Posts Populares:

Postado por: Natalia Nee-Sama quinta-feira, 6 de setembro de 2012



Talvez uma das revistas mais famosas(ou infames) da década de 90 seja a Revista Gamers.
Ela foi criada pela franquia de locadoras Progames (que sempre tinha propagandas furadas na revista) sobre o nome de Revista Progames, mas depois de 3 edições mudou o nome para Revista Gamers.


No inicio era uma revista BEM rala mesmo, com falta de detalhes nas informações e uma TREMENDA pagação de pau para o 3DO e o Jaguar da Atari. Mas, conforme o tempo passou, se tornou uma das revistas mais informativas do Brasil. Informativa até demais, por assim dizer, e com o tempo acusações em que muita gente dizia que eles traduziam artigos japoneses(sites e revistas) e copiavam a informação de lá.

E eu me pergunto, na década de 90, que mal há nisso? Serio, quantas pessoas na década de 90 tinha internet, sabia quais sites ir, e ainda por cima sabia Japonês para poder ler as informações? E alias o importante não é passar a informação, não importa de onde ela venha? 

A revista morreu no inicio do novo século porque as locadoras Programes faliram devido a pirataria forte(algo engraçado, já que eles promoviam pirataria em algumas respostas de cartas). Sendo assim, não precisei scannear minha rala coleção (30 das mais de 80 edições) que tenho aqui, já que a internet está cheia de scans disponíveis.

Pontos fortes

Como eu disse acima, um dos pontos fortes da revista era informação. Textos enormes e bem detalhados falavam ate a cor da cueca do próximo protagonista de um jogo famoso(e por diversas vezes, calcinhas, já que eles eram bem pervertidos, chamando qualquer personagem feminina de gostosa).

Mas outro ponto forte era os Detonados. Melhor revista de detonados que tinha. Eles detonavam os jogos antes mesmo dos jogos receberem tradução para o inglês. Alias, eles faziam as traduções de menus, itens e outras coisas que tinha nos jogos. Como as traduções das matérias em Final Fantasy VII e as funções dos G.F.s em Final Fantasy VIII.

 
O principal problema é que eles eram BEM Sonystas. Nunca vi detonados de jogos Nintendo na revista principal(eles faziam detonados nas Gamers Especial, revistas só para detonados). O máximo que eles fizeram foi colocar a localização das Heart Pieces em Ocarina of Time, e só.

Agora chega de papo e vamos surfar pela paginas desse fóssil.

 Capitão Ninja
 

O Capitão Ninja foi o mascote da revista no seu primeiro ano de vida. O personagem foi criado por Marcelo Cassaro . Marcelo também é criador do manga brasileiro Holy Avenger. Sempre gostei do traço dele, apesar dele apelar bastante como ele desenha mulheres. Acredito que ele tenha feito um Hentai em algum lugar, serio. Mangakas que gostam de desenhar mulheres peitudas em roupas curtas gostam de desenhar Hentai, isso é uma regra!

A minha única birra com o personagem é o Self-Insert que ele tem com a Chun-li, mas tirando isso, não acho ele de todo mal não, acho até legal, até porque o próximo mascote da revista, oh boy, esse sim foi uma desgraça.

Wolferrá


Conheça Wolferrá, o pior mascote de todos os tempos e de todas as dimensões. Serio, esse cara é uma porcaria. Não sei e nem quero saber quem criou ou desenha ele, porque ele foi mascote por apenas 3 edições. A revista trocou o traço carismático de Marcelo Cassaro por um traço que parece que foi feito por uma criança de 10 anos. Não sei que merda passou na cabeça dos editores em fazer desse personagem um mascote.


É, além do traço, ele ainda era mais sem graça que eu. O diretor ainda teve as BOLAS de deixar ele responder cartas de leitores.

Que imbecil...


 “FABIO!”

Quem prendeu o Sonic? Pois é, nunca iremos saber(não que alguém queira saber, alias) porque esse foi o primeiro e único quadrinho do Esquadrão Wolferrá. É, só para você ver como o enredo e o carisma de Wolferrá era forte.

Que descanse em pedaços no limbo feito de merda para os personagens idiotas.

Abrasileirando as Coisas


Como toda a revista brasileira, eles tentavam abrasileirar tudo que escreviam, e o resultado final parecia que um funkeiro estava escrevendo os textos da pagina.

Sim, é obvio que trocaram as fotos mais de 4 vezes na mesma pagina... mas não deixa de ter um texto bizarro...

 Spoilers


Deus do céu... eles pararam com isso mas no inicio eles spoilavam DEMAIS. A principal ofensa foi com Final Fantasy VII. Não fazia nem 15 dias que o jogo foi lançado no Japão e eles mandam essa bomba! Serio, olhe para essa pagina acima e me diz se não daria raiva ler isso 15 dias depois do lançamento de um jogo.


3DO


Como eu disse na parte informativa desse artigo, só faltava eles se casarem com o Presidente da Panasonic usando cinta-liga. Eles pagavam TANTO pau para ele e o Jaguar que depois do fracasso desses consoles eles nunca mais tocaram no assunto, e os consoles sumiram da revista em um passe de magica, do dia para noite.



Ohhhh que demais! Sinto TANTA inveja do ganhador desse concurso! É um premio para toda a vida!


So falto o “Mainecrafiti aki” no inicio.

Oh sim, claro, 3DO e o Jaguar vão dominar TUDO, a Nintendo e a Sony não tem condições de lutar contra eles, porque, afinal, capacidade de Bits é mais importante que qualidade de jogos!


Poképroblema

Por eles serem Sonystas, eles não sabiam NADA sobre Pokémon, e ainda puxavam aquela velha frase ridícula de “Pokémon é para crianças”, eles só não falavam “Nintendo é para crianças” no lugar porque seria muito controverso. 

TREINADOR Mewtwo? Really?

Olha nos contras, “todos os pokémons aprendem os mesmos golpes”

ESSA É A IDEA. DUH! Se cada Pokémon tivesse ataques exclusivos, apenas aqueles com os ataques mais eficientes seriam usados em torneios! A ideia é escolher 4 ataques para assim montar sua estratégia!

Não vejo eles reclamando que “Todo personagem de Final Fantasy VII pode equipar a Materia Cure”

Serio, eu estou lendo isso? 

Oh, que ideia FABULOSA! Capturo meu Pokémon, faço cruzamentos até ter os Individual Values perfeitos, upo ele para o Level 100, crio uma estratégia perfeita, equipo o melhor item, tudo isso somente para meu amigo da rua de baixo jogar uma Master Ball nele e roubar ele de mim.

Ideia do caralho em!? Muito boa!

Seção Noiado
  
É uma seção aonde as cartas com perguntas mais idiotas vão. Nem sempre são engraçadas, mas essa aqui...


...tem a analogia mais brilhante que já vi, digna de Curiosidades Gamisticas... sem sarcasmo. Perceberam que os animes e jogos japoneses na maioria das vezes tentam fazer os personagens parecerem ocidentais com os olhos? Mesmo que o personagem em si é japonês, seus olhos são maiores e menos puxados que de um japonês comum? 

Pense nisso.
 
Seção Feras do Traço

Sempre os mesmos artistas. Sem brincadeira!

O numero de vezes que Aline e Orlando aparecem naquela seção é gigantesca!
Os desenhos eram legais, mas porque repetir eles tantas vezes? Talvez somente eles mandassem desenhos para a Gamers, vai saber.

E acho que o povo considerava a Seção Feras do Traço uma Seção Pornô da revista. O numero de desenhos pornográficos em cada edição era absurdo!


You know, for kids!


You know, for… ……………………. ………..

Serio… eles publicaram isso. É ofensivo em tantas maneiras…

Comerciais

A sim, os comerciais. Não tinha tantos tirando os da Progames na revista como tem na Nintendo World,  na maioria eram propagandas de Disk Alguma Coisa, como esse, do Zé do Caixão.

Acho que o susto só vem quando chega a conta telefônica.


Ahm... o que tem de tão sexy andar de bicicleta pelo Ibirapuera?
“Caroline Scafi anda de fusca no Complexo do Alemão, que tesão!”
“Caroline Scafi anda de skate e faz um grind no corrimão de um banco, que tesão!”
“Caroline Scafi pega o ônibus para visitar a tia na Zona Leste de São Paulo, que tesão!”

Problemas com o Sonic

Urrai, chegou à parte que o Ryu adora ler! Ele simplesmente ama ficar com um sentimento de ódio em relação aos redatores, né?

Enfim, como toda a revista dos anos 90, a Gamers lambe as bolas azuis do ouriço sempre que possível. Como no preview de Sonic X-Treme, um jogo que nunca foi lançado mais é Overrated até hoje.


Mas o foco sempre foi Sonic Adventure. Previews e Previews em cada edição até esse negocio sair! E quanto saiu... bem, vocês podem ler por si próprios nesses links, que possuem paginas em alta resolução:

http://img411.imageshack.us/img411/3668/sonicadventuregamers242.jpg
http://img853.imageshack.us/img853/4577/sonicadventuregamers26.jpg

Mas caso não queira ler toda essa puxação de saco, olhe apenas esse final.



Uau! Eles descreveram o que todo fã de Sonic pensava naquela época! Kudos para eles!

Mas uma coisa engraçada foi um dos previews que eles fizeram sobre o jogo


Haha, meu, até mesmo a Gamers achou essa desculpa de “viagem para pegar ideias” da Sonic Team pela América do Sul uma merda.

Em vez de, vocês sabem, caçar o mar de bugs em Sonic Adventure, eles ficaram andando de lhama por ai. Caçar ideias para florestas e ruinas uma ova, você pode muito bem usar vídeos e o a Internet para isso.

Trágico!

Termina assim, nossa viagem pela revista, como sempre não pude mostrar tudo mas acho uma boa quantidade. Espero que tenham gostado!

Próxima revista provavelmente será a X-Games! Vejo vocês lá!

{ 18 comentários }

  1. Amigo seu blog tem um conteúdo muito bacana! Material bem pesquisado, bem escrito, coisa rara de se ver hoje.
    Também tenho um blog de games começando,focado em jogos cooperativos
    www.poepra2.com.br, tem uns 15 dias de vida, mas já tem uma média de 100 acessos diários
    Como faço pra falar contigo sobre uma parceria?
    Um abraço, e continue com os excelentes posts, que já favoritei a página.

    ResponderExcluir
  2. add eu no face, facebook.com/cristiano.teibel pra batermos um papo, abç!

    ResponderExcluir
  3. Bem... Obrigado. O seu blog parece interessante, tem os links de outros perfis meus alí do lado, mas dá pra falar aqui mesmo se quiser, por mim tudo bem quanto a parceria.

    Só um "edit": Btw, eu já coloquei seu blog na lista do lado aí, uso ela pra colocar blogs/sites parceiros ou os que eu acho legais mesmo.

    ResponderExcluir
  4. *Facepalm pro spoiler de FFVII*

    Pior que saber que um jogo considerado bom é na verdade ruim, é ver todo mundo elogiando o jogo depois de saber disso em sites de games, de redatores a leitores. Algumas vezes dá pra rir, outras de chorar pra não rir.

    Que pesquisa é essa, afinal de contas? Pesquisaram o busto das "quengas" da América do Sul para usar em SA 2? Acharam que essa coisa de pescar peixe seria divertida pela vida dos ribeirinhos? Viram as novelas brasileiras e acharam que seria bom uma menina ficar perseguindo um cara que nem uma louca pra ele casar com ela ?





    ResponderExcluir
  5. DAORA O SPOILER e se fosse na época, eu nem me importaria com a Aeris, tem mais que morrer mesmo. q

    Bom, outro excelente artigo, e convenhamos, o Ryu adora quando o assunto debatido é Sonic Adventure. BTW, e eu achando que era assustador pornografia na internet.

    ResponderExcluir
  6. Falando sobre essse momento em especial, eu esperava um clima estranho de morbidez em torno de Aeris antes dela, sabe, MORRER! Quando ocorreu aquele flashback da mãe dela, eu achava que ia ter mesmo. Mas aí, ela entregou algumas linhas quaisquer, Cloud e companhia correram mundo, acabamos no templo dos Ancients, Cait Sith morreu e voltou, espera, estou esquecendo algo.......Droga, Golden Saucer! Isso, isso, isso! Droga, todo mundo teve o encontro com a Tifa ou algo assim?

    ResponderExcluir
  7. Tipo, com quem você tem o encontro na Golden Saucer varia com quem você foi mais legal até aquele ponto.

    Se você foi mais legal com a Aerith, manteve ela no grupo mais tempo, e sempre concordou com ela, ela que te encontra na Golden Saucer.

    Caso você foi mais legal com a Tifa, e manteve ela no grupo mais tempo e bla bla, é ela que aparece.

    Caso você não foi legal com nenhuma das duas, Red XIII ou Barret vão te chamar para dar um role ao invez de uma garota te chamar para um encontro.

    ResponderExcluir
  8. muitas poucas coisas me fazem chorar,e não vai ser uma cena que envelheceu 15 anos que vai conseguir. No entanto, tem momentos da compilação que deixam muito tenso...Cloud prestes a cortar Aerith no meio foi um momento muito tenso, Zack vs Sephiroth em Crisis Core, Barret contra Dyne.....Enfrentar a Esmerald Weapon não é tenso depois que você obtém Knights of the Round.

    ResponderExcluir
  9. LOL
    Ri MUITO nas respostas estupidas do "Wolferrá"!!!

    ResponderExcluir
  10. Ri alto do Disque Zé do Caixão. Esse cara vive bancando o "pavoroso", mas não se dá conta que ele é a personificação do Horror Trash e está mais para "desastroso", dada a comédia que ele representa. q

    Eu acho ele legal, é muito hilário. q

    ResponderExcluir
  11. Concordo em um ponto e discordo em outro. Concordo quando você falou que essa revista era muito sonysta, pense em um povo puxa saco da Sony,era bem nítido perceber nas matérias a preferência nessa empresa,seus jogos e até periféricos.No ponto em que discordo com esta matéria,que aliás ficou ótima, é que a Nintendo realmente só fazia jogos pra crianças e retardados, sem ofensas,essa empresa esqueceu que seus primeiros clientes já haviam crescidos, alguns até casados e com filhos.Na época da revista Gamers só o PlayStation, Saturn e os jogos do PC tinham para adultos enquanto o N64 só para crianças,é os que eram para adulto tinha uma qualidade horrível como Carmagedom,Doom,Mortal Kombat,Etc.Mesmo assim sinto muita falta dessa revista que marcou minha adolescência.

    ResponderExcluir
  12. cara isso é uma analise da revista ou você quer detonar com ela?

    ResponderExcluir
  13. Dar uma zoadinha nos anos 90 de vez em quando é legal, pô.

    ResponderExcluir
  14. Vladmir III, o punheteiro15 de novembro de 2013 11:15

    A primeira vez que eu joguei Megaman X, eu chorei quando o Zero morreu (não entendia quase merda nenhuma que eles estavam falando, mas foda-se, eu chorei).

    ResponderExcluir
  15. De longe foi a minha revista de games favorita, na qual ainda tenho alguns exemplares, cerca de 40. Momento nostalgia total... t.t

    ResponderExcluir
  16. Discordo de muitas críticas suas, acho que você está julgando uma revista dos anos 90 como se fosse uma revista dos tempos atuais.
    Vale lembrar que anos 90 as coisas eram muito diferentes.
    Nos anos 90 não tinha chororô por causa de spoiler, ninguém naquela época sabia o que era isso e as pessoas davam spoilers de filmes/novelas ou desenhos para outras pessoas que não tinha assistido sem problema algum.
    Não tinha essa frescura de não passar programas/desenhos violentos durante a manhã, assistiamos Street Fighter e Dragon Ball na SBT de manhã sem frescuras, tinham desenhos HOT nas revistas de gamers e não havia nenhum problema nisso.
    Sobre o Wolferrá, me lembro da revista Ação Games em que tinha um mascote "acho que era um tal de frango" que respondia as cartas quase da mesma forma que o Wolferrá, era engraçado naquela época, muita gente curtia e não havia nada de ofensivo nisso.
    Os anos 90 era mais liberdade, diferente de hoje em dia que forçam o politicamente correto.

    ResponderExcluir
  17. Resumindo, o autor do texto é Nintendista e ficou putinho com a revista porque ela falava bem da Sony e do Sonic e não falava da Nintendo...

    ResponderExcluir
  18. Lendo isso em 2016 hahaha

    Discordo com você em algumas partes e até concordo em outras. Queria saber se você realmente viveu aquela época ou se pegou essas revistas hoje. Eu tenho algumas Gamers aqui em casa e como você disse elas são recheadas de textos e informações realmente muito interessantes sobre os jogos, as descrições por exemplo sobre as musicas do Bust a Groove(Move no Jap) são muito interessantes para quem gosta de profundidade nos textos, embora como vc disse, deve ser infos copiadas do japão de tão precisas!! A Época era muito diferente, enquanto as revistas Ação games e Super GamePower falava com o leitor como se ele fosse uma criança, essa revista iniciava em alguas partes a ideia de que gamer não era somente adolescente, mas que crescia e que seria um tanto mais exigente. Foi uma experiencia deles e eu achei uma revista válida, e que lembro com muito carinho apesar deles não curtirem a Nintendo hahaha.

    ResponderExcluir

- Copyright © Blog do Ryu - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -