowdowns que o jogo parece até estar constantemente em câmera lenta, se você jogou Dynasty Warriors 6, deve lembrar dos slowdowns altamente frequentes e irritantes que pragueavam aquele jogo, não é? Pois aqui isso ficou pior ainda... Mas nada tema! Pois a Koei é nossa salvadora nessas horas e já lançou um patch que conserta esse problema com os slowdowns da versão de Xbox 360, agora podemos jogar Dynasty Warriors 8 na excelência no Xbox 360 assim como em qualquer console, foi resolvido, claro, mas ainda assim foi um deslize bem feio por parte da Koei.


Então agora que já deixamos isso de lado, sobrou a arte e o design dos personagens, que... Também não estão muito diferentes de Dynasty Warriors 7, o que não é uma coisa ruim ao menos pra mim, na verdade o design de personagens desse jogo é até melhor que o do anterior de certa forma, mesmo a maioria não mudando muito com relação ao jogo passado, alguns personagens ficaram com visuais bem melhores, o Zhao Yun devolveu o cabelo da Ina de Samurai Warriors que ele tinha roubado no jogo anterior e agora tá com cabelo de homem novamente, além da armadura dele não parecer mais tão genérica quanto era no 7, o Zhou Tai tá com uma armadura muito mais badass e com cara de guerreiro da china ao invés daquela armadura de protótipo de Power Ranger que ele tinha no 7, o Zhou Yu parece menos pálido e agora de fato usa uma armadura, e por aí vai, o que tinha que melhorar no design do 7 melhorou aqui, mas o que importa é que isso não chega nem próximo do design de personagens do 6... E que continuem mantendo a maior distância possível daquilo... Por outro lado, eu prefiro o visual do Guan Yu do 7, pronto, falei.

E os cenários... Bem, eles continuam com o mesmo estilo de sempre, aquela arte realística tentando ser o mais fiel possível à época em que o jogo se passa, e inevitavelmente eles capturam isso bem com uma sensação de guerra medieval em cada cenário onde as batalhas se passam, a arquitetura chinesa continua presente até mais visível ainda nos castelos, um dos mais bonitos sendo o castelo do Tao Qian que o Cao Cao invade, com direito a decorações de dragões dourados e tudo, e sim, a variedade também invevitavelmente está aqui, e está tão grande quanto antes, com vários tipos de cenários, desde planícies e desertos até montanhas e guerras navais, isso provavelmente nunca vai mudar em Dynasty Warriors, a menos que a Koei resolva mudar de ambientação, mas pra isso mesmo ela cria séries novas com outras ambientações como Samurai Warriors, enquanto mantém Dynasty Warriors em sua essência.

Uma resposta às críticas do último jogo


Dynasty Warriors 8 mantém várias coisas que o 7 começou no gameplay também, e assim como ele faz com a história, ele acerta e erra, mas ainda assim não erra nada muito importante igual no caso da história, mas vamos com calma, uma coisa de cada vez, sim?

Em primeiro lugar, ainda tem o hub no acampamento principal antes das batalhas, e a função dele permanece a mesma basicamente, você compra armas e interage com  NPCs que são os soldados do seu exército, mas também podem ser oficiais ou até personagens famosos, não mudou muita coisa com relação a Dynasty Warriors 7... Exceto que a dublagem dentro desse campo se foi, eu não sei por que diabos, mas se foi, os personagens não têm mais voz aqui e você tem que ler os textos, o que torna essas partes um tanto mais chatas, as vezes eu não precisava ler porque entendia o que os caras falavam, e aí era só passar pra próxima fala, agora não fica muito diferente do jogo do Naruto lá onde você só fica vendo todo mundo parado enquanto um monte de texto passa, e isso hoje em dia é bem meh.

Aliás as narrações da história também são só textos que aparecem como legendas e ficam por alguns segundos... Eu não entendi por que diabos eles fizeram isso, a narração de Dynasty Warriors 7 era ótima, e inclusive era mais bem feita lá do que aqui onde um tom cinza estranho na tela toda, inclusive no mapa, deixando ele meio feio, e no máximo mostra umas imagens das cabeças dos personagens pelo mapa, não haviam algumas variações nas partes mais "fortes" da história onde a tela mudava pro personagem e tinha uma pequena representação do que ele fazia, por exemplo quando o narrador diz que o Dong Zhuo fugiu de Luoyang, mas foi assassinado pelo Lu Bu, mostra umas imagens maiores do Dong Zhuo e do Lu Bu, aí dava um corte no Dong Zhuo pra indicar que ele foi morto enquanto o narrador fala, é uma coisa meio besta, mas achei que ficou bom e deu um toque legal na narração.

Mas olhando pelo lado bom, se você for paciente e não se importar com isso de ter que ler tudo, e dá pra pausar com o botão select pra ler as legendas da narração-sem-voz antes que desapareçam, e também é no hub que as vezes você pode realizar os eventos alternativos fazendo algumas coisas diferentes, como por exemplo antes da Batalha de Chibi com os Wei, você pode falar com o Cao Pi ou com o Guo Jia antes de começar a batalha, falando com o Cao Pi, você vai pela rota histórica, e com o Guo Jia você vai pela fictícia onde o Cao Cao ganha a batalha e mais tarde vai acabar com Wu e Shu de uma vez por todas, isso foi uma adição legal e até muda um pouco o modo como você consegue os eventos alternativos, não só nas batalhas como nesses hubs também, dando uma utilidade a mais pra eles, pena que isso não acontece com muita frequência no entanto.


As batalhas nesse jogo ainda seguem as mesmas regras de sempre, você vai cumprindo os objetivos nos mapas enquanto luta ao lado do seu exército contra mais inimigos do que você poderia contar, a batalha tem uma balança com dois lados, o seu é o lado azul, o do seu inimigo é o vermelho, aí os objetivos viram a balança toda pro seu lado e fazem o seu exército lutar melhor, não completar os objetivos faz você se foder, a batalha ficar quase impossível de ser terminada e seu exército morrer porque tá com a moral baixa, mas agora existem mais objetivos que você faz nas batalhas, a maioria dos outros sendo inteiramente opcionais, mas se você os fizer, te ajuda bastante na batalha e tem consequências até mesmo na história do jogo, por exemplo numa das lutas finais hipotéticas dos Wei, se você derrotar uns generais e fazer com que eles se rendam, na próxima batalha não haverão reforços por parte deles, isso é uma das adições mais interessantes que eles fizeram nesse jogo, proporciona uma interação melhor com a história e você sente que as suas ações realmente têm consequências no futuro, boas ou ruins.

Outra coisa legal é que nesse jogo você não controla um personagem determinado na história, você pode escolher entre três dos personagens principais que participam de tal batalha, pra quem reclamava de jogar com gente que não gosta no 7, dificilmente vai ter algum problema aqui, até eu consegui achar outras alternativas pros personagens que eu não gostava no jogo.

Além das batalhas estarem um tanto diferentes, agora vem o combate, que é onde a Koei mostra que ouviu as críticas ao gameplay de Dynasty Warriors 7, suas armas variadas, porém com animações e movesets repetitivos foram alvos de críticas até mesmo por parte de fãs, inclusive eu mesmo tinha criticado isso na minha review do jogo, então aqui a Koei faz alguma coisa pra melhorar o que tinha de errado lá, mas será que eles conseguem fazer isso com perfeição? É o que veremos agora mesmo.

Todos os personagens ainda podem usar duas armas, porém ao contrário de Dynasty Warriors 7, cada um tem seu moveset único novamente, porém é com o tipo de arma que o favorece e normalmente é o que ele sempre usou no decorrer da série, aqui chamadas de EX Weapons, por exemplo o Zhao Yun tem um moveset único com a Dragon Spear que é um dos tipos de lanças presentes aqui, mas com qualquer outra arma secundária ele tem um moveset que todos os outros teriam com ela como secundária, isso vale pra todos os personagens, os movesets clonados só existem nas armas secundárias, nas primárias todos eles têm seus ataques e combos únicos, além dos três tipos de Musou Attacks e dos ataques carregados especiais que podem ser usados no meio dos combos das EX Weapons no jogo passado, isso é o suficiente pra deixar cada personagem consideravelmente diferente um do outro.

E existem mais armas ainda do que Dynasty Warriors 7, mais tipos das armas apresentadas antes, e tudo separado em categorias diferentes, cada uma com seu próprio estilo de ataque e atributos únicos... Mas então já que os personagens possuem seus movesets únicos de volta, significa que todas as armas secundárias agora são completamente inúteis e descartáveis? Não, não significa porque Dynasty Warriors 8 introduz um novo sistema de afinidade de armas que deixa isso mais balanceado e te força a usar outros tipos de armas, cada arma do jogo vem com um tipo de afinidade: Earth, Man ou Heaven, e cada uma é superior a outra de um modo que pareça um jogo de Pedra, Papel e Tesoura, Earth é superior a Man que é superior a Heaven que por sua vez é superior a Earth, é bem simples.

Nas batalhas esse sistema de afinidade é colocado em prática de uma forma deveras interessante, se você tem uma arma com uma afinidade que te dá vantagem contra o inimigo, ele praticamente não tem chance alguma contra você, tem um novo movimento chamado Storm Rush que só pode ser usado quando você tem uma arma com afinidade superior, depois que você consegue acertar vários ataques consecutivos, seu personagem solta uma sessão de golpes rápidos que tem um alcance enorme e é ótimo não só pra matar seu inimigo principal como vários outros que estão ao seu redor, se por acaso sua arma tem uma afinidade inferior à do inimigo, seus ataques vão arrancar quase nada da vida dele, ele não vai sentir nada com seus ataques e vai te causar muito mais dano, logo você vai ter que trocar de arma, e dá pra trocar de arma normalmente ou trocar assim que seu inimigo vai atacar pra executar um contra-ataque ao mesmo tempo que troca de arma, causando um dano considerável.

E também há o Rage Mode onde você aperta RS quando a barra de Rage estiver cheia e seu personagem fica mais rápido e mais forte por um certo tempo, além de que as três barras de Musou dele viram uma só grande, assim quando você aperta o botão pra dar um Musou Attack, é só segurar pra ele ir repetindo o ataque até a barra acabar, assim como se fazia nos jogos antigos da série. Além dessas pequenas adições bem vindas no combate a A.I dos inimigos está consideravelmente mais agressiva, isso se você estiver jogando na dificuldade normal, obviamente, eles te atacam mais e se você estiver no meio de vários deles, provavelmente você vai apanhar, eles vão ficar constantemente interrompendo seus combos te atacando de várias direções e assim dando oportunidade pra algum general inimigo te meter um combo no rabo, logo pra jogar esse jogo em qualquer dificuldade acima do Easy, é bom você usar as Skills que são destravadas, pra aumentar a vida, a barra de Musou, ataque, defesa, alcance dos ataques e esse tipo de coisa... E outra coisa legal é que agora você pode apertar LT pra assoviar pro cavalo vir e manter segurado pra ele ir até você e o personagem montar automaticamente nele enquanto ele ainda está em movimento, é ótimo pra quem odiava ter que montar manualmente no cavalo só com ele todo parado.


Mas agora vem o que eu não gostei tanto assim no gameplay de Dynasty Warriors 8, porque eu sou um cara chato que reclama de tudo, apenas lide com isso. Na verdade eu nem tenho uma reclamação enorme, é só se tratando daquelas armas de guerra que você usava em Dynasty Warriors 7, elas estão de volta aqui, mas não são tantas e são usadas com muito menos frequência aqui do que eram lá, aqui você só usa Ballistas e catapultas de vez em nunca, elas funcionam de uma maneira parecida com as dos jogos anteriores e ainda são divertidas de usar, mas depois de um tempo não tem como, só os inimigos usam Ballistas aos montes e você apenas destrói ou captura elas, só usa nas poucas vezes onde o jogo te manda usar, e ainda assim são só essas duas armas, enquanto Dynasty Warriors 7 te deixava usar até aqueles Juggernauts lá, não que isso seja algo muito significante, mas ainda podia ter sido melhorado pra dar mais variedade ainda ao jogo.

E acho que as reclamações só ficam por aí mesmo, porque de resto o Free Mode felizmente voltou com toda a força e você pode escolher quase qualquer batalha pra jogar de qualquer lado com qualquer personagem e fazer qualquer coisa que quiser na batalha sem ter medo de ser feliz, palavras não podem expressar o quanto eu estou feliz pelo Free Mode ter voltado, finalmente posso pegar os personagens Other pra usar nas batalhas principais ao invés de tudo ficar limitado só ao Conquest Mode igual no último jogo, MEU DEUS, QUE FODA ESSA PORRA DE FREE MODE, COMO EU ADORO O FREE MODE, CARALHO, FREE MODE É MUITO LEGAL!

... Ok, ok, eu me equivoquei um pouco, perdão.

O fato do Free Mode estar aqui não significa que esse jogo tenha tirado qualquer outro modo, aqui existe o Ambition Mode que é um pouco parecido com o Conquest Mode, nele você tem um palácio onde você cuida da construção dele e até mesmo da população, o objetivo é fazê-lo crescer e ficar bom o suficiente pra impressionar o imperador quando ele for fazer uma visita, a sua pequena vila/palácio evolui de uma maneira até legal, você começa só com lojas de armas, mas na medida que você vai expandindo tudo, lutando em batalhas, conseguindo aliados e tudo, você tem lojas de vários tipos de coisas como comidas, materiais pra construção, etc, além de ter um sistema de "laços" entre personagens, onde você vai fazendo eles ficarem amigos um do outro e esse tipo de coisa, é um modo bem divertido de jogar e assim como o Conquest Mode no último jogo, uma boa distração pra quando o Story Mode cansa.

O estilo musical não mudou, e nem ficou muito mais memorável também


Dynasty Warriors 8 continua com o mesmo estilo de músicas de rock que todo mundo conhece desde que a Koei inventou essa série, enquanto eu nunca fui muito fã desse estilo na franquia porque sempre achei que músicas orquestradas cairiam muito melhor com essa temática, as músicas de rock eram memoráveis pelo menos, eu conhecia quase todas as músicas dos Dynasty Warriors de PS2, especialmente as do 5, e o 7 também não era muito diferente, ele até tentava misturar isso com orquestras e corais, o que soava melhor do que eu achei que seria... Mas por algum motivo, eu não consegui gostar muito da trilha sonora desse jogo, as músicas parecem meio fracas com a exceção de umas duas ou três e a música tema do Lu Bu, mas a maior parte do resto são só músicas de guitarra aleatórias que eu não consigo me lembrar como soam por mais que eu tente.

A dublagem se manteve no mesmo padrão que tinha em Dynasty Warriors 7, ou seja, ela é um grande passo a frente em comparação com os jogos de antes, os personagens continuam com as mesmas vozes e tudo, então não tenho muito o que falar por aqui, só que as vezes eu sinto falta da dublagem ruim [?] de Dynasty Warriors 3 porque ela deixava o jogo hilário, mas é claro que em termos de qualidade essa é melhor... Exceto que alguns soldados normais quando falam nas batalhas têm vozes ridiculamente finas, eu até ri disso, mas era bizarro mesmo assim.

Veredicto final

Eu sinto que Dynasty Warriors 8 é a metade que estava faltando no gameplay do 7, possivelmente esse é o melhor gameplay que um jogo de Dynasty Warriors teve até então, as adições que são pequenas, porém muito bem vindas no combate e na progressão da história sozinhos já fazem com que esse jogo valha a pena ser jogado principalmente pra um fã dessa série, porém como uma pessoa que joga Dynasty Warriors tendo a história como praticamente o motivo principal, eu fiquei decepcionado com o modo como eles contaram ela que é deveras inferior ao que foi apresentado no 7, tanto que eu ainda prefiro o Story Mode do 7 que é mais linear, porém é uma experiência muito mais interessante do que o do 8, que tem eventos hipotéticos e tudo, mas de resto a narrativa é mais fraca... Isso torna Dynasty Warriors 8 ruim? De maneira alguma, eu só queria um jogo da série com esse gameplay e progressão da história, mas com a narrativa do 7, ou até melhor, não foi dessa vez, mas quem sabe num próximo eles façam tudo perfeitamente.

Prós:

+ Story Mode com eventos hipotéticos e sistema de consequências.
+ Finalmente movesets únicos pra cada personagem de novo.
+ Mais personagens do que nunca.
+ O sistema de afinidade de armas ajuda o combate a ficar mais variado.
+ Ambition Mode é tão legal quanto o Conquest Mode do 7.
+ FREE MODE, PORRA!
+ Dublagem boa... Na maior parte do tempo.

Contras:

- Narrativa mais fraca em comparação com o último jogo.
- Trilha sonora meh.

Gráficos: 6/10
Enredo: 8/10
Gameplay: 7/10
Som: 7/10
Conteúdo extra: 8/10

Veredicto:

{ 66 comentários }

  1. Achei que a nota ia ser mais alta pelo modo como você falava quando o jogo lançou. =p

    ResponderExcluir
  2. DYNASTY WARRIORS É FODA, O RESTO É MODA

    ResponderExcluir
  3. "MEU DEUS, QUE FODA ESSA PORRA DE FREE MODE, COMO EU ADORO O FREE MODE, CARALHO, FREE MODE É MUITO LEGAL!"



    Por que eu ri tanto disso? KDOSPAKDPSAOKDPOAJKS

    ResponderExcluir
  4. Seria se não fosse pela narrativa.

    ResponderExcluir
  5. Porque é melhor do que chorar.

    ResponderExcluir
  6. É, mas ainda foi muito engraçado, ainda mais porque eu li com uma voz de maníaco. XD

    ResponderExcluir
  7. Mas foi nesse tom que eu proferi essas palavras enquanto jogava mesmo.

    ResponderExcluir
  8. A Dike? OH NO!

    ResponderExcluir
  9. Hooah john, face me if you dare!

    ResponderExcluir
  10. FOR YAN LIAAAAAAAAAAAAAAAAANG

    ResponderExcluir
  11. I accept the position of... GRAAAAAAAAAAAND COMMANDER

    ResponderExcluir
  12. And I swear to destroy the traitor, Don Jao!

    ResponderExcluir
  13. Melhor resumo da história.

    ResponderExcluir
  14. Com tanta melhora na gameplay, parece meio exagero diminuir a nota pela narrativa, mas sei lá, você tem seu jeito de avaliar DW mesmo.

    ResponderExcluir
  15. YOU FLAMING IDIOTS


    TAKE THIS

    ResponderExcluir
  16. A dublagem do DW3 era zika

    ResponderExcluir
  17. Cow Cow kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Great King, flee


    GUEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEUH

    ResponderExcluir
  19. FEEL THE POWER OF MAH... MAGEEEEEEEEEECK

    ResponderExcluir
  20. Vladmir III, o punheteiro19 de agosto de 2013 21:48

    EU ACHO O FREE MODE FODA VOCEIS NAOUM MEUS AMEGOS?
    NOSSA DEVE SE MOITO FODO MEO AIM MEU CORASSAUM EU TENHO QUY JOGAR ISSO.


    Mudando de assunto, Ryu, faz mais ou menos desde junho de 2012 que leio seu blog, mas ainda não sei qual sua equipe, PODERIA ME INFORMAR QUEM SÃO?




    "Viado é teu cu, seu filho da puta."
    - Machado de Assis

    ResponderExcluir
  21. You must remember this Cow Cow, i shall oppose you forever, and don't forGITIT!

    ResponderExcluir
  22. Fool... challenge me with trickery? .. I don't believe in MAAAAHJIEEEEEEEK, ONWAAAAAAAARD!!!

    ResponderExcluir
  23. Na verdade era eu, o DTL e a Natalia antes, mas agora sou só eu mesmo.

    ResponderExcluir
  24. Vladmir III, o punheteiro19 de agosto de 2013 22:00

    AAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH TAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.
    O Ryu era outras pessoas... estranho..,

    ResponderExcluir
  25. Esse jogo: 8.0


    The Last of Us: 7.5


    hahahahahahaha, tá bom viu?

    ResponderExcluir
  26. Na verdade era só eu e mais dois mesmo.

    ResponderExcluir
  27. Sim, é isso mesmo, pode chorar.

    ResponderExcluir
  28. The Last of Us é uma bela bosta, abraços.

    ResponderExcluir
  29. As notas 10 que ele ganhou de mais de 20 críticos discordam de você ;)

    ResponderExcluir
  30. Mas que argumento de bosta, hein.

    ResponderExcluir
  31. Ah, é Dynasty Warriors, claro que o Ryu vai dar nota alta.

    ResponderExcluir
  32. Passa uma pomadinha nessa sua área queimada que melhora.

    ResponderExcluir
  33. Vladmir III, o punheteiro19 de agosto de 2013 22:26

    "AAAAAAAAAAAAIIIN ELE NUM GOSTA DU MEU JOGO BUAAAAAA MI MI MI"


    Vocês já estão ficando previsíveis com estes argumentos de bosta.

    ResponderExcluir
  34. Exceto se for o 6 ou o Strikeforce.

    ResponderExcluir
  35. Acho que essa é a melhor frase que eu já vi numa review daqui. HUASHAUSHAUSHAUHSAUHSUH

    ResponderExcluir
  36. Eu quero comprar esse jogo só por isso de você chamar o cavalo e montar nele automaticamente segurando o botão enquanto mantém o movimento.


    Me julguem

    ResponderExcluir
  37. SHHHHHIU NINGUÉM CITA O 6 E O STRIKE FORCE, CARA

    ResponderExcluir
  38. não entendi nada desses comentários :/

    ResponderExcluir
  39. Pode comprar, vai poder fazer isso até enjoar. rs

    ResponderExcluir
  40. Zhang Jiao = Jesus Xing Ling


    HEDAOHEOUIDHEAIUDHEAIOUDHAEUIODHIUSAHOASUIDHIOUSAHEDSAOIUHEDOSU

    ResponderExcluir
  41. Para de chorar, sua putinha, DW8 é muito superior a aquela porcaria superestimada, lide com isso

    ResponderExcluir
  42. Comprei esse jogo depois de ler esse post e não me arrependo nem um pouco, é bastante divertido e tem muito conteúdo, a história também é um novelão e tanto, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  43. Vladmir III, o punheteiro29 de agosto de 2013 18:35

    Ryu...? Você ta aí? ... Já faz um tempo né? VOLTA RYU! TAMO CO SALDADE DE TU.

    ResponderExcluir
  44. Não morri ainda, só ando meio ocupado e refazendo alguns posts antigos que eu acho que deviam ser refeitos porque são horríveis, mas de post novo, eu pretendo terminar uma review do DuckTales Remastered amanhã ou depois de amanhã talvez.

    ResponderExcluir
  45. http://www.youtube.com/watch?v=rFA08BJUtPo

    ResponderExcluir
  46. Vladmir III, o punheteiro29 de agosto de 2013 22:10

    Já saiu o DuckTales?

    ResponderExcluir
  47. Sim, já saiu, tem até uns torrents pra baixar por aí.

    ResponderExcluir
  48. Vladmir III, o punheteiro29 de agosto de 2013 22:14

    QUE BOM PRA VOCÊ ENTÃO! EU VOU CONTAR PRA MINHA MÃE QUE VOCÊ ME XINGOU! #Soumuitolyndoh

    ResponderExcluir
  49. Cê tá lokão das linguiça cara que isso

    ResponderExcluir
  50. Vladmir III, o punheteiro30 de agosto de 2013 12:22

    O LOKÃUM AKI É VC, SEU LYNDHO

    ResponderExcluir
  51. Esse cara parece que é fanboy de The Last of Us.Tava num site aí conhecidão esses dias,e os caras falando que a jogabilidade do jogo é perfeita,não tem nenhum defeito.
    Foram na ondinha do marketing da Naughty Dog,e na das análises "grandes" também,aposto que nem leram,só viram o 10 e já saíram falando que o jogo é foda,e ainda por cima o game ficou hypado pra caramba,e juntando isso tudo,temos mais um game supervalorizado no mercado.
    Há jogadores que até falaram "é o melhor game do século",ou "é a melhor coisa que fizeram desde a criação do videogame",hahaha,para né,tem muito jogo melhor que esse joguinho hypervalorizado.

    ResponderExcluir
  52. DEUSDOCÉU, SENTI UMA ONDA DE NOSTALGIA COM ESSE VÍDEO

    ResponderExcluir
  53. Dynasty Warriors é uma franquia fácil de odiar hoje em dia apenas porque, ao contrário de muitas outras que tentaram mudar pra atrair novos públicos, esta continuou com o estilo que a tornou consagrada antes e nunca mudou radicalmente em tentativas frustradas de inovar pra que depois sua fandom não acabasse ficando dividida; o resultado foi que mesmo sem atrair muitos dos outros públicos, DW continuou fazendo sucesso com sua própria audiência que comprava os jogos e sabia exatamente o que esperar de um novo jogo da franquia.


    O que me irrita são os julgamentos pífios dos críticos ocidentais sobre os jogos de Dynasty Warriors baseados em alguns minutos de jogo que provavelmente foram jogados no Easy, o que significa que eles nem sequer aproveitaram os jogos de verdade. O combate dos jogos não é raso porque mesmo que simples, existem vários personagens diferentes e cada um tem sua própria arma com seus próprios ataques assinatura, e jogos como DW7 e 8 conseguem inovar sem mudar, exemplos são os próprios sistemas novos de afinidades e troca de armas que você apontou nesta resenha e também as próprias armas de guerra utilizáveis, e na dificuldade normal de quase qualquer DW, o 3 em especial, se você sair apertando o botão de ataque aleatoriamente, você vai acabar levando vários ataques em sequência de oficiais ou soldados que aproveitaram uma brecha que você deixou enquanto estava lá apertando quadrado sem parar contra os outros, é como se você estivesse jogando uma versão 3D de beat em ups antigos como Final Fight e Streets of Rage, só que ainda melhor.


    Além disso, os jogos são cheios de conteúdos e modos adicionais igualmente divertidos de se jogar, e a história fascinante dos três reinos da China que era expandida a cada jogo com eventos fictícios que poderiam ter acontecido ou indo mais além, como em DW7 onde a história do reino Jin surgiu e continuou no oitavo jogo da série.


    Enquanto a maioria dos jogos "AAA" de hoje em dia tentam parecer mais filmes do que jogos, DW ainda se lembra que é um vídeo game e deixa você controlar tudo como quiser, e como um video game, DW8 é espetacular, divertido, variado e profundo, eu também prefiro este jogo do que The Last Of Us tranquilamente, por isso e vários outros motivos, ainda digo que Dynasty Warriors é uma das melhores franquias de jogos da atualidade e também uma das melhores já criadas, fico mais do que feliz que a KOEI ainda continua com isso mesmo não agradando aos críticos ocidentais igual antes.

    ResponderExcluir
  54. Melhor análise que li sobre o jogo.
    É diferente quando quem entende do que está falando faz a análise.

    ResponderExcluir
  55. É melhor comprar a versão original ou jogar o Xtreme legends?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver acesso ao Xtreme Legends, é mais recomendável pegar ele mesmo. Eu não posso porque só tenho um Xbox 360 e o Xtreme Legends é só pra PS3 até onde eu sei.

      Excluir
    2. Entendo... Muito obrigado pela informação.

      Excluir
    3. O Xtreme Legends tem a história de Lu Bu e mais personagens

      Excluir
  56. Eu não acho que esse Dynasty Warriors esteja com a música ruim,e sim deu uma boa melhorada,principalmente na da batalha de Chi Bi. Ele estava com uns rock meio fraco no 7,mas nesse porém ele deu uma melhorada no som que curto muito!
    E acho melhor rock do que aqueles pop eletronico que ficava meio gay la :v XD

    ResponderExcluir

- Copyright © Blog do Ryu - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -